Clássicos Canal da Peça: Porsche 911

Depois do menor e do mais caro automóvel do planeta, o Canal da Peça presta homenagem a um automóvel que conquistou incontáveis admiradores desde o início de sua produção, em 1964: o Porsche 911. E esta supermáquina continua arrebatando corações até hoje!

VEJA MAIS:
Conheça o Peel P50, o menor carro do mundo
Por R$11,2 milhões esse carro pode ser seu

Surgiu para substituir, mas chegou para ficar

No final da década de 1950, os projetistas da famosa empresa automobilística Porsche AG, sediada em Stuttgart, Alemanha, começaram a arquitetar um carro substituto para a sua primeira e única linha de automóveis, o Porsche 356. O projeto do modelo 356 teve por base a carroceria do Volkswagen Fusca do pós-Segunda Guerra Mundial e passou a receber pequenas alterações de design na virada para a década de 1960, com o lançamento das linhas 356B (de 1959 a 1963) e 356C (de 1963 a 1965). Em paralelo, muitos outros protótipos foram projetados e construídos. Um desses exemplares, denominado 901, foi apresentado em 1963 na Internationale Automobil-Ausstellung (IAA), o salão do automóvel de Frankfurt. Seu formato esportivo e suas linhas arrojadas alcançaram imediatamente grande popularidade.

No ano seguinte à exibição no salão do automóvel, por conta de problemas relacionados a direitos autorais com a Peugeot, aquele protótipo que tanto chamou a atenção foi rebatizado para Porsche 911 e teve finalmente seu lançamento comercial, tornando-se, desde então, um símbolo da marca.

Em evolução constante

Desde o primeiro modelo, o Porsche 911 segue em produção, evoluindo a cada novo projeto. Em sua primeira linha, o carro era equipado com motor boxer traseiro de seis cilindros e 130 cavalos, refrigerado a ar – o que permitia um desempenho invejável, chegando a atingir a velocidade de 209 km/h. Era um automóvel de quatro lugares e com câmbio manual de cinco marchas. Em 1965, foi lançado o Porsche 912, com motor de quatro cilindros e 90 cavalos, destinado a condutores menos indômitos.

A linha 911S veio em 1966, mais potente que a anterior, com motor de 160 cavalos. Em seguida, chegou a versão 911 Targa, com painel removível no lugar do teto e barra estabilizadora de aço inoxidável. Ainda em 1967, foram produzidos os modelos 911T, com motor de 110 cavalos, e 911R, com motor de 210 cavalos, em série limitada e com evidente apelo esportivo (obtendo bastante êxito em corridas automobilísticas).

No início da década de 1970, os motores passaram a ter 2.195 cilindradas, trazendo também suas potências e torques aumentados para todos os modelos. A máquina continuou a ser montada na traseira do veículo.

O modelo 911 Carrera RS 2.7, fabricado entre 1972 e 1974, tornou-se um clássico da linha, apresentando um motor maior e com desempenho de 210 cavalos de potência e o inconfundível spoiler traseiro “cauda de pato”. Outras modificações foram surgindo ao longo do tempo, continuando a encantar os fãs do 911, até algo bastante inovador acontecer em 1998.

Um foguete resfriado a ar ou a água

Entre 1964 e 1998, até o modelo 993, o carro seguiu fabricado com motores arrefecidos a ar. Após 34 anos de tradição, em meados de 1997, a família 996 trouxe algo de bastante novo para a Porsche: um motor arrefecimento a água, mantendo-se, porém, a estrutura no formato boxer com 6 cilindros. O carro também apresenta tecnologia mais avançada e econômica.

Os admiradores mais irredutíveis, frente ao modelo 996 e suas versões, costumam tecer várias críticas, porque se diz que a série afronta algumas tradições da marca. Entretanto, apesar dessas discussões, o que não se pode contestar é que todas as variações que a linha recebe, tanto aquelas realizadas pela própria Porsche quanto as modificações feitas por particulares, para corridas ou competições de rally, são um tremendo sucesso no desempenho e na beleza.

A linha 911, já dos seus respeitáveis mais de meio século de idade, não dá sinal algum de parar, e promete continuar encantando as próximas gerações de apaixonados por carros.

É fã da Porsche? Gostaria de ver outro modelo no Clássicos Canal da Peça? Conte pra gente, nos comentários!

Créditos da imagem:
Darren Brode / Shutterstock.com

Comentários

Newsletter - Receba grátis conteúdo sobre mecânica

SIGA O CANAL DA PEÇA

Marcas

Marketplace

Oficinas Parceiras

Anuncie sua marca!

Sem Parar
PneuStore
Moderninha Smart
C6Bank

Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Utilizamos cookies para proporcionar a melhor experiência de navegação dos nossos usuários. Confira os detalhes na nossa Política de Privacidade

Newsletter
Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Receba grátis conteúdos sobre mecânica