Entenda o funcionamento e aprenda a detectar os principais defeitos que ocorrem na bomba de combustível! Solucione seu problema em poucos passos
A bomba de combustível é um componente que faz parte do sistema de alimentação do motor e tem a função de transferir o combustível presente no tanque até os bicos injetores ou carburadores.
Para isso, a linha de combustível deve ter uma pressão mais alta que a pressão atmosférica (1 atm), quem determina esta pressão é a bomba de combustível através do fornecimento de energia para o fluido.
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A pressão da linha tem que ser constante, sem oscilações ou picos, a fim de garantir a quantidade de combustível dosada pelo carburador ou ECU do motor através do tempo de abertura da válvula presente no bico injetor.
Fonte: Opaleiros do Paraná
Por ser uma peça de grande importância para o sistema de alimentação, deve-se tomar os devidos cuidados e fazer revisões regulares na peça, trocando-a quando apresentar defeitos ou chegar no fim de sua vida útil.
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As bombas de combustíveis podem ser elétricas ou mecânicas, funcionando de forma totalmente diferente.
Bomba de combustível mecânica
Comumente utilizada em carros carburados, funciona apenas quando o motor do veículo esta ligado e é acionada através da rotação de um eixo.
Fonte: Raio-X
Bomba de combustível elétrica
Comumente utilizada em motores equipados com injeção eletrônica, funciona com alimentação elétrica, desta forma, independe da rotação do motor para seu funcionamento.
Fonte: Raio-X
A bomba de combustível possui algumas configurações de posições e de funcionamento:
- Interna: Posicionada dentro do tanque de combustível fica submersa no combustível e faz a sucção diretamente, fornecendo a energia necessária para levá-lo até o bico injetor (presente apenas em modelos elétricos);
- Externa: Posicionada em um suporte no chassi ou outro componente estrutural do veículo, realizando a sucção do combustível através de um tubo coletor;
- Não modular: É composta por diversas peças que podem ser trocadas separadamente;
- Modular: Componente de corpo bipartido, permite a troca do filtro e medidor em conjunto, diferente da bomba de combustível não modular.
Fonte: Canal da Peça
Principais problemas encontrados na bomba de combustível
- É muito comum o motor apresentar problemas devido ao mal uso ou funcionamento da bomba de combustível, por isso listamos os principais defeitos que ocorrem neste componente e suas eventuais consequências:
- Pressão muito alta: pode ocorrer se a alimentação elétrica estiver incorreta, este problema faz com que o motor consuma mais combustível que o normal.
- Pressão muito baixa: pode ocorrer se a alimentação elétrica estiver incorreta ou se a bomba mecânica estiver em mau funcionamento, a principal característica deste defeito é a baixa potência do motor, baixo consumo de combustível e até mesmo o motor deixar de ligar devido a pouca vazão de combustível na admissão.
- Filtro de combustível com defeito ou mal instalado: diminui a vazão de combustível e pode ser detectada da mesma forma que o item anterior.
Fonte: Canal da Peça
Confira o vídeo abaixo explicando problemas comuns na manutenção das bombas de combustível.
Bomba de combustível: Erros de aplicação e alto consumo do canal DOUTOR CARRO
Créditos de foto de capa: Shutterstock
Créditos de matéria: Doutor Multas
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