Evandro Fuzari da Black Z Suspensões mostrou ao Canal da Peça como é feita a preparação de uma suspensão para corrida.
O retrabalho dos amortecedores começa com uma sucata de amortecedor usado. É retirado dele a tinta, e reduzido seu tamanho em cerca de quatro centímetros. O amortecedor passa por um torno para que seja feito o corte da peça de forma correta.
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É feita também a troca do prato original, o óleo é usado com a viscosidade correta, molas internas e após o processo, é conferida a carga no dinamômetro de amortecedor.
Esse teste define o valor da carga e essa variação de carga do amortecedor vai definir a dureza.
Nos carros de corrida, é importante ter a carga, haste, válvulas muito bem regulados, pois o resultado desse trabalho reflete no melhor tempo de pista.
A subida e a descida do amortecedor são cargas diferentes e tem regulagens diferentes de acordo com o carro e até mesmo o peso do piloto. Em um carro de arrancada, por exemplo, através do controle de carga, a subida fica mais lenta e a descida suave para manter a frente do carro mais próxima do chão.
Porque não é utilizado suspensão a ar nos carros de pista? Pois ela é macia, há flutuação em curvas, por exemplo, algo que não funciona em pista.
A suspensão com amortecedor/mola regulado com rosca, a altura está relacionado diretamente à carga. Quanto mais baixo, mais carga, regulado através da rosca. Esse kit associado a uma bandeja tubular, na pista de arrancada, consegue tracionar ainda mais pois deixa a suspensão muito rígida.
Confira o vídeo do Canal da Peça sobre a fabricação de amortecedores e suspensão para corrida
Crédito da foto de capa do Blog: Shutterstock
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