Veja todos os componentes que participam do sistema de gerenciamento da injeção eletrônica e a função de cada componente presente no conjunto!
A injeção eletrônica calcula a quantidade de combustível a ser injetada na mistura ar/combustível para que a esta seja estequiométrica, ou seja, a quantidade de ar e combustível seja “perfeita” para que ambas reajam por completo quando ocorre a ignição.
Veja Também:
Scanner Automotivo: Análise da Sonda Lambda Com Osciloscópio
Como Regular o Carburador Por Meio da Wideband
Para que esta quantidade de combustível seja calculada é necessário o emprego de diversos sensores.
Sonda lambda
Sensor que avalia a quantidade de oxigênio presente nos gases de escape.
Esta sonda envia sinais para a ECU (Engine Control Unit – Unidade de Comando do Motor) por meio de pulsos elétricos, controlando a quantidade de combustível a ser utilizada no motor.
Fonte: Blamper.ru
Sensor de fluxo de ar (MAF)
Este sensor informa e ECU a quantidade de ar que esta sendo admitida pelo sistema de admissão do motor do veículo.
É a partir dele, juntamente com o sinal recebido da sonda lambda que o módulo de controle do motor determina a quantidade de combustível a ser injetada na mistura ar/combustível.
Como funciona o sensor de fluxo de ar (MAF) do canal MTE THOMSON
Sensor de pressão absoluta do coletor de admissão (MAP)
O sensor MAP é o sensor responsável por coletar amostras de pressão absoluta no coletor de admissão do motor e passá-las via pulsos elétricos para a ECU para que esta atue nos atuadores no sistema de alimentação do motor.
Como funciona: Sensor de Pressão (MAP) do canal MTE THOMSON
Sensor de rotação do motor
O sensor de rotação nada mais é que o sensor responsável por informar a ECU qual a rotação do motor a cada período de tempo, pré determinado pelo fabricante do sensor ou de acordo com a necessidade do sistema.
Como funciona: Sensor de rotação MTE- THOMSON
Sensor de temperatura do motor
O sensor de temperatura do motor é o responsável por informar a ECU, a partir de pulsos de tensão, a temperatura de trabalho do motor a cada período de tempo determinado pelo sensor ou necessidade do sistema.
Como funciona: Sensor de temperatura do canal MTE- THOMSON
Sensor de temperatura do ar de admissão
Assim como o sensor de temperatura do motor, o sensor de temperatura do ar tem a finalidade de informar a ECU, via pulsos elétricos, a temperatura do ar de admissão do sistema de alimentação do motor.
Fonte: Canal da Peça
Sensor de posição da borboleta (TPS)
O sensor TPS (Throttle Position Sensor) encontrado no corpo da borboleta, tem o objetivo de transmitir ao ECU a posição angular que o eixo da válvula borboleta se encontra.
Como funciona: Sensor de posição TPS do canal MTE- THOMSON
Módulo de controle do motor (ECU)
A ECU (Engine Control Unit – Módulo de Controle do Motor) é o principal sistema do motor, ele é o responsável por receber todos os dados enviados pelos sensores listados acima e trata-los.
Com estes dados ele realiza um cálculo, a partir do mapa do motor (programação do motor, é ela quem define a partir dos dados de entrada os valores de saída para os atuadores) definido pelo fabricante, para enviar aos atuadores pulsos elétricos para que estes realizem sua função e garanta o perfeito funcionamento do motor.
Este sistema funciona em malha fechada, ou seja, trabalha em looping com os dados de entrada e os dados de saída como apresentado nos vídeos abaixo:
Sistemas de controle em malha aberta e em malha fechada do canal Universo da Elétrica e Prof Jadson Caetano
Como funciona? – Malha aberta x malha fechada do canal Mecânica Descomplicada
Confira abaixo os atuadores que, a partir dos sinais da ECU atuam para o perfeito funcionamento do motor.
Motor de passo de controle de marcha lenta (IAC)
O motor de passo IAC de controle de marcha lenta é um motor de corrente contínua de duas bobinas, que a partir de pulsos de tensão sequenciais, recebidos pelo sistema elétrico, o eixo rota um certo ângulo predeterminado dependendo da tensão.
Este ângulo pode variar de acordo com o sensor pois depende de características construtivas.
Este atuador possui quatro pontos de alimentação, dois responsáveis pela rotação do eixo no sentido horário e outros dois responsáveis pela rotação do eixo no sentido anti-horário.
Como funciona: Motor de passo IAC do canal MTE- THOMSON
Bomba de combustível
Responsável por transportar o combustível presente no tanque até os bicos injetores presentes no sistema de admissão dos motores a bomba de combustível fornece energia para o fluido para que isso ocorra.
Fonte: Canal da Peça
Bicos injetores
São eles, os bicos injetores, quem são responsáveis por injetar o combustível na mistura em forma de jato.
A ECU é quem atua neste componente e determina o tempo e o quanto a válvula ira abrir para que seja injetado a quantidade correta de combustível.
Bicos injetores de combustível testes e funcionamento do canal Melsi Maran – Mecânica de automóvel
Bobina de ignição
A bobina de ignição é responsável por usar a tensão originária na bateria e transformá-la alta tensão para que fornecer a tensão necessária para que ocorra a centelha na vela de ignição.
Fonte: Moto Czesci
Vela de ignição
A vela de ignição tem a finalidade de suportar altas temperaturas, pressões e tensões.
Ele juntamente com a bobina de ignição são os responsáveis por garantir que a centelha ocorra dentro da câmara de combustão, iniciando a ignição do combustível e assim gerando a potência necessária para o motor.
Como verificar a vela de ignição do canal fduauto
Conector de diagnóstico
Nada mais é que conector para o scanner automotivo.
Este sistema é o meio de comunicação da ECU com o mundo exterior, que junto com o scanner apresenta todos os defeitos nos componentes responsáveis pelo funcionamento do motor.
A comunicação segue o padrão OBD II, presente em todos os veículos desde 1996.
Fonte: Shutterstock
Entenda como cada um destes sensores atuam no vídeo abaixo.
Injeção eletrônica VW: Vídeo aula relés, módulo e bobina de ignição do canal Melsi Maran – Mecânica de automóvel
Crédito da foto de capa do Blog: Chiptronic
Encontre lojas que entregam peças relacionadas a matéria:
Motor
Coletores
Filtro de ar
Pistões
Carburador
Escapamento