Você sabe o que é e como é formada a borra de óleo no motor do carro?

como é formada a borra de óleo

Veja como a borra de óleo pode se formar no motor e o que ela pode provocar. A prevenção desse problema pode ser mais simples do que você imagina. Confira a seguir.

A borra de óleo pode ser a assassina de um motor muito antes do tempo. Assim como o colesterol nas veias, o óleo forma crostas que se depositam e impede a passagem de óleo nas galerias, além de dificultar a boa lubrificação do motor.

A produção da borra de óleo pode se dar por diversos fatores, sobretudo a falta da troca de óleo na data correta e a especificação do óleo diferente do indicado pelo fabricante. Porém não é só isso, veja a seguir.

Borra de óleo: depósito de carbono provoca solidificação do lubrificante, maior calor e perda de propriedades (reprodução: AUTOCAR CAR SERVICE)
Óleo escuro não é necessariamente óleo ruim

Assim como o sangue venoso, que carrega o gás carbônico no corpo e outras impurezas para ser filtrado e volta a circular, o óleo do motor também carrega as impurezas e sua cor é indício de que ele está circulando da forma correta.

A aparência escura se dá, principalmente em veículos movidos à diesel e gasolina, pois como todo motor, o combustível contamina o óleo e por serem derivados do petróleo, possuem propriedades diferentes do álcool. O óleo circula por componentes metálicos e carrega consigo contaminantes como os depósitos e água.

Veja a seguir um Fiat Palio Fire com menos de 100 mil quilômetros com borra de óleo e como foi solucionado na AUTOCAR CAR SERVICE

Os depósitos de óleo provocam falhas na lubrificação

Ao ser exposto ao calor e oxidação, as propriedades originais do óleo são alteradas e em vez de lubrificante, ele se assemelha a uma pasta com areia. Isso se dá por contaminantes do óleo e são responsáveis pelo entupimento do filtro e galerias do motor. Além disso, o óleo quando perde suas propriedades passa a queimar e formar mais borra.

A borra pode ser o fim da linha para o motor

O motor é feito com partes móveis, que deslizam suavemente umas sobre as outras, gerando energia e combustão. A borra de óleo se forma nas partes mais quentes do motor, por exemplo a parte superior do cabeçote, onde ficam molas, comandos e válvulas.

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Onde a borra se acomoda, começa a gerar mais calor e atrito entre as partes móveis do motor, aumentando consideravelmente o desgaste destas peças móveis.

Devido às galerias de óleo possuírem passagens muito estreitas e finas, com micropassagens, nestes pontos a borra de óleo entope com uma grande facilidade e o calor com a falta de lubrificação provocará o dano irreparável em bronzinas e mancais.

Borra de óleo contamina bronzinas, virabrequim e bielas (reprodução: AUTOCAR CAR SERVICE)
A borra pode começar nos depósitos de carbono

Como todo óleo, o óleo de motor é formado por uma base de carbono e quando ele é queimado, forma depósitos de carbono. Pode-se fazer um comparativo paralelo quando se queima o fundo da panela do almoço. Aquele fundo preto e áspero é como o depósito de carbono devido à borra de óleo do motor. Quanto mais tempo o óleo queimar, mais difícil será a limpeza.

BMW 320i Turbo: pressão de óleo baixa e fumando. Borra de óleo ou turbina? Veja com a AvantGarde Performance & Maintenance

bmw 320 turbo com borra de óleo
BMW Turbo com problemas de lubrificação precisou de desmontagem do motor para limpeza (reprodução: AvantGarde Performance & Maintenance)
Óleo sintético é bom, porém não é salvador

O óleo mineral corre mais risco de formar borra devido à temperatura do que o óleo de base sintética. O óleo de base sintética possui uma taxa de evaporação menor que o óleo mineral, fornecendo uma proteção maior contra o calor, porém isso não significa que ele pode neutralizar a formação de borra.

Principais motivos da formação da borra de óleo

Há uma série de motivos que podem gerar borra de óleo do motor. A falta de manutenção está no foco de todos os motivos, afinal, o problema de borra de motor é facilmente detectado por um mecânico profissional. Geralmente a formação de borra está relacionada a mais de um dos itens que listamos abaixo:

Troca de óleo fora da quilometragem correta: esse é o principal motivo da formação da borra de óleo do motor. Com o óleo esquentando e esfriando diariamente, ao longo do tempo suas propriedades se perdem e ele começa a queimar e formar depósitos de carbono.

Troca de óleo fora da data correta: o óleo possui validade após ser aplicado ao motor. Por ele circular por todas as galerias do motor, ele se contamina e o ideal é que ele seja substituído a cada seis meses ou na quilometragem indicada.

Uso severo: o uso severo do motor gera a necessidade de antecipar as trocas de óleo para cerca de metade da quilometragem indicada no manual. O uso severo se dá quando o veículo é utilizado no dia a dia sem chegar na temperatura ideal de funcionamento (trechos curtos), ou também pelo dia a dia passando por trânsito pesado, onde o motor trabalha sempre muito quente. Consulte o manual do veículo ou um reparador para verificar a indicação da troca de óleo do veículo em uso severo.

Troca de óleo sem troca do filtro: o filtro de óleo é responsável por captar os contaminantes do óleo, seja borra ou partículas metálicas. A troca de óleo sem troca de filtro acaba contaminando o óleo novo antes da data comum.

Óleo fora da especificação do fabricante: a especificação do óleo segue uma série de características do motor do veículo (temperatura de trabalho, folgas nas partes móveis, tamanho de galerias, pressão da bomba de óleo), portanto o manual do fabricante indica a viscosidade apropriada para o veículo. A troca da viscosidade do óleo do motor pode ser um dos motivos da formação de borra.

Confira uma avaliação sobre borra de óleo com o Dr. Carro. Formas de evitar o problema

Serviço:
Autocar Car Service: .☎📲(11) 4022-2252 / (11) 94769-1601 .📧 autocar.comercial01@gmail.com .🏁Av. Da Saudade, 130 – Vila Padre Bento, Itu, SP – 13313-000
AvantGarde Performance & Maintenance: ☎📲: (11) 5533-0303 – Endereço: Av. Morumbi, 8641 – Santo Amaro, São Paulo – SP, 04703-004 avgd.com.br

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