4 Dicas Para Aumentar a Vida Útil da Bateira do Carro

bateria automotiva

A bateria é a principal fonte de energia para o veículo e a manutenção preventiva é a melhor solução para evitar danos neste componente!

Dar a partida o carro todas as manhãs é rotina dos motoristas em todo mundo. O que pouca gente observa, nesse momento é que para colocar o motor em funcionamento é necessário um componente vital e muito conhecido: a bateria do carro.

Sua preservação e o aumento de sua vida útil devem estar na lista de prioridades da manutenção do veículo.

Veja Também:

Descubra Como Escolher a Melhor Bateria Para o Carro

O que é Zinabre? Como Resolver?

Também é preciso bom senso para substituir a peça quando o desgaste for muito grande. Você verá a seguir 4 dicas valiosas para fazer a manutenção elétrica dos possantes, aumentando sua vida útil.

Dica 1 : Cuidado com os faróis e acessórios

Dar a partida no carro com os faróis ligados é um grande baque à bateria. Além de fornecer energia à queima do combustível, será preciso manter as luzes acesas, sobrecarregando todo o sistema elétrico do carro.

farol
Farol

Fonte: Promoções Rede VW

O mesmo raciocínio pode ser aplicado aos acessórios. Itens como rádio, leitor de DVD e luzes internas do veículo devem ser desligados nos momentos de maior demanda da bateria, especialmente quando o carro está desligado.

Lembre-se de que vidros e travas elétricas, bem como os sistemas de alarme, continuam consumindo carga mesmo quando não estão sendo utilizados. É preciso redobrar a atenção com o sistema elétrico quando o carro contar com esses recursos.

Dica 2: De olhos nos terminais e no clima

Os polos da bateria são feitos de metal, podendo sofrer desgastes com o passar do tempo. Vale a lembrança de manter sempre as proteções de plástico por cima dos terminais, conforme recomendam os fabricantes, para diminuir ao máximo o desgaste causado por fatores externos.

Até mesmo o clima da cidade em que você mora pode interferir no funcionamento da bateria do carro.

Polos da bateria
Polos da Bateria

Fonte: AutoPapo

No verão, o calor intenso acelera as reações químicas que ocorrem em seu interior, podendo acelerar a descarga elétrica.

Por outro lado, no inverno, o metal que compõe os polos da bateria se retrai com o frio, tornando mais difícil a transmissão da carga e causando, novamente, descarga excessiva da carga acumulada em seu interior.

Dica 3: Substituição da bateria do carro

Em geral, a bateria do carro tem vida útil entre 2 e 3 anos. É preciso se programar para a sua substituição no prazo adequado, evitando surpresas desagradáveis e diminuindo o desgaste em outros componentes do motor, como veremos no próximo tópico.

Dica4: Evite o desgaste excessivo de outros componentes

A bateria faz parte do sistema elétrico do carro. Seu desgaste excessivo prejudica o funcionamento de todo o sistema, trazendo prejuízos que podem se tornar altos.

O alternador, por exemplo, é responsável por converter a energia mecânica, do movimento do veículo, em elétrica, armazenada na bateria. Isso acontece a partir de polias e correias, que vão precisar trabalhar mais para enviar uma mesma carga para uma bateria que está com desgaste excessivo.

Uma boa prática é verificar o desgaste tanto do alternador em si quanto das polias e correias a cada 6 meses.

Para o mecânico, a manutenção preventiva significa dinheiro no bolso. Para o motorista, significa confiança e segurança no seu dia a dia.

Confira como prolongar a vida útil da bateria do seu veículo do canal TVCidadeVerde

Crédito da foto de capa do Blog: Shutterstock

Encontre lojas que entregam peças relacionadas a matéria:

Baterias
Motor
Base das Baterias
Filtro de ar
Tampa de Baterias
Carburador
Escapamento

Comentários

Newsletter - Receba grátis conteúdo sobre mecânica

SIGA O CANAL DA PEÇA

Marcas

Marketplace

Oficinas Parceiras

Anuncie sua marca!

Sem Parar
PneuStore
Moderninha Smart
C6Bank

Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Utilizamos cookies para proporcionar a melhor experiência de navegação dos nossos usuários. Confira os detalhes na nossa Política de Privacidade

Newsletter
Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Receba grátis conteúdos sobre mecânica