1.0, 1.6, 2.0, 8 válvulas, 16 válvulas. O que significa?

1.0 1.6 16v 8v o que significam?

Está confuso com todos esses dados? Fique Calmo!

1.0; 1.6; 2.0; 8 válvulas, 16 válvulas. Esta sopa de letrinhas te deixa confuso?

Hoje vamos explicar o que são essas siglas e por que são importantes. Todas essas informações têm a ver com as características do motor do veículo.

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É necessário saber um pouco sobre essas nomenclaturas, principalmente na hora da compra de um automóvel, pois estas características vão influenciar no desempenho e na utilidade do veículo.

Cilindradas: medida do quê?

O motor é composto por cilindros e o volume de todos os cilindros somados equivale a cilindrada do motor do veículo: 1.0, 1.6 e 2.0 são abreviações que dizem respeito ao volume do motor.

Motor Combustão Interna
Recorte de motor a combustão interna (foto: Gregor/Pixabay)

No que a cilindrada do Motor, no que Influencia?

Você já ouviu falar em cilindrada do motor? Se não, verifique no seu carro e veja se consegue identificar se ele é: 1.0, 1.4, 2.0 ou tenha outro número parecido.

Esses valores retratam a cilindrada, detalhe fundamental que pode significar muita diferença entre carros aparentemente semelhantes. Continue lendo e entenda melhor!

O que é a cilindrada do motor?

Detalhes dos pistões e das câmaras de combustão
Detalhes dos pistões e das câmaras de combustão (foto: Freepik/Jannoon028)

A cilindrada do motor corresponde ao volume de combustível em litros que o motor é capaz de queimar a cada ciclo de movimento dos seus pistões.

Essa é uma informação utilizada pelas fábricas para denominar o escalonamento de seus motores como 1.0, 1.6 e assim por diante. Assim, um carro 1.0 possui mil cilindradas, enquanto um 1.6 comporta 1.600 cilindradas.

Entendeu? Ainda não? Então, vamos desenvolver um pouco mais, falando sobre o funcionamento de motores a combustão.

Funcionamento de um motor de combustão

Os motores de carros funcionam por meio de queima da mistura formada por uma proporção de combustível com outra de ar.

A combustão dessa mistura ocorre por meio de uma faísca, produzida pelas velas do veículo dentro dos cilindros.

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Esses recipientes são fechados e, dentro deles, estão os pistões que são ligados às bielas. Esse conjunto se movimenta verticalmente dentro do cilindro, por meio da queima do combustível.

Tudo isso faz girar o motor do carro produzindo a força responsável por impulsionar o veículo.

Animação mostrando o interior do motor em funcionamento
Animação mostrando o interior do motor em funcionamento

Fonte: Locamerica

O virabrequim é um eixo que controla o movimento dos pistões do motor.

A cada volta do virabrequim, todos os pistões realizam uma ida e uma volta, que representam a admissão da mistura da queima ar + combustível e o escape dos gases gerados pela queima.

O volume da mistura que pode ser movimentado nos cilindros a cada giro do virabrequim é o que chamamos de cilindrada, também informado precisamente em centímetros cúbicos.

Assim, um motor 1.0 é capaz utilizar um litro de combustível a cada rotação, enquanto um carro 1.6 queima 1,6 litros cada vez que seus pistões se movimentam, e assim por diante.

Os pistões trabalham em movimento vertical, subindo e descendo, e o “espaço” entre o ponto morto superior (PMS) e ponto morto inferior (PMI) é medido em centímetros cúbicos (cm³) ou litros (L), conforme a imagem abaixo:

Funcionamento do motor em 3D do canal Adriano Ivel

Cilindrada do Motor x Potência

Com grandes motores vêm grandes responsabilidades!

As fábricas costumam utilizar o número de cilindradas para medir e divulgar a potência de seus motores.

E, de fato, muitas cilindradas costuma significar mais cavalos de potência.

Motor Turbo Nissan
Motor Turbo Nissan (foto:Toby Parsons/Pixabay)

A conta é simples: a potência é a capacidade do motor em converter o combustível em força para movimentar o carro.

Se o motor é capaz de processar mais combustível, logo ele deve ser mais potente.

Mas essa análise não deve ser feita isoladamente. A potência é o resultado de uma série de fatores, e as cilindradas do motor são apenas um deles.

Também contam os materiais usados na construção do motor, o número de rotações que ele suporta, auxílios externos como turbinas e intercoolers, entre outros.

Por isso, na hora de escolher o seu carro, você deve pensar sobre qual é o seu perfil de uso.

Motoristas que rodam muito em estradas devem buscar carros com mais torque, conseguido através de cilindradas maiores, mas, não necessariamente mais potência.

É preciso que o carro seja capaz de se manter em velocidade constante, a baixas rotações.

Motor V8 aspirado
Motor V8 aspirado usando corpos de borboleta individuais para cada cilindro (foto: John Austin/Shutterstock)

Quem transita muito por estradas e rodovias precisa de carros com motores de mais cilindradas, como o Toyota Corolla.

