Aquaplanagem: todo motorista deve saber isso!

Aquaplanagem: Todo Motorista Deve Saber Isso!

Entenda os motivos que causam o fenômeno chamado aquaplanagem e saiba como lidar nesta situação de maior risco em pistas molhadas!

A aquaplanagem é uma das experiências mais perigosas que um motorista pode enfrentar na condução de seu veículo, ela é uma das principais causadoras de acidentes com automóveis em pistas molhadas.

Veja abaixo um guia completo sobre o assunto e saiba como evitar esse problema!

Veja Também:

Você Sabe Como Interpretar as Listras Coloridas do Pneu

9 Itens Essenciais Para Revisão Antes de Viajar

O que é a aquaplanagem?

A aquaplanagem, também chamada de hidroplanagem, é um fenômeno que pode acontecer quando o veículo passa sobre uma superfície molhada.

À medida que percorre a via, o automóvel perde contato com o solo devido à existência de uma camada de água entre os pneus e a pista.

Essa situação é bastante comum ao se trafegar por rodovias planas e bem pavimentadas, porém com escoamento deficiente, onde o motorista imprime alta velocidade de deslocamento.

Aquaplanagem
Aquaplanagem

Fonte: Uniroyal

A aquaplanagem pode ocorrer tanto em linha reta, quanto em curvas.

Sendo que, nas curvas é ainda mais perigoso! Já que o veículo pode se deslocar de forma desgovernada para fora do traçado e da pista por conta da inércia.

Qual é a causa

A aquaplanagem ocorre quando as bandas de rodagem dos pneus não conseguem escoar o excesso de água.

Seja por suas ranhuras e sulcos, causando a perda da aderência entre a borracha e o solo e o descontrole na direção do automóvel.

A falha no escoamento acontece principalmente porque a profundidade dos sulcos do pneu quando há desgaste da banda de rodagem. Dependendo do desenho da banda de rodagem e largura, isso também pode favorecer ou prejudicar o escoamento da água.

Estudo de Aquaplanagem
Estudo de Aquaplanagem

Fonte: Pneumar

Importante pontuar que, quanto mais largos os pneus, maior a probabilidade de o fenômeno vir a ocorrer, porque com um contato maior da superfície do pneu com a água, maior será a distribuição de peso do carro sobre o pneu e menor será o poder de penetração dos sulcos do pneu sobre a água.

Isso significa que se eles estiverem com pouca pressão (baixa calibração), também haverá mais chances de se “surfar” sobre a superfície molhada da estrada.

Área de Contato do Pneu com o Solo de Acordo com a Velocidade
Área de Contato do Pneu com o Solo de Acordo com a Velocidade

Fonte: Cooper Tyres

Como evitar

Em piso molhado, a distância percorrida depois de acionada a frenagem do veículo aumenta consideravelmente. Desse modo, a melhor forma de se evitar a aquaplanagem é reduzir a velocidade.

Uma dica é reduzir a aceleração até metade daquela permitida ou indicada para a via nas áreas em que estiver passando por grande acúmulo de água, porém tudo depende de uma série de fatores que explicamos a seguir.

Prefira colocar em seu veículo um conjunto de pneus que tenham uma escultura assimétrica na banda de rodagem.

Banda de Rodagem
Banda de Rodagem

Fonte: Valecap

Os desenhos favorecem a evacuação da água, diminuindo os riscos de perda de aderência em superfícies molhadas.

Confira se existe desgaste acentuado da banda dos pneus e se os traçados e sulcos estão com pouca profundidade, pois nesse caso os componentes terão sua capacidade de drenagem de água diminuída.

Também preste atenção na calibragem de seus pneus, pois com 30% a menos do que o recomendado, o risco de aquaplanar aumenta sensivelmente.

O que fazer

No caso de você passar sobre uma poça d’água ou superfície molhada e sentir seu veículo perder o atrito com o piso, não acione totalmente o freio, pare de acelerar e segure a direção com firmeza; tente manter o controle sobre o carro até que ele retorne ao equilíbrio.

Aquaplanagem
Aquaplanagem

Fonte: Audi Library

É difícil ter calma nessa situação, mas é o que deve ser feito para evitar danos maiores. Deve-se atentar para a calma, pois durante aquela fração de segundo em que seu carro perdeu atrito com o solo, se houver movimentação com o volante e as rodas esterçarem para outro sentido da via, na hora que o veículo recuperar o atrito, haverá uma guinada do veículo na direção do sentido de rodagem das rodas. Nesse caso, haverá desequilíbrio da massa suspensa do carro e consequentemente a perda de controle é quase certa.

Precisa de Pneus, acesse 

Importante dizer que a aquaplanagem não é o único momento que pode haver descontrole do veículo por interferência externa de algo na pista, podendo acontecer também com lama ou óleo na estrada.

Confira abaixo este fenômeno e o jeito correto de atuar nesta situação.

Você sabe o que é aquaplanagem? do canal JS REVITACAR

Créditos da foto de capa: Pixabay

Encontre lojas que entregam peças relacionadas a matéria:

Direção
Freios
Suspensão
Pneu
Rodas

Comentários

Newsletter - Receba grátis conteúdo sobre mecânica

SIGA O CANAL DA PEÇA

Marcas

Marketplace

Oficinas Parceiras

Anuncie sua marca!

Sem Parar
PneuStore
Moderninha Smart
C6Bank

Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Utilizamos cookies para proporcionar a melhor experiência de navegação dos nossos usuários. Confira os detalhes na nossa Política de Privacidade

Newsletter
Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Receba grátis conteúdos sobre mecânica