Chevrolet Kadett: 80 anos de História!

Chevrolet Kadett

A História do Kadett

Tudo começou no ano de 1936, quando uma pequena fábrica especializada em bicicletas e máquinas de costura, decide arriscar em novos mercados e produtos, assim surgindo a ideia de fabricar carros.

A fábrica que se aventurou nessa jornada é conhecida por nós como Opel.

Kadett Gerações
Kadett Gerações

Fonte: Best Cars

O primeiro carro que a fábrica produziu foi um modelo com motor refrigerado a água, e tinha apenas um único cilindro.

Com a crise de 1929, o presidente da Opel se viu forçado a vender a marca para uma multinacional, foi onde a General Motors entrou na jogada.

Aproveite e baixe o Manual do Proprietário de todos os Kadett’s:

Clique Aqui para Baixar o Manual de todos os Kadett’s!

A GM comprou a marca e 6 anos depois estava lançando o seu primeiro carro com carroceria monobloco em terras alemãs.

O Kadett só surgiu em 1938, a marca produziu o veículo com uma motorização um pouco maior que 1000cc, e sua vida na linha de montagem durou apenas 3 anos devido ao conflito da segunda guerra mundial.

O modelo foi plagiado pelos russos, devido os mesmos terem levado a linha da produção inteira no período de guerras. O carro foi fabricado com outro nome totalmente diferente do original, eles os denominaram de Moskvitch.

Kadett A
Kadett A
Fonte: Wikipédia

Após o período difícil e precário de guerras, a marca Opel, só retomou a vida do Kadett no ano de 1962.

Neste ponto a montadora resolveu ousar lançando modelos de duas portas e quatro portas. A volta do Kadett marcou o modelo como geração A.

Opel Kadett B
Opel KadettB

Fonte: Wheels Sage

A geração B do Kadett surgia em 1965 com uma nova estilização do modelo, que além de novos detalhes, a motorização também recebia novas opções: de 1100cc a 1900cc. Além dos motores, a família Kadett cresceu, ganhando versões de carrocerias exclusivas como a fastback e perua.

 

Kadett C
KadettC

O Salão de Frankfurt

Em 1973 o Kadett C foi apresentado na Alemanha como lançamento, paralelamente, sendo lançado no Brasil com o nome Chevette, o modelo fez muito sucesso e ficou em linha até ser substituído pelo Chevrolet Corsa.

O Kadett era o carro-chefe da Opel, sendo concorrente do:

  • VW Golf;
  • Ford Escort;
  • Peugeot 304;
  • Fiat 124.
Opel Kadett C
Opel KadettC

Fonte: CarandClassic

Na Europa e nos Estados Unidos, a marca resolveu lançar uma versão hatchback que foi denominada Kadett City, anos depois, o nosso Chevette receberia a mesma opção de carroceria.

O objetivo da criação do modelo era para concorrer com modelos menores, como VW Polo.

Kadett Globalizado
Kadett Globalizado
Fonte: Opel GT

O Kadett globalizado

O Kadett foi um carro que teve seu projeto em plataforma global, sendo fabricado e disponibilizado em vários países como:

  • Japão (Isuzu);
  • Inglaterra (Vauxhall Chevette);
  • Austrália (Holden Gemini);
  • EUA (Chevrolet Chevette e Pontiac T-1000).

O carro sofria mudanças de acordo com o mercado de cada país que era disponibilizado, se adequando melhor as preferências do público.

Na Inglaterra, o modelo era produzido pela Vauxhall, diferenciava através do capô fechado que foi adotado, o visual dianteiro era sem grade e a entrada de ar ficava abaixo do para-choque.

O Kadett disponibilizado pela Marca Isuzu no Japão, tinha uma configuração muito curiosa, os seus retrovisores eram no capô, como o antigo GT-R e outros carros da década de 70 japoneses.