Já para quem roda muito na cidade, interessa a economia, mas também a capacidade de arranque. Neste caso, um veículo 1.0 pode atender muito bem.

Se você usa o veículo para serviços pesados, na terra, o melhor é optar por motores de maior cilindrada, mas com curva de torque e potência máxima em baixas rotações, como as picapes grandes, por exemplo.

Como é feito o calculo da cilindrada?

Os pistões trabalham em movimento vertical, subindo e descendo, e o “espaço” entre o ponto morto superior (PMS) e ponto morto inferior (PMI) é medido em centímetros cúbicos (cm³) ou litros (L), conforme a imagem abaixo:

Curso do pistão
Curso do pistão

Fonte: Ebah

O motor que desloca 1.800 cm³, ou 1,8 litros é chamado de 1.8. Seguindo o mesmo raciocínio, o motor de 1.00 cm³ é 1.0.

A cilindrada é o volume total deslocado pelo pistão entre o P.M.I e o P.M.S, multiplicado pelo número de cilindros do motor, tendo a seguinte fórmula:

Fórmula para calcular os centímetros cúbicos do motor
Fórmula Para Calcular os Centímetros Cúbicos do Motor

Fonte: Fabio Ferraz

Como exemplo, vamos analisar o motor do Omega GLS. Do catálogos, obtemos os seguintes dados:

  • Motor Dianteiro Longitudinal M.P.F.I. Número de Cilindros – 4,0
  • Diâmetro cilindro – 8,6 cm
  • Curso do pistão – 8,6 cm
  • Taxa de Compressão – 9,2:1

Fazendo o cálculos:

Fórmula para calcular os centímetros cúbicos do motor
Fórmula para calcular os centímetros cúbicos do motor

Fonte: Fabio Ferraz

Podemos concluir que o motor conhecido, no mercado, como 2.0 ou 2,0 litros.

Quais são as diferenças entre CC e cilindrada?

Você já deve ter lido ou ouvido em algum lugar a sigla “cc” para definir quantos cilindros tem um veículo. Muitos dizem: “Meu Diplomata tem 6cc, ou meu Dodge é V8!” Na verdade, o Opala teria 2.431 cc no caso do 4 cilindros ou 4.092 cc no caso do 6 cilindros.

Ford Maverick
Ford Maverick

Fonte: Performance V8

As letras “cc” são uma abreviação da língua americana “centímetros cúbicos”. Por não adotar o SI (Sistema Internacional de Medidas), os americanos não utilizam cm³.

Ao invés disso, eles abreviaram cubic centimeter que denominamos “cc”.

Esta abreviatura era utilizada nos anos 1970, quando os americanos passaram a utilizar a utilizar a nomenclatura de volume de cilindradas em litros.

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Hoje utilizamos 5.0 ou 5.0L (sendo que o correto é utilizar a vírgula no lugar do ponto).

Já a utilização do termo “cilindrada” como unidade de medida é errada.

A cilindrada é um sinônimo para o deslocamento dos cilindros de um motor, que é sempre medido por unidades de volume, por exemplo cm³, litro e suas variáveis.

Talvez, por ser mais fácil de se falar, convencionou dizer por exemplo que a moto tem 150 cilindradas, ao invés de 150 centímetros cúbicos.

Moto Conceito Honda 150cc
Moto Conceito Honda 150cc

Fonte: Doutor Moto

8 Válvulas ou 16 Válvulas?

As siglas 8V ou 16V significam respectivamente que o veículo possui 8 válvulas ou 16 válvulas.

As válvulas são componentes do motor que se abrem e se fecham conforme o ciclo do motor (admissão, compressão, combustão e exaustão).

Quando o automóvel possui 16 válvulas, por exemplo, oito são de admissão e oito de escape em um carro de 4 cilindros. Em um carro de 6 cilindros seriam 24 válvulas. Ainda há o caso de carros com cabeçote de 5 válvulas por cilindro como no caso dos Volkswagen/Audi, onde são duas válvulas de admissão e três válvulas de escape.

A válvula de admissão tem por objetivo permitir a entrada de ar (carros com injeção direta) ou ar/combustível (carros com injeção normal) para dentro do motor.

Já a válvula de escape fica responsável por liberar a passagem dos gases provenientes do processo de combustão do motor.

Motor V6
Motor V6

Fonte: Wikimedia

Quanto maior o número de válvulas, mais ar penetra no motor para a combustão.

Entretanto, também mais ar sairá depois, no momento de expulsar os gases queimados.

No geral, os automóveis de 4 cilindros, com 8 válvulas apresentam 2 por cilindro do motor, uma para admissão e outra para o escapamento dos gases; já os carros com 16 válvulas têm, normalmente, 4 por cilindro – duas para a entrada de ar e combustível e duas para o escoamento.

Diferença entre um Motor 8 Válvulas e 16 Válvulas do canal Vitor Hugo

Diferença de Funcionamento 8 Válvulas e 16 Válvulas do canal edustrike14

Crédito foto de capa: Foto: Pixabay/Varun Kulkarniv

Crédito do texto: Motores de combustão interna – Fabio Ferraz , Molina Peças 

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