Bico injetor: trocar ou limpar? Eis a questão!

Bicos injetores: limpar ou trocar? (foto: shutterstock)

Carro falhando pode ser um bico injetor com defeito, qual a melhor decisão: trocar ou limpar? Entenda qual a melhor solução quando a questão é bico injetor.

Os bicos injetores estão presentes em motores com injeção de combustível mecânica e eletrônica. São responsáveis por dosar a quantidade de combustível que será misturada ao ar na câmara de combustão.

O bico injetor atua a partir dos sinais enviados pela central de injeção eletrônica (ECU) que determinam a quantidade correta de combustível para a mistura estequiométrica (perfeita) acontecer e gerar a combustão da forma correta.

Veja Também:

Multímetro Automotivo: Medição do Bico Injetor

Bobina comum vs bobina individual: qual as diferenças e benefícios?

Devido a precisão dos bicos injetores e o diâmetro do orifício de pulverização, qualquer sujeira presente no combustível pode acabar por comprometer o funcionamento da peça, porém muitas vezes, as falhas não vem dos bicos, portanto, cuidado com o diagnóstico precoce.

Teste de Bico Injetor
Teste de Bico Injetor

Fonte: DBW LLC

Apesar do mau funcionamento do bico injetor ser influenciado por impurezas no combustível, as falhas podem ocorrer devido a problemas no comando da ECU, mau contato do plug do bico injetor, falha na bomba de combustível, sujeira no filtro e pré-filtro de combustível, entre outros problemas como velas, etc.

Confira o vídeo abaixo com a limpeza e equalização dos bicos injetores de um Chevrolet Corsa

Bico injetor: limpar ou não limpar do canal O Mecânico

Muitas concessionárias vendem no pacote dos primeiros quilômetros rodados do carro a limpeza dos bicos preventivamente, porém os bicos injetores novos, levam muito tempo para sentir os problemas de sedimentos do combustível. Portanto, nas revisões com cinco e dez mil quilômetros, raramente existirá a necessidade real desse procedimento.

Caso todas as possibilidades acima sejam esgotadas e os bicos não consigam ser equalizados após a limpeza, a troca do bico injetor deve ser feita.

Foto da capa: Shutterstock

Encontre lojas que entregam peças relacionadas a matéria:

Válvulas de Admissão e Escape
Comando de Válvulas
Cabeçote do Motor
Bicos Injetores
Tuchos e Varetas

Comentários

Newsletter - Receba grátis conteúdo sobre mecânica

SIGA O CANAL DA PEÇA

Marcas

Marketplace

Oficinas Parceiras

Anuncie sua marca!

Sem Parar
PneuStore
Moderninha Smart
C6Bank

Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Utilizamos cookies para proporcionar a melhor experiência de navegação dos nossos usuários. Confira os detalhes na nossa Política de Privacidade

Newsletter
Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Receba grátis conteúdos sobre mecânica