BMW X1: veja os problemas crônicos do SUV

BMW X1 problemas crônicos

Com a opção de tração dianteira, motores a partir de 2.0 de aspiração natural ou turbo, o X1 é um dos modelos SUV da BMW mais comuns. Porém toda a tecnologia alemã aplicada ao modelo que é fabricado no Brasil, tem suas particularidades e problemas que aparecem com o tempo.

Claro que a tecnologia pode ser vista com estranheza no início, como a ausência da tradicional vareta de medição do nível do óleo que nesse caso é feita por um sensor eletrônico. Um ponto que foi relatado por reparadores é a baixa posição de alguns componentes que podem sofrer em solavancos, como o motor de arranque próximo ao protetor de cárter, talvez não seja o carro mais indicado para trilhas. Porém, o X1 está mais para um SUV urbano.

No modelo 2016 o BMW vem equipado com função start/stop e regeneração de energia durante frenagens. No caso desse modelo, quando o modelo precisa de uma nova bateria, por exemplo, deve-se realizar o diagnóstico com o scanner para não receber a mensagem de manutenção no painel do veículo.

O Doutor Carro mostra a seguir uma revisão no Auto Center Fast Car de um BMW X1 com problemas de carregamento de bateria

Recall

O X1 foi convocado para um recall por conta de problemas na barra de direção, da versão SDrive20i X e também X2 SDrive20i M Sport, fabricados entre 5 de agosto de 2016 e 17 de fevereiro de 2018.

A fábrica na época informou que os carros podem ter sido montados faltando um anel espaçador que pode partir um terminal de direção precocemente. Se você tem dúvida se o seu modelo já passou pelo recall, acesse este link.

Vazamentos

Nos usados, fique atento para a versão sDrive18i com motor 2.0 de 150 cv. Em 2010 o veículo era adquirido por cerca de 175 mil reais e hoje, pode ser encontrado na faixa de 60 mil reais, porém, seus cuidados ainda são de um BMW de 175 mil.

Óleo vazando do motor do BMW X1 escorrendo por diversas partes do cofre

Há relatos, como do reparador Marcelo Navega que informa ter atendido unidades com cerca de 30 mil quilômetros rodados, com problema de vazamento de óleo. Segundo ele, o principal indício de vazamento é o proprietário chegando na oficina se queixando do cheiro de óleo queimado.

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BMW vazando óleo? Saiba como resolver!

Assim como nos franceses THP, o motor do BMW pode apresentar problemas na junta da tampa de válvulas, por onde o óleo costuma vazar. Com o acúmulo de óleo na proteção do sistema de escape, o óleo depositado no local acaba esquentando e exalando o cheiro característico. O problema é resolvido com a troca da junta da tampa de válvulas, mas não é simples como de um Fiat Uno, há necessidade de desmontagem e montagem com critério.

 

Confira o vídeo do canal RBL os problemas com vazamento de óleo do BMW X1

 

A bomba de vácuo também costuma apresentar problemas de vazamento e a solução é a troca do componente.

Barulhos

Alguns proprietários relatam barulho de assovio de vento com o carro em velocidade. Acima de 130 km/h, neste caso, o para-brisa do veículo se descolou em um local e precisou ser reparado.


Aquecimento

Fique atento ao superaquecimento. Em unidades com mais de 5 anos de uso, a bomba d´água elétrica apresenta defeito. Na substituição da bomba, dê preferência para a original BMW ou marcas de boa procedência. Há relatos de bombas novas do mercado aftermarket com problema de fabricação. A temperatura de trabalho do motor é de cerca de 106º.

Perda de potência

Como um sistema complexo, alguns sintomas podem estar relacionados a uma série de componentes. Veja a seguir.

Se ao acelerar, o veículo não sai do lugar, o indício é de problemas do sensor de fluxo de ar, conhecido como MAF. O papel do sensor é enviar à central do veículo o sinal de mistura correta do ar para a combustão.

Zunido ao acelerar o motor pode ser vazamento no sistema de pressurização do turbo. O defeito pode ser uma fissura no sistema de pressurização ou mesmo um filtro de ar entopido.

Cheiro de combustível e vibração na hora de conduzir o carro é um sinal de problemas com injetores ou mesmo velas que já passaram da hora de trocar. Emissão de fumaça escura ou preta indicam problemas com a válvula EGR.

Falha no motor e luz de injeção acesa BMW X1 sDrive18i pelo canal Power Drive Car Service

Créditos da foto de capa: Wikipédia – Informações: Asacanes|Oficina Brasil|BMW Clube|Farol Alto

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