9 defeitos mais comuns nas velas de ignição

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Confira 9 defeitos comuns que ocorrem nas velas de ignição e aprenda a diagnosticar os motivos por trás destes defeitos

A vela de ignição é um dos componentes essenciais para o bom funcionamento do motor, pois está diretamente ligada ao:

  1. Consumo de combustível
  2. Rendimento do motor
  3. Liberação de gases poluentes

Responsável pela ignição, ela gera a faísca necessária para a combustão, para que o motor funcione, tornando a manutenção dessa peça essencial.

O ideal é que as velas sejam analisadas a cada 10 mil km, contudo o período de troca varia em torno de 40 a 50 mil km.

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Muitos dos motoristas não fazem a manutenção preventiva e vão atrás do conserto quando o estado da peça já é crítico.

Por isso, criamos uma lista dos problemas que mais corriqueiros para facilitar no diagnóstico de defeitos nas velas de ignição.

Confira também: Diferenças entre vela iridium vs vela comum do Canal da Peça

Lembre-se que a maioria dos problemas que ocorrem com as velas são causados por aplicação incorreta das peças e por combustíveis adulterados.

Certifique-se que a peça usada na substituição é a indicada pelo fabricante no manual do proprietário e que o mecânico seja alguém de confiança.

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Veja a lista abaixo:

1 – Vela de Ignição Normal

O desgaste do eletrodo central é muito pequeno, a cor do isolador fica amarelada-cinza ou marrom claro. Quando o componente se encontra neste estado, significa que o motor está em um ótimo funcionamento e a vela de ignição está dentro das especificações do fabricante.

Vela de Ignição – Normal

Fonte: Tire Review

2 – Desgaste natural

A vela de ignição, mesmo sendo utilizada corretamente sofre um desgaste natural devido a alta temperatura e tensão de trabalho. Este desgaste provoca a erosão do eletrodo central e lateral, aumentando a distância entre estes, dificultando a formação da centelha.

Sintomas:

Falha na ignição, perda de potência, dificuldade na partida, falhas na aceleração.

vela de ignição normal

Vela de Ignição – Desgaste Natural

Fonte: Bosch/Compel

3 – Leve Resíduo de Chumbo

Este defeito tem influência direta do combustível. É detectado através do surgimento de manchas amareladas no isolamento do eletrodo central, podendo serem foscas ou brilhantes.

Este resíduo de chumbo, quando submetido a altas temperaturas tende a se tornar condutor e desta forma prejudica o funcionamento da vela. Este resíduo é depositado por aditivos antidetonantes presentes em combustíveis de má qualidade.

Sintomas:

Falhas em alta rotação devido a alta temperatura da câmara de combustão.

vela resíduo de chumbo

Vela de Ignição – Resíduo de Chumbo

Fonte: Bosch/Compel

4 – Carbonização Seca ou fuliginosa

A causa deste problema não tem uma origem específica, pode ser causado por: filtro de ar sujo, ponto de ignição atrasado, combustível de má qualidade, vela de ignição incorreta e excesso de combustível.

Sintomas:

Dificuldade na partida a frio e apresenta falhas no motor trabalhando em marcha lenta.

vela carbonizada seca

Vela de Ignição – Carbonização

Fonte: Bosch/Compel

5 – Desgaste excessivo dos eletrodos

Este problema é causado pelo uso de combustíveis ou óleos adulterados, com presença de aditivos corrosivos em sua composição.

Sintomas:

Falhas na aceleração e dificuldade na partida.

Vela de Ignição – Desgaste Excessivo do Eletrodo Central

Fonte: Bosch/Compel

6 – Superaquecimento

A causa mais comum para esse problema é a utilização de velas de ignição incorretas (neste caso, vela quente), fazendo que a temperatura da câmara de combustão fique extremamente elevada, e a combustão passe a ocorrer por incandescência. Ocorrendo a famosa batida de pino.

Sintomas:

Falhas no motor, perda de potência, ignição por incandescência, possíveis danos por superaquecimento.

Vela de Ignição – Superaquecimento

Fonte: Bosch/Compel

7 – Impurezas ou Resíduos

Este problema tem como principal característica a presença de uma crosta cinza na base do isolador e eletrodo lateral. Sua causa se deve pela presença de aditivos no óleo lubrificante e combustível de má qualidade ou adulterados.

Sintomas:

Falhas no motor, perda de potência, ignição por incandescência, possíveis danos por superaquecimento.

Vela de Ignição – Resíduos Presentes no Isolante do Eletrodo Central e Eletrodo Lateral.

Fonte: Bosch/Compel

8 – Eletrodo Central e Eletrodo Lateral Fundidos

Este problema é ocasionado exclusivamente pela alta temperatura na câmara de combustão, é provocado por uso de vela de ignição incorreta (vela quente) e combustíveis adulterados.

Sintomas

Falhas no motor, perda de potência, danos ao motor. Ao chegar neste estado provavelmente há outros defeitos no motor.

Vela de Ignição – Eletrodo Central e Eletrodo Lateral Fundidos

Fonte: Bosch/Compel

9 – Base do Isolamento Quebrado

A quebra do isolamento é devido o uso de ferramentas inadequadas na hora de regular a folga entre o eletrodo central e o eletrodo lateral. Neste caso a centelha não ocorre entre os eletrodos, e sim entre o eletrodo central e a carcaça da vela de ignição.

Sintomas:

Falhas no motor e problemas na partida.

Vela de Ignição – Base do Isolamento Quebrado

Fonte: Bosch/Compel

Quando a troca for necessária, utilize apenas peças genuínas e de qualidade para não ocorrem prejuízos futuros. Use sempre as ferramentas corretas para a substituição das velas.

Diagnóstico e troca das velas de ignição – Cap. 1 do canal O Mecânico

Diagnóstico e troca das velas de ignição – Cap. 2 do canal O Mecânico

Crédito foto de capa: Rafael Micheski

Crédito da matéria: Dicas Mecânicas

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