Está com dificuldades na partida a frio? Veja 4 dicas para solucionar esse problema!
No verão ou no inverno, manter o sistema de partida a frio em ordem é essencial, pois ele precisa estar sempre disponível para qualquer mudança de tempo ou mudança no tipo de combustível abastecido.
Os sistemas de partida a frio surgiram no Brasil junto com os primeiros veículos movidos a etanol em meados da década de 1970, pois o combustível extraído da cana-de-açúcar tem menor poder calorífico em relação a gasolina.
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Esses dispositivos evoluíram muito na última década e alguns conseguiram eliminar o tanquinho auxiliar (que geralmente fica dentro do compartimento do motor e é abastecido com gasolina).
Apesar da nova tecnologia de aquecimento dos bicos injetores, a grande maioria dos veículos flex e também os carros antigos movidos totalmente a álcool, ainda possuem esse reservatório, que exige alguns cuidados para evitar problemas de partida naquele dia um pouco mais frio, quando seu carro estiver abastecido apenas com etanol.
Assista esse vídeo e entenda melhor sobre o assunto:
Veja os problemas mais comuns:
1 – Falta de abastecimento do tanque auxiliar;
2 – Gasolina envelhecida. Isso geralmente ocorre depois de um longo período de calor (mais de 90 dias) ou com aquele motorista que usa somente gasolina e que, de repente, resolve usar etanol. Após um grande período usando apenas gasolina no carro flex ou mesmo, meses de calor, a gasolina no tanque auxiliar perde suas características, prejudicando a partida quando solicitado.
O sistema só entra em operação quando o tanque de combustível possui mais de 90% de sua capacidade abastecido com etanol e a temperatura do motor está abaixo de 16ºC, ou seja, se uma dessas condições não existir, ela não entra em operação.
O problema é que a gasolina do tanquinho perde o poder de queima e o motor não liga em temperaturas abaixo de 15°C. Em alguns casos, é necessário levar o carro a uma oficina para limpeza no tanquinho;
3 – Para reduzir a possibilidade de problema com gasolina velha, o motorista pode abastecer o tanquinho com gasolina premium, ou outro combustível premium de alta octanagem que possui validade até o dobro da gasolina comum, podendo ficar estocada em até 6 meses sem perda de propriedades;
4 – Alguns sistemas injetam gasolina mesmo quando não é necessário (alguns em temperatura abaixo de 20°C, no caso dos Honda; outros em alguns momentos, mesmo nos dias mais quentes, como nos modelos Fiat), justamente para evitar que a gasolina fique velha.
Já a francesa Peugeot resolveu reduzir a capacidade do tanquinho para 450ml para que o consumo seja rápido.
Veja como testar o sistema de partida frio com tanquinho com o pessoal do canal Nosso Canal do Carro
Crédito da foto de capa do Blog: divulgação Chevrolet
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