Com dificuldades na partida a frio? Veja 4 dicas para solucionar esse problema!

Os sistemas de partida a frio surgiram no Brasil junto com os primeiros veículos movidos a etanol.

Em meados da década de 1970, pois o combustível extraído da cana-de-açúcar tem menor poder calorífico em relação à gasolina.

Esses dispositivos evoluíram muito na última década e alguns conseguiram eliminar o famigerado tanquinho (que geralmente fica dentro do compartimento do motor e é abastecido com gasolina).

Mas a grande maioria dos veículos flex ainda tem esse reservatório, que exige alguns cuidados para evitar que naquele dia frio, quando seu carro estiver abastecido apenas com etanol.

Veja Também:

Gol G5 falhando? Saiba o Porquê!

Motor novo ou retificado precisa de amaciamento?

Veja os problemas mais comuns:

1) O motorista esquecer de abastecê-lo;

2) Fato de a gasolina ficar velha, ou seja, permanecer muito tempo no reservatório.

Isso geralmente ocorre depois de um longo período de calor (mais de 90 dias) ou com aquele motorista que usa somente gasolina e que, de repente, resolve usar etanol.

O sistema só entra em operação quando o tanque de combustível estiver com mais de 90% de etanol e a temperatura do motor abaixo de 16ºC, ou seja, se uma dessas condições não existir, ela não entra em cena.

O problema é que a gasolina do tanquinho perde o poder de queima e o motor não liga em temperaturas abaixo de 15°C. Em alguns casos, é necessário levar o carro a uma oficina para limpeza no tanquinho;

3) Para reduzir a possibilidade de problema com gasolina velha, o motorista pode abastecer o tanquinho com gasolina Podium;

4) Alguns sistemas injetam gasolina mesmo quando não é necessário (alguns em temperatura abaixo de 20°C, no caso dos Honda; outros em alguns momentos, mesmo nos dias mais quentes, como nos modelos Fiat), justamente para evitar que a gasolina fique velha.

Já a francesa Peugeot resolveu reduzir a capacidade do tanquinho para 450ml para que o consumo seja rápido.

Assista esse vídeo e entenda melhor sobre o assunto:

Precisando de peças para motor? Confira no Canal da Peça temos tudo para você!

 

Comentários