Como é fabricada uma suspensão de competição

Evandro Fuzari da Black Z Suspensões mostrou ao Canal da Peça como é feita a preparação de uma suspensão para corrida.

O retrabalho dos amortecedores começa com uma sucata de amortecedor usado. É retirado dele a tinta, e reduzido seu tamanho em cerca de quatro centímetros. O amortecedor passa por um torno para que seja feito o corte da peça de forma correta.

Veja Também:

Fixa, Ar e Rosca: Qual é a Melhor Suspensão?

Buchas da Suspensão: veja como identificar o problema

 

É feita também a troca do prato original, o óleo é usado com a viscosidade correta, molas internas e após o processo, é conferida a carga no dinamômetro de amortecedor.

Esse teste define o valor da carga e essa variação de carga do amortecedor vai definir a dureza.

Nos carros de corrida, é importante ter a carga, haste, válvulas muito bem regulados, pois o resultado desse trabalho reflete no melhor tempo de pista.

A subida e a descida do amortecedor são cargas diferentes e tem regulagens diferentes de acordo com o carro e até mesmo o peso do piloto. Em um carro de arrancada, por exemplo, através do controle de carga, a subida fica mais lenta e a descida suave para manter a frente do carro mais próxima do chão.

Suspensão com regulagem de rosca
Suspensão com regulagem de rosca (foto: Shutterstock)

Porque não é utilizado suspensão a ar nos carros de pista? Pois ela é macia, há flutuação em curvas, por exemplo, algo que não funciona em pista.

A suspensão com amortecedor/mola regulado com rosca, a altura está relacionado diretamente à carga. Quanto mais baixo, mais carga, regulado através da rosca. Esse kit associado a uma bandeja tubular, na pista de arrancada, consegue tracionar ainda mais pois deixa a suspensão muito rígida.

coxins e batentes mobensaniConfira o vídeo do Canal da Peça sobre a fabricação de amortecedores e suspensão para corrida

Crédito da foto de capa do Blog: Shutterstock

Encontre lojas que entregam peças relacionadas a matéria:

Molas da Suspensão
Motor
Cubo de Roda
Barras Estabilizadoras
Bieletas
Carburador
Amortecedores

 

Comentários

Newsletter - Receba grátis conteúdo sobre mecânica

SIGA O CANAL DA PEÇA

Marcas

Marketplace

Oficinas Parceiras

Anuncie sua marca!

Sem Parar
PneuStore
Moderninha Smart
C6Bank

Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Utilizamos cookies para proporcionar a melhor experiência de navegação dos nossos usuários. Confira os detalhes na nossa Política de Privacidade

Newsletter
Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Receba grátis conteúdos sobre mecânica