Já ouviu falar sobre problemas no câmbio Dualogic da Fiat? Veja mais sobre sua manutenção e como evitar problemas
O câmbio Dualogic foi desenvolvido pela Fiat e lançado em 2008 na 2ª Geração do Fiat Stilo. Os veículos que saíram de fábrica com o câmbio Dualogic foram: Uno, Siena, Palio, Strada, Punto, Stilo, Bravo, 500, Linea, Palio Weekend e Idea.
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Assim como outros sistemas automatizados de câmbio, Dualogic da Fiat, ganhou uma fama de ter alto custo de manutenção e difícil solução de problemas. Muitos dos quais, podem ser resolvidos com o correto diagnóstico.
Diferentemente de um câmbio manual, em que, a troca de óleo é feita de forma corretiva, apenas, o câmbio automatizado precisa de troca de óleo do sistema hidráulico que atua para realizar as trocas de marchas.
No caso do câmbio Dualogic, a recomendação é que a troca de óleo seja feita a cada 120 mil quilômetros. Porém, este prazo pode ser menor, dependendo do uso do veículo e de uma avaliação mecânica.
Comunicado:
Fiat convoca modelos com câmbio Dualogic para recall
O diagnóstico de problemas do câmbio Dualogic também era difícil até 2017, pois eram poucos scanners que realizavam a correta avaliação e reprogramação do câmbio.
Os defeitos mais recorrentes no câmbio Dualogic são:
- Vazamento na parte interna do robô
- Solenóides
- Utilização de óleo do câmbio fora da especificação
- Conjunto do reservatório (bomba e acumulador)
- Acumulador de pressão danificado
- Reparos mal feitos
Confira em detalhes o funcionamento de cada componente do câmbio Dualogic e como solucionar os principais defeitos.
Entenda melhor o funcionamento do câmbio Dualogic do canal MOTORTECH Manutenção Automotiva
Veja a seguir a realização da troca dos reparos do câmbio Dualógic
Créditos da capa do Blog: Transmission Center
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