Barulhos na traseira do carro? Confira os batentes

resultado_imagem_amortecedor

Se você notou um barulho metálico na traseira do seu carro, parecido com dobradiça de porta enferrujada, seus batentes de amortecedores devem estar desgastados.

O grande indício de que há algo errado com o carro são barulhos, ruídos. Muitas vezes difíceis de se identificar, podem vir de qualquer parte do carro, mas, prestando um pouco de atenção, conseguimos saber, pelo menos, se vem da parte dianteira ou traseira do veículo.

O que vamos identificar aqui é o barulho vindo da traseira de um Chevrolet Corsa 96. Sua proprietária apresentava o problema como sendo o vidro batendo, justificando uma colisão na porta traseira. Após a verificação, foi constatado que os vidros estavam seguros mas o que gerava então o barulho estridente de ferro e vidro vindo da traseira do veículo.

Confira a troca do coxim do amortecedor traseiro do Corsa 95

A resposta: batentes traseiros de amortecedor. Devido o uso constante de peso no porta-malas, os batentes de amortecedor se desgastaram. Foi identificado, retirando a capa plástica traseira que protege a parte superior dos amortecedores, dentro do porta-malas. Uma leve “chacoalhada” no veículo e podia ser visto a aste do amortecedor entrando livremente no carro. Quando a aste roçava na carroceria, fazia o barulho estridente vindo da traseira do veículo.

Batentes, guarda pó e coxins desgastados
Batentes, guarda pó e coxins desgastados (foto: arquivo pessoal)

O batente do amortecedor traseiro do Corsa é uma peça barata mas pode causar rachaduras se ignorada. Clique aqui para adquirir o batente novo. Verifique o ano/modelo do carro antes de fechar negócio.

Veja Também:

Amortecedor a óleo vs amortecedor a gás

Problemas na Bieleta e na Barra Estabilizadora

A solução foi a troca dos batentes de amortecedor, suas coifas e guarda-pó. Confira neste link qual é o batente correto para seu carro.



 

Caso não possua as ferramentas corretas para a troca dos batentes, não tente realizar em casa a troca, se encaminhe para uma casa de suspensões especializada no assunto. Dependendo do estado de deterioração da peça, há complicações para sua retirada/instalação.

Veja no vídeo abaixo a troca do amortecedor traseiro do Chevrolet Celta

Em carros rebaixados, o trabalho dos coxins e batentes é mais severo pois há necessidade do conjunto trabalhar comprimido, consequentemente com mais carga. Seria como sempre andar com o carro carregado. Portanto, se você possui um carro com molas esportivas ou amortecedores encurtados, pode ter certeza que a manutenção dessas peças será muito mais frequente que de um carro original.

Na hora de retirar os batentes, verifique também o funcionamento dos amortecedores, caso haja a necessidade de troca, aproveite a mão de obra.

Confira o diagnóstico do Doutor Carro para problemas de coxim de amortecedor

Foto de capa: Shutterstock

Encontre lojas que entregam peças relacionadas a matéria:

Amortecedores
Motor
Bandeja de Suspensão
Barras Estabilizadora
Bieletas
Cubos de Roda
Molas da Suspensão

Comentários

Newsletter - Receba grátis conteúdo sobre mecânica

SIGA O CANAL DA PEÇA

Marcas

Marketplace

Oficinas Parceiras

Anuncie sua marca!

Sem Parar
PneuStore
Moderninha Smart
C6Bank

Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Utilizamos cookies para proporcionar a melhor experiência de navegação dos nossos usuários. Confira os detalhes na nossa Política de Privacidade

Newsletter
Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Receba grátis conteúdos sobre mecânica