Como Funciona a Injeção Eletrônica?

injeção eletrônica

Veja todos os componentes que participam do sistema de gerenciamento da injeção eletrônica e a função de cada componente presente no conjunto!

A injeção eletrônica calcula a quantidade de combustível a ser injetada na mistura ar/combustível para que a esta seja estequiométrica, ou seja, a quantidade de ar e combustível seja “perfeita” para que ambas reajam por completo quando ocorre a ignição.

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Para que esta quantidade de combustível seja calculada é necessário o emprego de diversos sensores.

Sonda lambda

Sensor que avalia a quantidade de oxigênio presente nos gases de escape.

Esta sonda envia sinais para a ECU (Engine Control Unit – Unidade de Comando do Motor) por meio de pulsos elétricos, controlando a quantidade de combustível a ser utilizada no motor.

Fonte: Blamper.ru

Sensor de fluxo de ar (MAF)

Este sensor informa e ECU a quantidade de ar que esta sendo admitida pelo sistema de admissão do motor do veículo.

É a partir dele, juntamente com o sinal recebido da sonda lambda que o módulo de controle do motor determina a quantidade de combustível a ser injetada na mistura ar/combustível.

Como funciona o sensor de fluxo de ar (MAF) do canal MTE THOMSON

Sensor de pressão absoluta do coletor de admissão (MAP)

O sensor MAP é o sensor responsável por coletar amostras de pressão absoluta no coletor de admissão do motor e passá-las via pulsos elétricos para a ECU para que esta atue nos atuadores no sistema de alimentação do motor.

Como funciona: Sensor de Pressão (MAP) do canal MTE THOMSON

Sensor de rotação do motor

O sensor de rotação nada mais é que o sensor responsável por informar a ECU qual a rotação do motor a cada período de tempo, pré determinado pelo fabricante do sensor ou de acordo com a necessidade do sistema.

Como funciona: Sensor de rotação MTE- THOMSON

Sensor de temperatura do motor

O sensor de temperatura do motor é o responsável por informar a ECU, a partir de pulsos de tensão, a temperatura de trabalho do motor a cada período de tempo determinado pelo sensor ou necessidade do sistema.

Como funciona: Sensor de temperatura do canal MTE- THOMSON

Sensor de temperatura do ar de admissão

Assim como o sensor de temperatura do motor, o sensor de temperatura do ar tem a finalidade de informar a ECU, via pulsos elétricos, a temperatura do ar de admissão do sistema de alimentação do motor.

Sensor de Temperatura
Sensor de Temperatura

Fonte: Canal da Peça

Sensor de posição da borboleta (TPS)

O sensor TPS (Throttle Position Sensor) encontrado no corpo da borboleta, tem o objetivo de transmitir ao ECU a posição angular que o eixo da válvula borboleta se encontra.

Como funciona: Sensor de posição TPS do canal MTE- THOMSON

Módulo de controle do motor (ECU)

A ECU (Engine Control Unit – Módulo de Controle do Motor) é o principal sistema do motor, ele é o responsável por receber todos os dados enviados pelos sensores listados acima e trata-los.

Com estes dados ele realiza um cálculo, a partir do mapa do motor (programação do motor, é ela quem define a partir dos dados de entrada os valores de saída para os atuadores) definido pelo fabricante, para enviar aos atuadores pulsos elétricos para que estes realizem sua função e garanta o perfeito funcionamento do motor.

Este sistema funciona em malha fechada, ou seja, trabalha em looping com os dados de entrada e os dados de saída como apresentado nos vídeos abaixo:

Sistemas de controle em malha aberta e em malha fechada do canal Universo da Elétrica e Prof Jadson Caetano

Como funciona? – Malha aberta x malha fechada do canal Mecânica Descomplicada

Confira abaixo os atuadores que, a partir dos sinais da ECU atuam para o perfeito funcionamento do motor.

Motor de passo de controle de marcha lenta (IAC)

O motor de passo IAC de controle de marcha lenta é um motor de corrente contínua de duas bobinas, que a partir de pulsos de tensão sequenciais, recebidos pelo sistema elétrico, o eixo rota um certo ângulo predeterminado dependendo da tensão.

Este ângulo pode variar de acordo com o sensor pois depende de características construtivas.

Este atuador possui quatro pontos de alimentação, dois responsáveis pela rotação do eixo no sentido horário e outros dois responsáveis pela rotação do eixo no sentido anti-horário.

Como funciona: Motor de passo IAC do canal MTE- THOMSON

Bomba de combustível

Responsável por transportar o combustível presente no tanque até os bicos injetores presentes no sistema de admissão dos motores a bomba de combustível fornece energia para o fluido para que isso ocorra.

Bomba de Combustível
Bomba de Combustível

Fonte: Canal da Peça

Bicos injetores

São eles, os bicos injetores, quem são responsáveis por injetar o combustível na mistura em forma de jato.

A ECU é quem atua neste componente e determina o tempo e o quanto a válvula ira abrir para que seja injetado a quantidade correta de combustível.

Bicos injetores de combustível testes e funcionamento do canal Melsi Maran – Mecânica de automóvel

Bobina de ignição

A bobina de ignição é responsável por usar a tensão originária na bateria e transformá-la alta tensão para que fornecer a tensão necessária para que ocorra a centelha na vela de ignição.

Bobina de Ignição
Bobina de Ignição

Fonte: Moto Czesci

Vela de ignição

A vela de ignição tem a finalidade de suportar altas temperaturas, pressões e tensões.

Ele juntamente com a bobina de ignição são os responsáveis por garantir que a centelha ocorra dentro da câmara de combustão, iniciando a ignição do combustível e assim gerando a potência necessária para o motor.

Como verificar a vela de ignição do canal fduauto

Conector de diagnóstico

Nada mais é que conector para o scanner automotivo.

Este sistema é o meio de comunicação da ECU com o mundo exterior, que junto com o scanner apresenta todos os defeitos nos componentes responsáveis pelo funcionamento do motor.

A comunicação segue o padrão OBD II, presente em todos os veículos desde 1996.

Realização do Diagnóstico com Auxílio do Scanner Automotivo
Realização do Diagnóstico com Auxílio do Scanner Automotivo

Fonte: Shutterstock

Entenda como cada um destes sensores atuam no vídeo abaixo.

Injeção eletrônica VW: Vídeo aula relés, módulo e bobina de ignição do canal Melsi Maran – Mecânica de automóvel

Crédito da foto de capa do Blog: Chiptronic

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