Aperfeiçoando a fórmula de sucesso, hoje o Canal da Peça entrega a solução completa e coloca distribuidores e autopeças no hall do sucesso digital
A primeira revolução industrial no século XVIII, mostrou a receita básica de quais seriam os passos para alcançar cada dia o aumento na produtividade, economizando tempo, não só por meio do avanço tecnológico com maquinário, mas também por meio de processos de produção.
A construção de estradas de ferro para o trânsito de locomotivas cruzando grandes distâncias reduzia o tempo de viagem a uma fração do que era aplicado habitualmente com métodos rudimentares, com carroças e estradas sinuosas.
Do lado da produção, a segmentação e especialização de cada setor, tornou também o tempo de produção uma fração do que era feito. Dessa forma, aumentava-se a produtividade na linha de produção e reduzia-se o tempo de entrega dos produtos. Da mesma forma, as revoluções que se seguiram, levaram o conceito à frente, aplicando tecnologia para aumentar o rendimento da linha de produção, reduzir o tempo de transporte e alcançando locais que antes eram inacessíveis.
O conceito aplicado aos dias atuais, apresenta uma malha industrial complexa e altamente especializada, não só na produção como também em serviços e mão de obra que estão na outra ponta. Para ligar a indústria ao profissional especializado, é essencial que o meio da cadeia de consumo esteja à frente nos passos da segmentação, especialização e eficiência na entrega.
Canal da peça: alinhado com a Indústria 4.0
A internet realizou o papel de reduzir o espaço toda a cadeia de consumo, da indústria, para a distribuição, o varejo e o consumidor final, um dos principais conceitos da Indústria 4.0. Porém o que se iniciou facilitando o acesso de forma geral em pouco tempo precisou se atualizar e acompanhar a lacuna do mercado digital e a necessidade da segmentação e especialização. Na prática, um marketplace que atende uma ampla gama de produtos, não teria como dar conta dessa necessidade de especialização do mercado. Neste ponto é que o Canal da Peça está presente.
Veja a seguir mais sobre o processo de transformação digital com Vinícius Dias, CEO da CWS Digital
Começando como uma startup de sucesso, o Canal da Peça hoje, conta com centenas de milhares de produtos oferecidos no marketplace, que vão desde cuidados com a pintura, como ceras e kit de lavagem, até câmbios e blocos de motores novos.
Para que tal empreitada fosse possível, uma estrutura completa precisou ser construída, contando com profissionais extremamente qualificados nas áreas de tecnologia da informação, desenvolvimento de software, gerenciamento de dados, inteligência de negócios, vendas e atendimento ao cliente, que estão prontos para oferecer soluções exclusivas e de forma simples, vender e comprar peças de reposição no Brasil.
“A ideia da CWS Digital é ser uma empresa de tecnologia para ajudar a reduzir custos de transação no Brasil”
Vinícius Dias – CEO CWS Digital
Essa experiência e estrutura oferecida por meio da CWS Plataform, uma plataforma SaaS (software as a service) desenvolvida exclusivamente para o mercado nacional e que visa não só facilitar o acesso ao consumidor final (B2C), como também o comércio entre a indústria e distribuidores (B2B). Dessa forma, atendendo toda a cadeia de consumo.
Business Experience: como expandir de forma estruturada no mundo digital
Por meio de um grande trabalho de experiência do usuário, o Canal da Peça foi atualizado em 2021 em todas as suas funções e recebe melhorias diárias em sua base de dados.
Para se manter competitivo no mercado como único marketplace especializado em autopeças, o Canal da Peça inovou mais uma vez e hoje, para facilitar a vida do reparador, além da busca de autopeças por meio do código do fabricante, o Canal da Peça trouxe a Melhor Envio, uma opção de frete para todas as autopeças que fazem parte do marketplace, ganhando agilidade para atender seus mais exigentes clientes e também um layout leve, fluido e com novas opções de promoções e navegação.
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Além de melhorias na navegação, Marcio afirma que o Canal da Peça ganhou também em velocidade e tecnologia “A tecnologia utilizada para este layout, tem seu tempo de carregamento e performance otimizado, tanto em termos de HTML, CSS e Elasticsearch, assim como processamento de dados em geral.”
Mesmo com as atualizações de ponta, novas possibilidades surgem semanalmente e são aplicadas ao marketplace “de modo geral, o céu é o limite, pois em termos de tecnologia, novos implementos são adicionados na plataforma semanalmente. Além de, claro, melhorias de funcionalidades pré-existentes, buscando sempre o melhor desempenho com melhor custo-benefício, seja de processamento de dados e aumento de performance e conversão de pedidos para nossos clientes e parceiros”, finaliza Marcio.
Para as autopeças que fazem parte do Canal da Peça, tudo isto se traduz novas possibilidades de vendas “O Canal da Peça está de casa nova. Com esse novo layout, propomos novas ideias de campanhas promocionais, como o preço de/por e cupons de descontos. Claro que, os lojistas têm liberdade total para fazer uma campanha de frete grátis e colocar até 3 selos promocionais nos seus produtos (exemplos: liquidação, queima de estoque e frete grátis)”, afirma Thaise Mendes – Analista de Custumer Growth do Canal da Peça.
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Dentro do sistema do Canal da Peça, os lojistas encontram novas facilidades em relação ao layout antigo “O novo layout trás as configurações de personalização dentro do Canal da Loja, que foram replicadas e melhoradas de acordo com o tema. Essas mudanças também contam com a colaboração dos próprios sellers que vão sugerindo mudanças”, relata Thaise.
Para a analista do Canal da Peça, as mudanças contribuem com o aumento do número de finalizações das vendas “a tecnologia utilizada para este layout, tem seu tempo de carregamento e performance otimizados, proporcionando a navegação mais fluida para o cliente e com informações claras, além disso com o novo modelo de campanha proposto para o tema e a dedicação da nossa equipe de pós-vendas as chances só aumentam.”
Quem pode atestar a nova fase do Canal da Peça, são as próprias autopeças que fazem parte do ecossistema “a integração do Canal da Peça com a Melhor Envio está sendo de sucesso. Ganhamos mais clientes, tivemos mais conversões e fretes muito mais competitivos. Para ter uma ideia, o “boom” de vendas foi notado por todos do setor. Os que não havia sido informado da mudança do frete, perguntaram o que estava acontecendo porque o Canal da Peça estava explodindo de vendas. Levantou a nossa régua nas vendas e o Canal da Peça alcançou espaço entre outros canais de vendas da nossa loja”, afirma Nicola Mendes – Líder de Desenvolvimento e Inteligência de E-Commerce da Molina Auto Peças.
Além da mudança no frete, Nicola também aprovou a mudança de layout do Canal da Peça “logo em seguida com a alteração da estrutura do Canal da Peça e a mudança do layout, foi a cereja do bolo que faltava para facilitar a experiência do cliente da loja. Espetacular as mudanças, o olhar da diretoria para melhorar o portal”, finaliza.
Possui um estoque de autopeças e ainda não está no Canal da Peça? Não perca tempo, entre em contato e comece vender para todo o Brasil.Mudar inovar e se adaptar é essencial para continuar no varejo