Tipo o Fiat, que “queimou o próprio filme” no mercado brasileiro
Depois da reabertura das importações, em 1990, as pessoas começaram a ter acesso a novos produtos, dentre eles, o Fiat Tipo.
Isso impactou diretamente na concorrência entre os carros nacionais e os importados.
Os importados, possuíam várias vantagens em relação aos carros que tinham disponíveis no país na época.
Fonte: Quatro Rodas
Um dos importados que surgiram para tentar algo novo no mercado foi o Fiat Tipo que começou a ser importado da Itália em 1994.
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Logo de cara estourou em venda, ficando atrás de carros nacionais como o VW Gol e o membro da família Fiat, o Uno.
Em 1996 o Tipo foi nacionalizado e produzido em terras brasileiras, foi o primeiro carro nacional a ter airbag.
O Tipo possuía vantagens em relação aos concorrentes da época porque ele oferecia novidades como a suspensão independente por braço arrastado na traseira e McPherson na dianteira, que melhorava muito a estabilidade e dirigibilidade.
Fonte: São do Carro
Outro fator que o destacava era o peso, ele tinha pouco mais de 1 tonelada e apresentava um bagageiro de 420 Litros.
Mas com o tempo o carro foi perdendo popularidade por causa da má fama da manutenção, da versão SLX com motor 2.0 taxado na época como difícil de reparar e o início dos incêndios de algumas unidades.
Fiat Tipo, veja um pouco mais sobre o carro neste vídeo do canal Renato Bellote!
Início da Ruína do Projeto Fiat Tipo no Brasil
O que iniciou o declínio do Fiat Tipo foi o defeito no sistema de direção assistida.
A mangueira de fluído hidráulico se rompia e o líquido vazava sobre o coletor de escape do motor aquecido causando incêndios. Geralmente ocorria apos o uso intenso da direção hidráulica.
O incêndio começava no compartimento do motor e propagava para o veículo todo.
Mesmo sendo uma falha que atingia somente o Tipo importado de motorização 1.6 com injeção eletrônica, a fama se alastrou no país todo.
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Ocorreram-se vários casos a ponto de criarem até uma associação a AVTIPO, Associação das Vitimas de Incêndios em Tipo que levaram mais de 20 anos de brigas na justiça contra a Fiat para serem reembolsados.
Surgiram dois recalls para tentar solucionar o problema. Um deles era feito a troca da mangueira da direção e refeita toda a linha de combustível do carro e mesmo assim não resolveu por completo.
A partir do segundo foi resolvido esta questão porém o carro já havia ganho a reputação de carro que pegava fogo.
Fiat Tipo pegando fogo,do canal Thiago Souza
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Crédito foto de capa: Automoto
Fonte de texto: Estadão
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