Isuzu
Isuzu
Fonte: Wikipédia

A quinta geração

O Kadett de quinta geração, conhecida como “D”, já era equipado com motor na posição transversal e abria a mão da tração traseira para a dianteira.

Veja Também matérias relacionadas de outros Blog’s

Veja os Problemas Mais Frequentes da Linha Kadett e o Custo dos Reparos

Dúvidas na Escolha da Cor e Visual do Kadett GL 2.4

Esse modelo chegou a vir para solo brasileiro, porém o mesmo veio para estudos para o lançamento do Monza, o carro foi usado como parâmetro para o desenvolvimento do sedan.

Kadett GSI
Kadett GSI

Fonte: Flatout

Sexta e última geração

O Kadett geração E, surgiu em 1989, e sua produção foi encerrada em 1991 dando lugar para o Astra, nome já utilizado no Kadett inglês pela Vauxhall. No Brasil, ele teve sua vida alongada até 1998.

No Brasil

Quando foi lançado no Brasil em 1989, o Kadett tinha uma missão: ser o hatchback médio da linha, visto que o Monza hatchback, lançado em 1982, não fez tanto sucesso assim, mesmo com a versão esportiva S/R.

Tanto que os hatches básicos saíram de linha em 1986 e o S/R, em 1988.

Para substituí-lo, a Chevrolet passou a fabricar o Kadett no Brasil, acertando a mão desta vez.

O Monza seguiu até o início da década de 1990 como o sedã da família, e a Chevrolet Ipanema, também lançada em 1989, era a perua.

O carro mais inovador da época

O Kadett foi o primeiro carro produzido em série a utilizar vidros colados (para-brisa e traseira), além disso, ele tinha:

  • Suspensão traseira regulável a ar;
  • Contava com um motor a álcool com injeção eletrônica (junto com o Monza em 1991);
  • Pneus série 65 (Kadett GS 1991).
Painel GSI
Painel GSI

 

Foi o primeiro carro da Chevrolet a utilizar computador de bordo e check-control.

Além de possuir o melhor coeficiente aerodinâmico da época: cx 0,30 no Kadett GS e cx 0,32 nos demais modelos.

A Ipanema

A Ipanema 3 portas foi exclusiva do Brasil, mas não tivemos o hatch 5 portas.

A Ipanema 5 portas não usava a ótima trava de porta junto à maçaneta, e sim os velhos pinos.

As portas eram importadas, pelo menos no início, e na Alemanha não se importavam com as travas.

As primeiras Ipanemas 2.0L eram equipadas com pneus 165/80 R13.

Em 1992, foi equipado com um sinal luminoso adaptativo indicando a troca de marcha e era ligado à injeção, teve seu fim em 1996.

Kadett Conversível GSI
Kadett Conversível GSI

Fonte: Quatro Rodas

O Kadett conversível era fabricado no Brasil e era enviado para a Alemanha para ser customizado pela Bertone e retornava logo em seguida ao Brasil para ser vendido ao consumidor.

O fim chegou em 1998 com o hatch sendo substituído pelo Chevrolet Astra de segunda geração.

Confira o Kadett GSI e seus detalhes pelo vídeo da Garagem do Bellote!

Fonte da capa do Blog: Pinterest e Quatro Rodas

Encontre lojas que entregam peças relacionadas a matéria:

Motor
Coletores
Filtro de ar
Pistões
Carburador
Escapamento

[rainmaker_formid=”9468″]

Comentários

Newsletter - Receba grátis conteúdo sobre mecânica

SIGA O CANAL DA PEÇA

Marcas

Marketplace

Oficinas Parceiras

Anuncie sua marca!

Sem Parar
PneuStore
Moderninha Smart
C6Bank

Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Utilizamos cookies para proporcionar a melhor experiência de navegação dos nossos usuários. Confira os detalhes na nossa Política de Privacidade

Newsletter
Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Receba grátis conteúdos sobre mecânica