4 Diferenças do Amortecedor Coilover Para o Comum

Conheça o sistema compacto dos amortecedores conhecidos como coilover! Descubra o motivo deste sistema ser o mais empregado em carros de competição.

A função do amortecedor é absorver e amenizar as vibrações transmitidas do solo através da suspensão do carro e do movimento da carroceria.

Amortecedor Coilover
Amortecedor Coilover

Fonte: Uro Tuning

O conjunto conhecido como coilover permite a instalação da mola e amortecedor em conjunto, diminuindo o espaço necessário para a instalação destes dois componentes e consequentemente o peso, sendo sua principal vantagem em relação aos demais amortecedores é a questão de compactabilidade do conjunto mola/amortecedor. Por isso, é empregado em motocicletas, que não dispõem de espaço para a montagem separada.

Veja Também:

Amortecedores Mono e Bi Tubular: Entenda Suas Diferenças!

Você já Viu um Carro Desprovido de Molas e Amortecedores?

Vantagens do Uso de Amortecedores Coilover:

  • Mola instalada no próprio amortecedor
  • Permite regulagem do “preload” da carga da mola
  • Possui regulagem para a cambagem da roda
  • Muitas vezes este tipo de amortecedor possui ajuste de rigidez e amortecimento por click ou chave

Também existem desvantagens. Dependendo da forma que foi fabricado, o coilover não recebe em seu conjunto, molas com resistência progressiva, ou seja, a compressão e descompressão da mola é igual em qualquer tipo de piso. Nesse caso, se o amortecedor não possuir o controle de “rebound”, ou seja, de descompressão, o carro pode quicar em ondulações, sobretudo quando ele está na regulagem mais baixa, aumentando sua carga.

Portanto, o conjunto de coilovers não é prático para qualquer uso dependendo de sua fabricação. Opte por conjuntos com molas progressivas caso o uso de seu carro seja misto. Senão, você nada mais vai ter, além de uma suspensão de rosca compacta e não aproveitará vantagens de compressão, descompressão e altura que um bom conjunto de coilovers pode oferecer.

Coiolovers com com mais elos nas molas, são mais macios
Coiolovers com com mais elos nas molas, são mais macios mas dependendo da carga delas, os elos podem bater entre eles (foto: shutterstock)

Desvantagens do Uso de Amortecedores Coilover:

  • Pode ser vendido com molas inapropriadas para uso misto.
  • Se não houver regulagem de carga do amortecedor, o conjunto oferecerá um limite pequeno de ajuste.
  • Mudar a altura do veículo pode causar desalinhamento da suspensão.

Um carro de competição necessita de ajustes constantes de suspensão como: rigidez, retorno e avanço do amortecedor, altura e cambagem. Nos carros de competição, o uso do coilover é amplamente usado por oferecer essas regulagens em um só conjunto. Para o uso misto de rua e pista, existem limitações, não deixe de avaliar o uso do carro para adquirir um conjunto de suspensão.

Confira no vídeo abaixo tudo o que você precisa saber sobre amortecedores coilover.

Entendendo o Coilover do Canal XtremeParts

Caso opte pelo conjunto comum de molas e amortecedores, não deixe de usar componentes de qualidade. Molas, amortecedores, batentes e coxins fazem a diferença, muitas vezes, se bem dimensionado, o conjunto de molas e amortecedores pode superar o de um kit coilover.

Crédito da foto de capa da matéria: Shutterstock

Encontre lojas que entregam peças relacionadas a matéria:

Amortecedores
Molas da Suspensão
Barra Estabilizadora
Batentes e Coxins
Bandeja Da Suspensão

Comentários

Newsletter - Receba grátis conteúdo sobre mecânica

SIGA O CANAL DA PEÇA

Marcas

Marketplace

Oficinas Parceiras

Anuncie sua marca!

Sem Parar
PneuStore
Moderninha Smart
C6Bank

Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Utilizamos cookies para proporcionar a melhor experiência de navegação dos nossos usuários. Confira os detalhes na nossa Política de Privacidade

Newsletter
Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Receba grátis conteúdos sobre mecânica