Canal da Peça explica: a embreagem

Hoje o Canal da Peça explica um dos componentes mais importantes para o funcionamento dos carros. Você utiliza esta peça todos os dias e ouve falar nela sempre. E mesmo assim a maioria das pessoas não sabe muito bem o que é, ou como funciona. Apresentamos: a embreagem!

Quando um carro está ligado, o motor continua seu trabalho o tempo todo, sempre girando, enquanto as rodas podem ou não estar em movimento, dependendo do contexto. Por exemplo, quando o condutor para o automóvel em um sinal de trânsito ou o coloca em posição de espera ou estacionamento. É o sistema de embreagem do automóvel que faz a conexão entre o motor, que está em rotação, e o sistema de rodas, quando o motorista engata uma marcha, transferindo o movimento e fazendo com que o veículo se desloque.

Assim, o sistema de embreagem possibilita a transferência do torque do motor para as rodas do carro, de forma suave e amortecendo as vibrações de contato entre as peças, quando é acionada alguma marcha. O mesmo artefato serve para descontinuar a transmissão de força entre o motor e as rodas, quando o motorista aciona a caixa de câmbio e deixa o carro em “ponto morto”, com o objetivo de parar ou estacionar o veículo. Esta posição do câmbio mantém as peças desunidas e faz com que o carro pare sem deixar o motor “morrer”. Mas como funciona exatamente este conjunto de componentes?

As três peças-chave do sistema de embreagem

Para entender o sistema de embreagem, é necessário conhecer pelo menos três peças-chave: o disco de embreagem, o platô e o volante do motor. O disco de embreagem está diretamente conectado ao câmbio, por um lado, e vai ou não entrar em contato com o platô e o volante do motor, dependendo da ação do condutor do veículo.

Quando o motorista pisa no pedal da embreagem, o disco é deslocado, por conta da força recebida com a pisada, afastando-se do platô e do volante do motor, que permanece em rotação. É nesse andamento que o motorista pode trocar a marcha.

Quando cessa a compressão do pedal, as molas do sistema voltam a empurrar a placa de pressão contra o disco de embreagem, colocando-o novamente em contato com o platô. Lembre-se: a máquina, com o carro ligado, está sempre em funcionamento! O acoplamento do disco de embreagem às outras peças faz com que a árvore rotativa do motor fique conectada ao câmbio, levando os dois conjuntos a girarem na mesma velocidade. É isso que permite a transmissão do torque que coloca o carro em movimento.

O atrito é fundamental

A embreagem funciona precisamente devido ao atrito resultante do contato entre a placa de pressão do platô e o disco de embreagem: o giro do motor, com isso, é transferido para o disco, que transmite o movimento para as rodas do carro.

Se as peças ficarem desgastadas e o material de contato perder seu coeficiente de atrito, consequentemente acontecerá o que se chama de “patinagem”: o disco de embreagem e o volante do motor passam a girar em rotações desiguais, com menor fricção do que o ideal, fazendo com que a transmissão da força do motor para as rodas fique comprometida. O acoplamento entre esses componentes deve sempre fazer com que o torque seja harmonicamente transmitido, disco de embreagem e volante girando juntos. Concluindo: a embreagem é a alma do carro.

É fascinante pensar que tudo isto acontece toda vez que trocamos de marcha! Continue ligado no Canal da Peça para aprender mais dicas sobre como funciona e como cuidar bem do seu carro!

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