Como Funciona o Módulo de Ignição do Veículo?

módulo HEI nos motores GM

Você sabe o que é o Módulo de Ignição? Conheça tudo sobre a função e funcionamento desta peça e como ela influencia no sistema!

O módulo de ignição, também denominado estágio final ou de potência, está sempre presente nos sistemas de ignição mapeada, sejam estes do tipo “estática” ou “convencional” (com distribuidor).

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Nele está alojado o transistor de potência, através do qual é controlado o negativo da bobina, permitindo a implementação de outras funções auxiliares.

Função

Nos sistemas de Ignição mapeada, sejam estes do tipo estático ou convencional (com distribuidor), está sempre presente o Módulo de Ignição, também denominado estágio final ou de potência.

Módulo de Ignição Independente
Módulo de Ignição Independente

Fonte: MTE

Nele está alojado o transistor de potência, através do qual é controlado o negativo da bobina. O módulo de ignição permite a implementação de outras funções auxiliares entre as que podemos mencionar:

  • Corte da corrente primária: Com a Ignição ligada e motor não funcionando, não há circulação de corrente primária, com o objetivo de evitar o superaquecimento da Bobina

  • Limitação da corrente máxima no primário: Isto permite que o bobinado primário seja de menor resistência; este fato favorece a carga mais rápida da Bobina, melhorando assim, o desempenho nas altas rotações.

O Módulo de Ignição recebe da unidade de comando um sinal de baixa potência, geralmente uma onda quadrada, com a que controla a corrente que circula pelo primário da bobina (alta corrente), antes do instante de geração da centelha.

Localização

funcionalidade do Módulo de Ignição ou estágio de potência pode encontrar-se:

  • Integrada na unidade de comando de controle do motor, como no sistema Motronic 1.5.

  • Num Módulo externo à unidade de comando.

    • Um Módulo independente como: Sistema Multec 700 (Módulo HEI) ou Sistema EEC-IV (Módulo TIF).

    • Integrado à Bobina de Ignição, como no Sistema Motronic MP9.

    • Integrado às Bobinas de Ignição como na ignição estática do
      Marea 1.8. (Fig.4).

Módulo de Ignição Integrado à Bobina de Ignição
Módulo de Ignição Integrado à Bobina de Ignição

Fonte: MTE

Módulo de Ignição Integrado às Bobinas de Ignição como na ignição estática do Marea 1.8.
Módulo de Ignição Integrado às Bobinas de Ignição como na ignição estática do Marea 1.8.

Fonte: MTE

Confira as Informações Técnicas do Módulo de Ignição:

Clique AQUI: MTE-THOMSOM

Sintomas de Falha

Defeitos resultantes do aquecimento ou de falso contato provocam falhas intermitentes. No caso de falha total, o motor deixa de funcionar imediatamente.

Diagnóstico de falhas

Os sistemas mais modernos possuem a capacidade de detectar falhas no circuito de comando do Módulo de Ignição. Também, na maioria dos casos, é possível acionar o Módulo e verificar o aparecimento da centelha.

Como Solucionar

O procedimento mais apropriado para verificar o Sistema de Ignição implica na utilização de osciloscópio automotivo caso seja verificado falha, é necessária a troca do dispositivo.

Confira no vídeo abaixo, como funciona o módulo de ignição da MTE-Thomson.

COMO FUNCIONA – Módulo de Ignição do canal MTE THOMSON

Créditos da matéria: MTE – THOMSON

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