Aumente a durabilidade dos amortecedores do Gol G5 e G6

resultado de imagem: gol_g5_suspensão

O Gol G5 possui suspensão dianteira do tipo MacPherson e eixo rígido na traseira. São os tipos de suspensão mais comuns utilizados nos carros por sua construção robusta, segura e de fácil manutenção.

Kit com batente e coifa para o VW Gol G5 (foto: divulgação Mobensani)

 

 

 

 

 

 

 

Na dianteira, os amortecedores ficam envolvidos pelas molas e, preso às hastes do amortecedor, há o kit com coifa, batente e coxim de amortecedor. Cada uma dessas peças tem seu tempo e durabilidade, poucos sabem mas elas são tão exigidas quanto os amortecedores no trabalho de suspensão e, quase sempre sofrem com desgaste antes dos amortecedores.

Veja Também:

Como diagnosticar se o defeito é na bobina ou cabo?
Guia de usador: VW Gol G5

A vida média de um amortecedor é cerca de 40 mil quilômetros, porém se o modo de condução for suave e a manutenção dos batentes, coxins e coifas for mantida em dia, essa vida pode se prolongar por mais 10, 20 e até 30 mil quilômetros, ou seja, pode-se praticamente dobrar a vida útil.

Isso só é possível pois com os batentes, coxins e coifas em ordem, a proteção do amortecedor contra poeira e detritos é mantida e mesmo a fadiga da peça é reduzida pois divide a absorção de impacto com o batente e o coxim.

resultado_imagem_mobensani_coxins_batentes

Conheça um pouco sobre cada peça que faz parte do kit de amortecedores:

Coxim: o coxim do amortecedor, é responsável por fazer o contato entre a carroceria do veículo e o amortecedor. Normalmente composto de borracha, auxilia na absorção de impactos diretamente à carroceria.

Batente: é instalado em torno da haste do amortecedor, é composto de polímeros e evita que o amortecedor seja comprimido acima de seu limite, evitando o famoso “fim de curso”.

Coifa: é a capa feita de plástico ou borracha que protege o conjunto, também conhecida como “guarda pó”, evita que poeira e sujeira alcancem a haste dos amortecedores e afete o seu funcionamento.

O valor médio do kit com batente, coifa e coxim custa cerca de R$ 100,00 por roda para o VW Gol G5, porém pode variar dependendo da marca das peças e ano do veículo.

No site da Mobensani, por exemplo, há como comprar a coifa e o batente separado do coxim e o valor pode ser reduzido até pela metade.

Confira no canal DCVídeos a troca dos batentes de amortecedor do Gol G5

Confira a troca de batentes, bieletas, pivôs e outras peças de suspensão do Gol G5 pelo canal Auto Maxson

Vale lembrar que não só a manutenção do kit de amortecedores é importante como também o alinhamento, cambagem, ajuste de caster, convergência e divergência da suspensão, contribuem para a longevidade dos amortecedores.

Foto de capa: Rafael Micheski

Encontre lojas que entregam peças relacionadas a matéria:

Motor
Correias
Filtro de ar
Polias
Carburador
Escapamento

Comentários

Newsletter - Receba grátis conteúdo sobre mecânica

SIGA O CANAL DA PEÇA

Marcas

Marketplace

Oficinas Parceiras

Anuncie sua marca!

Sem Parar
PneuStore
Moderninha Smart
C6Bank

Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Utilizamos cookies para proporcionar a melhor experiência de navegação dos nossos usuários. Confira os detalhes na nossa Política de Privacidade

Newsletter
Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Receba grátis conteúdos sobre mecânica