4 cuidados que você deve ter antes de comprar autopeças pela internet

O e-commerce está em franco crescimento no Brasil e no mundo. As pessoas cada vez mais estão tendo acesso à internet e ficando mais confiantes nas negociações virtuais. Quando tratamos de peças para carros, as possibilidades são ainda maiores, pois mesmo alguns produtos complicados de se achar nas lojas físicas ficam a poucos cliques do cliente online.

Por essa razão, as lojas virtuais de autopeças estão se multiplicando, mas é preciso lembrar que algumas precauções ainda são necessárias para evitar dores de cabeça futuras e acabar com o carro parado por mais tempo. Quer descobrir os cuidados que você deve ter antes de comprar autopeças pela internet? Confira no texto a seguir:

Pesquise sobre a qualidade e a reputação da loja

É essencial pesquisar sobre a qualidade e a idoneidade da loja antes de efetuar a primeira compra. O lado bom disso é que na própria internet você pode procurar sobre o tema, buscando opiniões nas redes sociais, em fóruns de discussão ou sites específicos para reclamações. Caso o número de queixas seja muito grande, é recomendável não fazer compras. Também é possível você checar sobre o e-commerce em órgãos de defesa do consumidor, como o PROCON. Ele disponibiliza uma lista de sites de comércio virtual que devem ser evitados.

Desconfie de preços muito baixos

Quando você se deparar com promoções muito favoráveis para o consumidor, desconfie. Todo negócio precisa de lucros para sobreviver e o mesmo vale para o de autopeças. Somente uma empresa bem consolidada e com grande confiança do público pode oferecer valores abaixo da média, mas mesmo assim eles seguirão um padrão que está dentro da realidade de mercado.

O preço do produto sofre influência de diversos fatores, que vão desde o custo de fabricação, passando por impostos e logística, até o lucro do revendedor. Logo, valores extremamente baixos significariam prejuízo para a loja e isso inviabilizaria sua existência. Portanto, tome cuidado: você pode adquirir produtos falsos, de procedência ilegal ou até mesmo tomar calote.

Verifique se existe um endereço físico

Mesmo uma loja virtual precisa oferecer um endereço físico para fins de registro da pessoa jurídica. Se isso não estiver disponível no site, desconfie, pois é obrigatório para qualquer tipo de empreendimento. Além disso, você deve checar seus dados cadastrais, como CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica). Isso pode ser feito na própria internet. No endereço virtual também deve ser disponibilizado telefones para atendimento do consumidor, bem como e-mails para esclarecimento de dúvidas ou reclamações.

Exija nota fiscal

Toda empresa que comercializa produtos deve emitir nota fiscal. Isso é uma garantia de que ela está registrando as vendas corretamente, recolhendo os impostos e garantindo o direito do cidadão de receber seu cupom fiscal. Ele também é uma garantia para eventuais problemas e demandas de troca, além de qualquer tipo de erro no valor cobrado.

Por todas essas razões, você deve tomar suas precauções na hora de fazer compras online. Essa alternativa é excelente, mas é preciso acertar no e-commerce, especialmente quando se trata de autopeças. Você conhece o Canal da Peça? É uma maneira diferenciada e segura de fechar negócios, com preços excelentes e garantia de qualidade. Confira!

Comentários

Newsletter - Receba grátis conteúdo sobre mecânica

SIGA O CANAL DA PEÇA

Marcas

Marketplace

Oficinas Parceiras

Anuncie sua marca!

Sem Parar
PneuStore
Moderninha Smart
C6Bank

Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Utilizamos cookies para proporcionar a melhor experiência de navegação dos nossos usuários. Confira os detalhes na nossa Política de Privacidade

Newsletter
Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Receba grátis conteúdos sobre mecânica