Como funciona o sistema de escape de um carro?

Escape, Motor, Catalisador, Silencioso, Escapamento

O escapamento é um dos itens que os motoristas dão menos atenção na hora de realizar uma boa manutenção, mas é um dos componentes mais importantes.

A função dele é eliminar os gases que são gerados pela queima da mistura ar-combustível de dentro dos cilindros. Esse sistema transporta os gases devidamente filtrados para fora do automóvel.

Manutenção preventiva da peça

Sistema de Escapamento

Sistema de Escapamento

Crédito da Foto: Tech Annoncer

Combustível de má qualidade, influi diretamente no tempo de vida útil de um escapamento, sendo ele, sensível água, maresia e produtos que provocam sua oxidação.

Sobretudo o catalisador, que é a parte que converte os gases em substâncias menos danosas ao meio ambiente. Hoje em dia, considera-se três anos um bom tempo de uso para o escapamento, por conta das impurezas e adulterações do álcool e da gasolina que são abastecidos nos veículos.

Acompanhe a revisão do escapamento de um Uno Mille 1994.

O sistema apresenta algumas peças básicas: o coletor de escape, sua tubulação, o silenciador, o catalisador e o abafador. Se alguma dessas peças for danificada, pode comprometer o bom funcionamento de todo o escape dos gases, gerar ruídos e até mesmo fazer com que o desempenho do veículo piore, inclusive gastando mais combustível e oferecendo um rendimento mais baixo.

Veja Mais:

Coletores de Escape: Tudo que Você Precisa Saber!

Motor THP: Problema na Turbina! Saiba como Resolver!

Se houver batidas ou avarias nos tubos do escape, por exemplo, parte dos gases vai fugir sem passar pelo processamento de filtragem correta. Se houver estragos no silenciador ou no abafador, poderão ocorrer barulhos bem fortes.

Em geral, o uso de combustível de má qualidade é uma das principais causas de desgaste prematuro do escapamento. Mas se houver furos ou rachaduras em uma das peças, o caso pode acelerar o comprometimento também das outras. Além disso, os veículos que circulam pouco ou em trajetos de curta duração também encurtam a vida útil dos escapamentos.

Entenda mais sobre escapamentos através do vídeo do ComprecarTV

 

Isso porque, quando o automóvel percorre trechos mais curtos, não há tempo suficiente para que o sistema atinja a temperatura ideal para a combustão, o que provoca acúmulo de água na tubulação causando a corrosão.

Benefícios de se realizar a troca da peça

Os reparos rápidos de elementos do escapamento são procedimentos de mecânica que são muito realizados no Brasil. Porém, recomenda-se que, quando existe um furo ou avaria em alguma parte do sistema de exaustão, o componente ou todo o conjunto do escapamento seja trocado.

O ideal é que o condutor faça uma inspeção visual completa desse item ou vá até uma loja especializada para que os profissionais da área façam um check-up do escapamento.

A análise do sistema e a substituição por peças novas, no caso de problemas, são as coisas mais prudentes a fazer, porque há o risco de algumas peças se soltarem ou de que ocorram ruídos intensos quando o carro estiver em uso.

Escapamento do carro
Escapamento do carro

A corrosão no escapamento pode provocar a separação das partes e ele pode se desprender do carro, bem como a corrupção dos coxins, que são aquelas alças de borracha que prendem a peça na parte de baixo do veículo.

Uma coisa que é conveniente de ser lembrada é que o motorista pode levar uma multa, caso esteja circulando com o escapamento em mau estado, soltando fumaça em excesso ou tendo um alto grau de poluição sonora. Portanto, se o seu escapamento está em péssima condição, não hesite em trocá-lo!

Créditos de Foto de Capa Blog:  BMW BLOG

Encontre lojas que entregam peças relacionadas a matéria:

Turbinas
Motor
Coletores
Filtro de ar
Pistões
Carburador
Escapamento

 

 

Comentários

Newsletter - Receba grátis conteúdo sobre mecânica

SIGA O CANAL DA PEÇA

Marcas

Marketplace

Oficinas Parceiras

Anuncie sua marca!

Sem Parar
PneuStore
Moderninha Smart
C6Bank

Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Utilizamos cookies para proporcionar a melhor experiência de navegação dos nossos usuários. Confira os detalhes na nossa Política de Privacidade

Newsletter
Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Receba grátis conteúdos sobre mecânica