Barulhos na suspensão do carro? Confira os pivôs!

Pivô de suspensão

Seu carro está fazendo barulho e acha que deve trocar todos os componentes da Suspensão?

Os pinos esféricos ou pivôs da suspensão são pinos articulados que prendem o cubo da roda às bandejas. Mas o será que isso causa os barulhos na suspensão?

As bandejas de suspensão fazem a ligação entre as partes suspensas (chassi, carroceria) e as partes não suspensas (telescópico, manga de eixo, cubo de roda). Na ponta onde ela é presa na carroceria e chassi, há uma bucha e na outra ponta, onde ela é presa na suspensão, há um pivô.

Eles recebem grandes cargas e esforços durante a aceleração, frenagem e curvas, e, em alguns casos, também suportam o peso do veículo.

sistemas de suspensão
Sistemas de suspensão com duas bandejas (acima) e com uma bandeja (abaixo) (foto: shutterstock)

Note que, na imagem superior, o sistema de bandejas duplas (upper control arm e lower control arm) possuem um pivô cada uma ligando a bandeja à suspensão (upper ball joint e lower ball joint). No sistema abaixo, há apenas a bandeja inferio, sistema mais comum usado no Brasil.

Veja mais:

Problema Crônico na Suspensão do Celta?

Honda Fit com Barulho na Suspensão? Veja a dica!

Os pivôs possuem uma coifa de proteção que impedem que poeiras ou qualquer tipo de material estranho penetre no alojamento da esfera de articulação.

Isso evita o desgaste prematuro do componente e a sua quebra.

A quebra de um pivô consiste no desligamento do cubo de roda com a bandeja; com o veículo em movimento, poderá causar sérios acidentes.

Double Wishbone
Sistema de bandejas duplas (foto: Shutterstock)

Cada tipo de suspensão possui um pivô diferente e a ligação das bandejas. Por exemplo, no sistema MacPherson, há uma bandeja, com um ou dois pontos de fixação na carroceria e um terminal composto de pivô. No caso de suspensões Double Wishbone, existem duas bandejas fixando a suspensão à carroceria.

Caso o pivô esteja com sua coifa deteriorada, confira também as buchas de bandeja que ficam fixadas na carroceria. Normalmente o rodar do carro com um dos dois componentes desgastados, causará defeito no outro.

Sistema MacPherson
Note as duas buchas de fixação do lado esquerdo. Essas, vão presas à carroceria (foto: Shutterstock)

coxins e batentes mobensaniNesse vídeo confira de maneira simples o que é o pivô, sua função e como fazer um diagnóstico correto e preciso para evitar trocas desnecessárias do canal CTTi LAB

Crédito imagem de abertura: Shutterstock

Encontre lojas que entregam peças relacionadas a matéria:

Molas da Suspensão
Motor
Cubo de Roda
Barras Estabilizadoras
Bieletas
Carburador
Amortecedores

Comentários

Newsletter - Receba grátis conteúdo sobre mecânica

SIGA O CANAL DA PEÇA

Marcas

Marketplace

Oficinas Parceiras

Anuncie sua marca!

Sem Parar
PneuStore
Moderninha Smart
C6Bank

Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Utilizamos cookies para proporcionar a melhor experiência de navegação dos nossos usuários. Confira os detalhes na nossa Política de Privacidade

Newsletter
Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Receba grátis conteúdos sobre mecânica