Como Funciona o Controle de Marcha Lenta do Veículo?

Você sabe o que é a válvula de controle de marcha lenta IACV? Conheça tudo sobre a função e funcionamento desta peça e como ela influencia no sistema!

Existem dois tipos de válvula de controle de marcha lenta IACV, são eles de duas ou uma bobina.

Duas Bobinas:

O atuador rotativo é um motor de corrente contínua que possui um rotor com dois bobinados que funcionam como eletroímãs.

Quando energizados, estes tendem a alinhar-se com os polos dos ímãs permanentes.

Uma válvula rotativa deslizante, solidária ao eixo do rotor, fecha ou abre a passagem de ar pelo duto do desvio.

Devido as características construtivas, o ângulo de rotação é limitado em 90 graus. O Conector elétrico possui 3 terminais.

Funcionamento:

A unidade de comando recebe a informação de rotação do motor e a compara com o valor de rotação definido para o estado atual de operação do motor.

A partir destes valores, o ECM envia sinais de tensão que energizam alternadamente as bobinas do atuador, gerando forças opostas no rotor do mesmo.

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O tempo de energização é muito menor que o tempo que levaria o rotor ao se movimentar entre as posições extremas.

Assim, devido a inércia do rotor, o eixo assume um ângulo correspondente a razão entre os tempos de energização das bobinas.

Funcionamento da Válvula de Controle de Marcha Lenta
Funcionamento da Válvula de Controle de Marcha Lenta

Fonte: MTE THOMSON

Uma Bobina:

Este tipo de válvula só possui uma bobina: aquela que provoca a sua abertura.

A ação do fechamento da válvula é exercida por uma mola.

Neste tipo de válvula, o ECM aciona a bobina com ciclo de trabalho variável, conseguindo assim controlar a abertura contínua da válvula entre 0 e 100%.

Esquema de Funcionamento da Válvula IACV
Esquema de Funcionamento da Válvula IACV

Fonte: MTE-THOMSON

Localização

A válvula rotativa seja ela de uma ou duas bobinas, controla uma parte do fluxo de ar admitido, em torno da borboleta.

A válvula liga, através de mangueiras, a saída do filtro de ar com o coletor de admissão.

Confira as Informações Técnicas da Válvula de Controle IACV:

Clique AQUI: MTE-THOMSOM

Sintomas de falha

A falha da válvula solenóide ou da válvula rotativa leva à perda da marcha lenta e o motor pode até parar.

Diagnóstico de Falhas

A válvula solenóide pode apresentar falha por:

  1. Defeito mecânico: haste o eixo emperrado ou haste empenada.
  2. Defeito elétrico: bobina aberta ou em curto, terminais com contato defeituoso.

Como solucionar

Para defeito mecânico pode ser utilizado o scanner para exercitar a válvula e verificar que a mesma se movimenta.

Uma outra forma é provocar uma condição de modificação de abertura.

Para defeito elétrico a maior parte dos sistemas de eletrônica embarcada grava código de falha, que pode ser recuperado utilizando o scanner.

Confira no vídeo abaixo, como funciona a válvula de controle de marcha lenta IACV da MTE-Thomson.

Como funciona a Válvula de controle IACV do canal MTE THOMSON

Créditos de Matéria: MTE-THOMSON

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