Como aproveitar melhor o tempo de trabalho dentro da oficina?

Veja o que é preciso para montar uma Oficina Mecânica

Confira a seguir 5 dicas de como gerenciar o tempo e organização de uma oficina para ganhar tempo e dinheiro

Sendo por gosto ou questão de necessidade, o brasileiro sabe a hora de procurar uma oficina mecânica.

Desta forma, encontrar um local que oferece serviços de qualidade, seja por indicação, uma fachada chamativa é só o começo.

Como gestor, o mecânico deve sempre procurar melhorias em seus serviços, na busca de diminuir o impacto de problemas e rentabilizar seu negócio.

oficina mecânica

Oficina organizada é sinônimo de otimização – foto: Pixy

Cuide bem da gestão do seu negócio

Administrar não significa apenas controlar o livro de caixa, os pagamentos de fornecedores e funcionários e as contas. A gestão do negócio só funciona de maneira satisfatória quando usada de forma estratégica.

Uma maneira de otimizar a gestão da oficina é buscar a solução de algumas perguntas: qual o custo fixo da oficina? Que tipo de trabalho é feito para conquistar e manter um cliente? Qual o percentual de lucro sobre produtos vendidos? A quantidade de funcionários é adequada para toda a demanda?

As respostas para essas questões devem servir como metas para manter o negócio no azul. É através da análise dos resultados da sua oficina que você vai descobrir quais são os pontos que precisam passar por mudanças para aumentar o rendimento.

Dividir as tarefas garante a eficiência

Os mecânicos que trabalham nas oficinas muitas vezes são bem unidos e se juntam com frequência para finalizar o trabalho em um carro, por exemplo.

Por mais que o trabalho colaborativo funcione, separar os mecânicos em funções específicas pode ser uma maneira de agilizar os serviços. O ideal é aproveitar a colaboração apenas em caso do trabalho designado por aquele mecânico estar parado e ele possa ajudar seu companheiro.

Alguns mecânicos são melhores em uma tarefa do que em outras e é preciso explorar a qualidade específica de cada um em prol da eficiência.

Veja Também:

Lugar de mulher é na oficina, sim!

Oficina na era digital

Outra questão a ser ponderada é a relação entre o fluxo de caixa, a média de clientes atendidos por dia e a quantidade de funcionários em sua equipe. É melhor optar por uma equipe reduzida, com bons profissionais que estejam sempre ocupados com tarefas. Lembre-se: mesmo que a divisão do trabalho seja bem-feita e a equipe seja bem dimensionada, nada disso funcionará se os funcionários não forem aptos a realizar as demandas do dia a dia com qualidade. Mão de obra competente tem seu preço, mas é garantia de um trabalho bem elaborado.

oficina suspensão

Dividir as tarefas ganha tempo na oficina. Deixe a colaboração apenas caso haja ociosidade – foto: Pixabay

Manter o estoque organizado poupa tempo

O estoque não é apenas um depósito para as peças disponíveis para uso. Ele também é um local de organização de ferramentas e de materiais que podem ser reutilizados. Organizar o estoque é algo que exige dedicação e tempo, mas, a partir do momento em que tudo está em ordem, não haverá perda de tempo para encontrar as coisas. Além disso, o processo de conferência também ficará mais rápido. Catalogar e identificar pode parecer perda de tempo na hora, porém vai te economizar nos trabalhos seguintes.

Estoque virtual

Se você não tem espaço físico para um estoque, aproveite a venda virtual das peças, que pode ser uma estratégia interessante para garantir o estoque otimizado, que esteja alinhado com a realidade da sua oficina, uma vez que não há acúmulo de peças com pouca saída.

Confira no Canal da Peça centenas de autopeças que podem atender você. Clique aqui e conheça.

amortecedores
Amortecedores
embreagem
Kits de embreagem
 
baterias
Baterias

 

Organização da oficina

Organizar o tempo na oficina é resultado da soma desses três pontos: uma administração atenta e compromissada, capaz enxergar pontos a melhorar; a divisão de tarefas entre os funcionários para maior eficiência e o controle do estoque. Seguindo essa estratégia, você garantirá o bom uso dos recursos e a otimização do tempo na sua oficina.

Ferramentas e organizadores Tramontina

Armários e organizadores são investimentos essenciais para otimizar o tempo – foto: divulgação Tramontina PRO

Em oficinas com espaço, é possível dividi-lo para que cada mecânico tenha onde executar a sua função e fique com a responsabilidade sobre suas ferramentas, organização e limpeza. Deixar a bancada, elevador, e ferramentas compartilhadas em locais estratégicos para o acesso, também contribui para maior velocidade no trabalho.

Qualificação

Mesmo com a oficina organizada e visualmente apresentável, nada fará mais diferença do que a qualificação dos profissionais.

Desde o atendimento da recepção até os mecânicos que estão com a mão na massa, há diversos cursos de qualificação oferecidos pelas fabricantes como da Marelli, Bosch, Nakata, MTE-Thomson e também cursos profissionalizantes oferecidos pelo Senai, Escola do Mecânico  e outras escolas e oficinas.

Veja a seguir o depoimento de um ex-aluno do Senai, hoje empresário e gestor de oficina

Crédito da foto de capa do Blog: Pixabay

Encontre lojas que entregam peças relacionadas a matéria:

Motor
Coletores
Filtro de ar
Pistões
Escapamento

Comentários

Newsletter - Receba grátis conteúdo sobre mecânica

SIGA O CANAL DA PEÇA

Marcas

Marketplace

Oficinas Parceiras

Anuncie sua marca!

Sem Parar
PneuStore
Moderninha Smart
C6Bank

Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Utilizamos cookies para proporcionar a melhor experiência de navegação dos nossos usuários. Confira os detalhes na nossa Política de Privacidade

Newsletter
Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Receba grátis conteúdos sobre mecânica