Por Que o Câmbio CVT Não Tem Tranco?

Câmbio CVT

Entenda como o câmbio CVT funciona! Conheça o motivo deste câmbio não apresentar trancos como os câmbios manuais, automático e automatizados .

O câmbio CVT (Continuously Variable Transmission) ou Transmissão Continuamente Variável não utiliza engrenagens em seu projeto, a transmissão é feita através do uso de correia e polia.

Veja Também:

Câmbio Automático e Câmbio Automatizado, Qual a Diferença?

Veja Como Funciona o Engrenamento do Câmbio Automático

O câmbio possui duas polias interligadas por uma correia especialmente projetada para sua aplicação.

As polias são alinhadas e possuem um sistema que permite variar o diâmetro de trabalho da correia, garantindo uma relação infinita de marchas.

Câmbio CVT
Câmbio CVT

Fonte: Wikimedia

Este câmbio permite que o motor trabalhe em condição de máximo rendimento mantendo o giro do motor constante enquanto a relação é ajustada pelo câmbio CVT.

Esta relação infinita de transmissão em conjunto com a não utilização de engrenagens (Relação de transmissão fixa) permite que o câmbio não gere trancos durante seu funcionamento.

Confira nos vídeos abaixo o funcionamento do câmbio CVT.

How A CVT Works by TEAM Industries do canal teamindustriestv

Como Funciona um Câmbio automático CVT do canal Divulgando Conhecimento

Créditos da foto de capa da matéria: Speedhunters

Encontre lojas que entregam peças relacionadas a matéria:

Platô
Disco de Embreagem
Molas de Embreagem
Reservatório de Óleo da Embreagem
Anel de Embreagem

Comentários

Newsletter - Receba grátis conteúdo sobre mecânica

SIGA O CANAL DA PEÇA

Marcas

Marketplace

Oficinas Parceiras

Anuncie sua marca!

Sem Parar
PneuStore
Moderninha Smart
C6Bank

Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Utilizamos cookies para proporcionar a melhor experiência de navegação dos nossos usuários. Confira os detalhes na nossa Política de Privacidade

Newsletter
Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Receba grátis conteúdos sobre mecânica