Qual a Origem do Barulho do Pisca Alerta?

pisca alerta relé

Você sabe qual dispositivo é responsável pelos barulhos característicos da seta e do pisca alerta? Descubra tudo sobre o dispositivo nesta matéria

O barulho característico da seta e o pisca alerta dos veículos é devido ao componente eletrônico chamado relé, que é responsável pela pulsação do acendimento das setas.

Os relés utilizados em veículos são de dois tipos distintos, o relé térmico e o relé eletrônico.

Relé Térmico

O relé térmico é constituído pelo sistema elétrico e uma plaqueta bimetálica (plaqueta composta por dois metais distintos) posicionada entre dois contatos.

O coeficiente de dilatação térmica entre os metais que compõem a plaqueta são distintos, permitindo que quando ambos os metais dilatem, a plaqueta ganhe uma certa curvatura.

Funcionamento da Plaqueta Bimetálica
Funcionamento da Plaqueta Bimetálica

Fonte: Cepa

Ao ligar a seta ou o pisca alerta, o sistema sem seu circuito fechado e uma corrente começa a passar nos filamentos.

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Esta corrente elétrica aquece o metal, e quando ambos os materiais dilatam o sistema é desligado como apresentado na figura acima.

Com o circuito desligado, o metal resfria e volta a entrar em contado com os filamentos, permitindo que a seta pisque novamente.

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O movimento deste metal e do acionamento e desativação do circuito consecutivamente faz com que exista o barulho característico da seta.

Relé Eletrônico

Os relés eletrônicos possuem um funcionamento mais simples que os relés térmicos, neste caso o atuador é composto por um chip e uma bobina.

Esta bobina é um eletroímã, que cria um campo magnético responsável por puxar para si uma pequena placa de metal sobre os contatos que fecham o circuito das luzes de direção.

Campo magnético
Campo magnético

Fonte: Stellfner

Quando a seta é acionada pelo motorista, o circuito elétrico é fechado e o chip alimenta a bobina, ocorrendo o fechamento do circuito.

Após certo tempo o chip corta a alimentação da bobina, e o metal retorna ao seu local de origem desligando o circuito.

Essa alimentação alternada faz com que a seta pisque, o barulho característico é devido o movimento e choque da peça metálica na bobina.

Dependendo do relé usado e da marca que o fabricou os sons produzidos pelo atuador podem diferenciar.

Barulho Simulado

Cada vez mais os engenheiros tentam deixar este atuador mais silencioso, em alguns veículos é comum ter um auto falante no painel para simular o barulho característico da seta e pisca alerta indicando ao motorista que alguma dos dois esta ligado.

Confira nos vídeos abaixo o funcionamento dos relés para acionamento da seta e pisca alerta.

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Crédito de foto de capa do blog: Motor y Racing

Créditos da matéria: Flatout

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