Como as montadoras estão apostando em tecnologia para modernizar seus carros?

O desenvolvimento de novas tecnologias para o transporte humano é um dos maiores desafios das montadoras. O modelo do automóvel pessoal, concebido no início do século XX por Henry Ford, está em processo evolutivo contínuo e que pede mudanças em suas cadeias produtivas e tecnologias. Dia após dia, as empresas automotivas estão inserindo novos recursos tecnológicos em seus modelos, mas para que isto se torne concreto no mercado é preciso muita pesquisa e desenvolvimento. Confira como as montadoras estão apostando na tecnologia para modernizar seus carros.

Novos modelos, novas ideias

Quem frequenta eventos como o salão do automóvel sabe que as grandes marcas não lançam apenas seus modelos tradicionais ou as novidades de sua linha. Em muitos stands é possível ver modelos híbridos e protótipos que são um esboço dos modelos do futuro. As preocupações não são apenas restritas ao design futurista, na verdade muitos carros conceito apresentam estudos mais focados na emissão de poluentes, tecnologia de transmissão de informações e conectividade.

Tecnologia verde

Carros com até 9 marchas que prometem reduzir o consumo, movidos à eletricidade,biocombustíveis ou em sistemas híbridos são algumas das novidades da indústria, que busca saídas para aliviar o impacto ambiental dos automóveis. Esses estudos envolvem questões ambientais e o desenvolvimento de motores inteligentes que melhorem o aproveitamento da combustão ou o uso de outras fontes de energia.

Internet das coisas

Essa estranha frase define a vanguarda dos estudos tecnológicos. Trata-se da conexão de objetos do cotidiano com a internet e dispositivos de comunicação. Estudos apontam que até 2020 mais de 250 milhões de carros possuirão capacidade de se conectar durante seus trajetos. Diante desta realidade é impossível imaginar onde as inovações podem parar, basta olhar para o que era o celular há míseros 20 anos atrás e quais eram as previsões de tecnologia para o aparelho.

O uso de computadores de bordo já não é novidade, mas pouco a pouco novas perspectivas são criadas para estes equipamentos. A grande expectativa é que as melhorias auxiliem na segurança ao volante, redução de acidentes e na experiência do motorista.

Incentivo

Alguns países reconheceram a importância do desenvolvimento tecnológico do setor automotivo e fizeram deste cenário uma oportunidade para desenvolver a indústria local e ajudar as empresas através de incentivos fiscais. Aqui no Brasil existe um programa de desenvolvimento específico para as montadoras, que deixam de pagar imposto sobre o IPI mais alto.

Em busca de talentos

As empresas automotivas estão de olho nos novos talentos da robótica, engenharia, tecnologia da informação e ciência da computação. Os estudantes destas áreas devem ficar de olho em eventos de desenvolvimento tecnológico patrocinados pelas empresas e também nas oportunidades de estágio e aprendizado.

Existem diversas maneiras de identificar os avanços tecnológicos que as montadoras tiveram ao longo dos anos. Aos poucos as inovações vão sendo inseridas nas linhas comerciais das empresas e, assim, se tornando habituais aos consumidores, assim como aconteceu com o etanol, os motores flex ou o sistema de computação de bordo.

Você conhece alguma outra inovação da indústria ou já comprou algum modelo com novas tecnologias? Então compartilhe suas experiências aqui nos comentários!

Comentários

Newsletter - Receba grátis conteúdo sobre mecânica

SIGA O CANAL DA PEÇA

Marcas

Marketplace

Oficinas Parceiras

Anuncie sua marca!

Sem Parar
PneuStore
Moderninha Smart
C6Bank

Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Utilizamos cookies para proporcionar a melhor experiência de navegação dos nossos usuários. Confira os detalhes na nossa Política de Privacidade

Newsletter
Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Receba grátis conteúdos sobre mecânica