Carro do futuro: o que vem por aí?

Quem, quando criança, nunca sonhou em pilotar os carros futurísticos dos Jetsons? Os veículos voadores da família do futuro possuíam uma série de bugigangas fantásticas, inimagináveis para quem acompanhou o desenho na década de 60 — época em que foi lançado. Naquele tempo, o carro do momento era o Lamborghini Miura, o primeiro veículo com motor central e com um design que, para a época, era extremamente revolucionário — tão revolucionário que inspira os muscle cars americanos até hoje. Pois bem, 50 anos se passaram desde a estreia do famoso desenho animado. Mas será que já podemos sonhar em pilotar o carro de George Jetson?

Pode ser que ainda falte muito tempo para dirigirmos carros voadores. Mas é fato que a tecnologia na área automobilística está crescendo de forma muito acelerada, acompanhando cada vez mais de perto as inovações na área de informática e de TI. Hoje já falamos em carros movidos à energia solar, carros inteligentes, realidade aumentada, dentre muitas outras inovações. Quer saber mais sobre o carro do futuro? Então confira agora mesmo algumas perspectivas da indústria automobilística para os próximos anos:

Para-brisa com realidade aumentada

A BMW utiliza a tecnologia de realidade aumentada para mostrar informações básicas no para-brisa do carro, como a velocidade ou a previsão do tempo. Daqui a algum tempo, espera-se que essa tecnologia avance e que o carro do futuro seja capaz de mostrar outras informações, como buracos à sua frente, distância até o destino final, informações do GPS, dentre outros, tudo com o uso do touchscreen.

Computadores de bordo

A Nvidia anunciou um processador dedicado exclusivamente para computadores de bordo, que promete uma performance acima do padrão com o gasto de pouca energia. Esse processador se chama Tegra X1, e a Audi já faz testes com ele. A Google e a Apple também já estão desenvolvendo os sistemas operacionais Android Auto e o CarPlay — que serão sistemas votados para o entretenimento.

Combustíveis alternativos

Diante dos problemas ambientais do planeta e do fato de o petróleo ser um recurso limitado, inúmeras empresas estudam o uso de combustíveis alternativos para os carros do futuro — como é o caso da Panasonic, que já trabalha com carros elétricos da montadora Tesla. Outros projetos envolvem carros com painéis solares, que são frequentemente expostos por pesquisadores de universidades em eventos automobilísticos. Além disso, algumas empresas, como a Toyota e a Mercedes, já estudam o uso de baterias de hidrogênio, em que o único resíduo que sairia do motor do carro seria água.

Carros inteligentes

Empresas como a Google e a Nissan trabalham intensamente no desenvolvimento de carros inteligentes, que dispensam parcial ou totalmente a necessidade de um motorista. Esses carros do futuro serão capazes de fazerem viagens sozinhos, e já há previsão de que sejam apresentados ao mercado nos próximos anos. Além de contarem com supercomputadores, esses carros serão capazes de se comunicar com outros carros que possuam tecnologia similar, evitando acidentes — sendo capazes de acionarem automaticamente os freios caso haja risco de colisão. Além disso, há previsão de que os novos veículos também sejam capazes de aprender! Eles poderão constantemente coletar informações sobre o motorista e sobre o trânsito, para acionar automaticamente determinados dispositivos — como um SMS para o chefe caso haja engarrafamento, explicando o atraso; ou a rádio que o motorista tem o costume de ouvir.

Agora nos conte se você já sabia de todas essas inovações que o carro do futuro irá trazer! Comente o post para compartilhar suas impressões conosco, e não deixe de visitar o blog do Canal da Peça para acompanhar mais novidades do mundo automobilístico!

Comentários

Newsletter - Receba grátis conteúdo sobre mecânica

SIGA O CANAL DA PEÇA

Marcas

Marketplace

Oficinas Parceiras

Anuncie sua marca!

Sem Parar
PneuStore
Moderninha Smart
C6Bank

Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Utilizamos cookies para proporcionar a melhor experiência de navegação dos nossos usuários. Confira os detalhes na nossa Política de Privacidade

Newsletter
Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Receba grátis conteúdos sobre mecânica