3 Dicas Essenciais Para Uso Correto do Porta-Malas

Utilização do porta-malas

Descubra o jeito correto de utilizar o porta malas do carro sem colocar em risco a sua viagem! Confira 3 dicas que poucos conhecem.

O porta-malas é o local do veículo destinado para comportar as bagagens a serem transportadas pelos passageiros do mesmo.

O que muitos não sabem é que ele interfere diretamente e indiretamente no desgaste de componentes e dirigibilidade do veículo se utilizado de forma incorreta.

Veja Também:

Férias: Como Transportar Suas Bagagens de Forma Correta

Mala, Bicicleta e Cachorro: Levar Errado No Carro Pode Até Dar Multa

Cada veículo possui em sua especificação o peso máximo que pode transportar, e esta informação consta no manual do veículo.

1. Não Exceder o Peso Máximo de Transporte do Veículo

Exceder o peso que o veículo permite transportar expõem os passageiros do veículo em risco. Isso acontece pois os cálculos estruturais feitos pelos engenheiros na hora de projetar o veículo tomam o peso máximo de transporte como base, ou seja, os componentes de sustentação do veículo estarão sobre uma solicitação acima da recomendada, podendo ocorrer algum tipo de fratura, deformação ou defeito nos componentes.

Bagageiro Ocupado Completamente
Bagageiro Ocupado Completamente

Fonte: Quatro Rodas

Além destes fatores o motor é submetido a uma carga de trabalho maior para conseguir deslocar a massa presente no veículo e o curso da suspensão disponível para trabalho é reduzido ou quase nulo fazendo com que a dirigibilidade do veículo seja comprometida.

2. Não Tampar a Visão do Retrovisor Central

Colocar bagagens acima do tampão é sim permitido, porém existem leis que regulamentam esta prática, sempre que possível evite tampar a visão do retrovisor central.

Retrovisor Central
Retrovisor Central

Fonte: Dias Comuns

A visão que o motorista tem a partir do retrovisor traseiro é essencial para a condução do veículo, não bloquear a visão do retrovisor significa maior segurança para o motorista conduzir o veículo e para os passageiros.

3. Bagageiro Sobre o Teto

Este tipo de bagageiro é permitido por lei, porém a carga a ser transportada não pode ultrapassar o comprimento e a largura do veículo, não pode ultrapassar também os 0,5 m de altura (a partir do teto do veículo).

Esta lei dos 0,5 m de altura não se aplica para bicicletas, estas podem passar da altura máxima permitida pela lei, lembrando de nunca passar do peso máximo que o bagageiro suporta.

Confira no vídeo abaixo como saber o porta-malas ideal para o seu dia a dia.

Tamanho do Porta-Malas do canal VRUM

Créditos da Foto de Capa do Blog: Quatro Rodas

Créditos da Matéria: Quatro Rodas

Encontre lojas que entregam peças relacionadas a matéria:

Porta-Malas
Amortecedores da Tampa
Parachoques & Paralamas
Portas & Capôs
Retrovisores

Comentários

Newsletter - Receba grátis conteúdo sobre mecânica

SIGA O CANAL DA PEÇA

Marcas

Marketplace

Oficinas Parceiras

Anuncie sua marca!

Sem Parar
PneuStore
Moderninha Smart
C6Bank

Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Utilizamos cookies para proporcionar a melhor experiência de navegação dos nossos usuários. Confira os detalhes na nossa Política de Privacidade

Newsletter
Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Receba grátis conteúdos sobre mecânica