Como Funciona o sistema de Ar-Condicionado Automotivo

Ar-Condicionado Automotivo

Entenda como o sistema de ar-condicionado funciona e porque o ciclo de refrigeração, estudado na área de termodinâmica, é tão importante para esta aplicação.

O ar-condicionado é um sistema de refrigeração voltado para o conforto térmico das pessoas ou até mesmo para estoque de alimentos e medicações, garantindo a não degradação dos mesmos.

Veja Também:

Ar-Condicionado Tira Potência do Motor?

4 Etapas Para Instalação do Ar-Condicionado no Fusca!

Nos veículos este sistema tem o objetivo de fornecer conforto térmico para os passageiros, garantindo uma ida e vinda mais confortável para todos que nele estão presentes.

O sistema de ar-condicionado, assim como os sistemas de refrigeração, tem como base de projeto o Ciclo de Refrigeração, estudado na área de termodinâmica da engenharia.

Ciclo de Refrigeração
Ciclo de Refrigeração

Fonte: Dreamstime

Como apresentado acima, o ciclo de refrigeração conta com 4 itens o evaporador (responsável pela troca térmica do ar quente com o fluido de trabalho frio – é ali que o ar fica gelado e o fluido de trabalho no estado gasoso), o compressor (responsável por fornecer energia ao fluído de trabalho), o condensador (agora com o fluído de trabalho no estado gasoso – vapor – é no condensador que ele retorna ao estado líquido) e por fim a válvula de expansão (regula o fluxo do fluido de trabalho e por causa disso a temperatura antes e depois da válvula é diferente; Antes é quente e depois é frio).

É no motor que encontra-se o compressor, ele funciona a partir da rotação da polia de acionamento, ligada a polia de sincronismo do motor.

Kit de Ar-Condicionado do Veículo
Kit de Ar-Condicionado do Veículo

Fonte: Lista Mais

O condensador assim como o evaporador encontram-se, normalmente, na parte frontal do veículo, para que ocorra uma maior troca térmica com o ar que sopra quando o veículo esta em movimento, aumentando assim o rendimento do sistema.

A válvula de expansão encontra-se na própria linha do fluido de trabalho, é um componente pequeno e não exige tanto estudo para sua fixação.

Confira no vídeo abaixo como funciona o sistema de ar-condicionado dos veículos.

Como funciona o sistema de ar condicionado automotivo? do canal Mario Meier Ishiguro

Crédito da foto de capa: Pinterest

Encontre lojas que entregam peças relacionadas a matéria:

Ar-Condicionado
Motor
Correias
Filtro de ar
Correntes
Carburador
Escapamento

Comentários

Newsletter - Receba grátis conteúdo sobre mecânica

SIGA O CANAL DA PEÇA

Marcas

Marketplace

Oficinas Parceiras

Anuncie sua marca!

Sem Parar
PneuStore
Moderninha Smart
C6Bank

Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Utilizamos cookies para proporcionar a melhor experiência de navegação dos nossos usuários. Confira os detalhes na nossa Política de Privacidade

Newsletter
Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Receba grátis conteúdos sobre mecânica