Você sabe o que é o Módulo de Ignição? Conheça tudo sobre a função e funcionamento desta peça e como ela influencia no sistema!
O módulo de ignição, também denominado estágio final ou de potência, está sempre presente nos sistemas de ignição mapeada, sejam estes do tipo “estática” ou “convencional” (com distribuidor).
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Nele está alojado o transistor de potência, através do qual é controlado o negativo da bobina, permitindo a implementação de outras funções auxiliares.
Função
Nos sistemas de Ignição mapeada, sejam estes do tipo estático ou convencional (com distribuidor), está sempre presente o Módulo de Ignição, também denominado estágio final ou de potência.

Fonte: MTE
Nele está alojado o transistor de potência, através do qual é controlado o negativo da bobina. O módulo de ignição permite a implementação de outras funções auxiliares entre as que podemos mencionar:
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Corte da corrente primária: Com a Ignição ligada e motor não funcionando, não há circulação de corrente primária, com o objetivo de evitar o superaquecimento da Bobina
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Limitação da corrente máxima no primário: Isto permite que o bobinado primário seja de menor resistência; este fato favorece a carga mais rápida da Bobina, melhorando assim, o desempenho nas altas rotações.
O Módulo de Ignição recebe da unidade de comando um sinal de baixa potência, geralmente uma onda quadrada, com a que controla a corrente que circula pelo primário da bobina (alta corrente), antes do instante de geração da centelha.
Localização
funcionalidade do Módulo de Ignição ou estágio de potência pode encontrar-se:
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Integrada na unidade de comando de controle do motor, como no sistema Motronic 1.5.
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Num Módulo externo à unidade de comando.
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Um Módulo independente como: Sistema Multec 700 (Módulo HEI) ou Sistema EEC-IV (Módulo TIF).
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Integrado à Bobina de Ignição, como no Sistema Motronic MP9.
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Integrado às Bobinas de Ignição como na ignição estática do
Marea 1.8. (Fig.4).
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Fonte: MTE

Fonte: MTE
Confira as Informações Técnicas do Módulo de Ignição:
Sintomas de Falha
Defeitos resultantes do aquecimento ou de falso contato provocam falhas intermitentes. No caso de falha total, o motor deixa de funcionar imediatamente.
Diagnóstico de falhas
Os sistemas mais modernos possuem a capacidade de detectar falhas no circuito de comando do Módulo de Ignição. Também, na maioria dos casos, é possível acionar o Módulo e verificar o aparecimento da centelha.
Como Solucionar
O procedimento mais apropriado para verificar o Sistema de Ignição implica na utilização de osciloscópio automotivo caso seja verificado falha, é necessária a troca do dispositivo.
Confira no vídeo abaixo, como funciona o módulo de ignição da MTE-Thomson.
COMO FUNCIONA – Módulo de Ignição do canal MTE THOMSON
Créditos da matéria: MTE – THOMSON
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