Você sabe qual dispositivo é responsável pelos barulhos característicos da seta e do pisca alerta? Descubra tudo sobre o dispositivo nesta matéria
O barulho característico da seta e o pisca alerta dos veículos é devido ao componente eletrônico chamado relé, que é responsável pela pulsação do acendimento das setas.
Os relés utilizados em veículos são de dois tipos distintos, o relé térmico e o relé eletrônico.
Relé Térmico
O relé térmico é constituído pelo sistema elétrico e uma plaqueta bimetálica (plaqueta composta por dois metais distintos) posicionada entre dois contatos.
O coeficiente de dilatação térmica entre os metais que compõem a plaqueta são distintos, permitindo que quando ambos os metais dilatem, a plaqueta ganhe uma certa curvatura.
Fonte: Cepa
Ao ligar a seta ou o pisca alerta, o sistema sem seu circuito fechado e uma corrente começa a passar nos filamentos.
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Esta corrente elétrica aquece o metal, e quando ambos os materiais dilatam o sistema é desligado como apresentado na figura acima.
Com o circuito desligado, o metal resfria e volta a entrar em contado com os filamentos, permitindo que a seta pisque novamente.
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O movimento deste metal e do acionamento e desativação do circuito consecutivamente faz com que exista o barulho característico da seta.
Relé Eletrônico
Os relés eletrônicos possuem um funcionamento mais simples que os relés térmicos, neste caso o atuador é composto por um chip e uma bobina.
Esta bobina é um eletroímã, que cria um campo magnético responsável por puxar para si uma pequena placa de metal sobre os contatos que fecham o circuito das luzes de direção.
Fonte: Stellfner
Quando a seta é acionada pelo motorista, o circuito elétrico é fechado e o chip alimenta a bobina, ocorrendo o fechamento do circuito.
Após certo tempo o chip corta a alimentação da bobina, e o metal retorna ao seu local de origem desligando o circuito.
Essa alimentação alternada faz com que a seta pisque, o barulho característico é devido o movimento e choque da peça metálica na bobina.
Dependendo do relé usado e da marca que o fabricou os sons produzidos pelo atuador podem diferenciar.
Barulho Simulado
Cada vez mais os engenheiros tentam deixar este atuador mais silencioso, em alguns veículos é comum ter um auto falante no painel para simular o barulho característico da seta e pisca alerta indicando ao motorista que alguma dos dois esta ligado.
Confira nos vídeos abaixo o funcionamento dos relés para acionamento da seta e pisca alerta.
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Crédito de foto de capa do blog: Motor y Racing
Créditos da matéria: Flatout
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