Bosch lança sistema que aciona a embreagem eletronicamente em câmbio manual

A Bosch lançou um novo dispositivo que aciona a embreagem automaticamente em carros equipados com câmbio manual. O e-Clutch (electronic Clutch System) além de oferecer maior conforto ao motorista, o sistema reduz em até 5% o uso de combustível em um circuito misto (cidade/estrada).

O sistema apresenta características interessantes, como o Stop&Go, muito útil e confortável em situações de tráfego intenso, Hill Assistance, tecnologia de segurança moderna e cada vez mais requisitada, que mantém os freios acionados nas saídas em ladeiras, para o veículo não descer e o Park Assistance, assistente de estacionamento que possibilita engatar a primeira marcha e a ré sem pisar na embreagem.

Para a economia de combustível, o e-Clutch possui a função Idle Coasting (embreagem desacoplada), acionada automaticamente quando o pé é retirado do pedal do acelerador. A marcha fica engatada, mas a embreagem abre desacoplando o motor da transmissão, para aproveitar a energia de movimento do veículo e reduzir o consumo. A embreagem é reacoplada automaticamente quando o motorista pisa no freio ou no acelerador.

O sistema de embreagem eletrônica da Bosch chegará às ruas brasileiras em até dois anos, entretanto o e-Clutch deve ser um dispositivo original de fábrica, já que não poderá ser instalado em oficinas.

E então, o que você acha dessa novidade? Compartilhe a sua opinião através do espaço de comentários e visite o Canal da Peça para ficar por dentro de novidades em autopeças!

 

Comentários

Newsletter - Receba grátis conteúdo sobre mecânica

SIGA O CANAL DA PEÇA

Marcas

Marketplace

Oficinas Parceiras

Anuncie sua marca!

Sem Parar
PneuStore
Moderninha Smart
C6Bank

Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Utilizamos cookies para proporcionar a melhor experiência de navegação dos nossos usuários. Confira os detalhes na nossa Política de Privacidade

Newsletter
Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Receba grátis conteúdos sobre mecânica