BMW: resolva o problema no módulo FEM

como arrumar o modulo FEM BMW

Os carros da BMW mais novos possuem o módulo FEM que faz a transmissão dos comandos para o veículo. Fonte de dores de cabeça como falhas eletrônicas, há como solucioná-lo

Depois de algumas trocas de bateria, problemas até com a idade de veículos com cerca de 10 anos, começam a surgir alguns problemas eletrônicos em carros da BMW. A engenharia alemã cobra pela especialização do reparador na hora da manutenção.

A partir de 2013, a BMW eliminou o módulo antigo que era aplicado nas gerações E30, E36, E46 e para as gerações mais novas F10, F20, F30 é utilizado o módulo FEM.

Quando o módulo FEM é danificado por problemas elétricos, ele é encomendado na concessionária seguindo o número do chassi do veículo.

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Com a utilização de um computador que faz a reprogramação utilizado um programa via internet, o módulo pode ser restaurado. Na hora da reprogramação é necessária a estabilização da voltagem do veículo e a conexão da internet não pode falhar para que o módulo não seja perdido completamente.

Um dos scanners que pode ser utilizado para diagnóstico e reprogramação é o CGDI MSV80, Autohex II e há também o programa ISTA+ e ISTA-P BMW Service, porém podem ser utilizados outros scanners, porém utilize programas certificados.

Da esquerda para a direita: ISTA+, CGI BMW e AutoHex II. Estes são alguns dos recursos que podem ser utilizados para a recuperação de um módulo BMW FEM.

Veja a reprogramação do módulo de um BMW série 1 F20 com o ISTA+

Caso a avaria na central seja grave, em que, não seja possível a recuperação via programa, há como essa central ser clonada para um módulo novo, para que o carro continue funcionando.

Veja como o pessoal da Nasscar Scanners realizou a clonagem do módulo FEM de um BMW F036 após o módulo original queimar. Parte 1/3

Veja como o pessoal da Nasscar Scanners realizou a clonagem do módulo FEM de um BMW F036 após o módulo original queimar. Parte 2/3

Veja como o pessoal da Nasscar Scanners realizou a clonagem do módulo FEM de um BMW F036 após o módulo original queimar. Parte 3/3

Créditos da foto de capa: Wikipédia

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