Bilhete do Seguro DPVAT Passará a ser Digital

Bilhete do Seguro DPVAT Passa a ser Digital

Como parte das ações para reduzir aglomerações devido a pandemia de Covid-19 e agilizar o processo para documentação, o DPVAT se torna digital assim como o CRLV.

O seguro DPVAT possui a finalidade de amparar as vítimas de acidentes de trânsito, não levando em consideração a culpa do acidente. O Seguro Obrigatório cobre danos causados a pessoas – transportadas ou não – incluindo o motorista, passageiro ou pedestre.

A parceria entre a Serpro, a empresa de tecnologia do governo federal, Denatran e a Líder Seguradora, administradora responsável pelas indenizações em casos de acidentes de trânsito, possibilitará a emissão eletrônica do bilhete.

O bilhete formaliza a contratação do seguro DPVAT, emitido normalmente junto com o CRLV, após o valor ser quitado com o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).

Veja Também:

Coronavírus: veja como proteger a oficina, os mecânicos e clientes

Manutenção preventiva do sistema de freio: saiba como e quando fazer

“A novidade traz benefícios para todos. É prático para o cidadão, que não precisará se deslocar até o Detran e nem esperar chegar a correspondência com o documento. Do outro lado, os Detrans também se beneficiam com a redução do volume de atendimento presencial, digitalização de processos e menor custo com logística, armazenamento e despacho de correspondências”, destaca o gerente do Departamento de Negócio Soluções de Gestão de Trânsito do Serpro, Diego Migliavacca.

Amparo legal

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou a Deliberação n° 191, no dia 30 de julho, alterando a Resolução n° 788, que regulamentava o CRLV digital. A Resolução não contemplava os dados do Seguro DPVAT, que foi adicionado, em um novo layout, pela Deliberação n°191.

Confira a seguir como realizar o licenciamento de forma digital

O documento de indenização por acidentes de trânsito estará disponível, assim como o CRLV em formato eletrônico no aplicativo Carteira Digital de Trânsito.

Como ter o seguro DPVAT digital

A versão digital do bilhete de Seguro DPVAT será disponibilizada em breve na Carteira Digital de Trânsito. Basta que o usuário da CDT realize a atualização do aplicativo na Apple Store ou Google Play para ter acesso ao documento.

O bilhete do seguro DPVAT em formato digital também poderá ser impresso, em papel A4 comum, no CRLV Digital pelo aplicativo CDT, pelo Portal de Serviços do Denatran e pelos Detrans estaduais.

Crédito da foto de capa: divulgação Serpro

Encontre lojas que entregam peças relacionadas a matéria:

Amortecedores
Pastilhas de freio
Velas de ignição
Filtro de ar
Baterias
Filtro de óleo
Escapamento

Comentários

Newsletter - Receba grátis conteúdo sobre mecânica

SIGA O CANAL DA PEÇA

Marcas

Marketplace

Oficinas Parceiras

Anuncie sua marca!

Sem Parar
PneuStore
Moderninha Smart
C6Bank

Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Utilizamos cookies para proporcionar a melhor experiência de navegação dos nossos usuários. Confira os detalhes na nossa Política de Privacidade

Newsletter
Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Receba grátis conteúdos sobre mecânica