Se você possui um carro movido a gasolina, álcool ou flex, confira a seguir como é o funcionamento do motor dele de forma fácil.
Os primeiros motores de combustão surgiram no século XVIII e o combustível utilizado era sólido: carvão ou lenha.
Somente no século XIX surgiram os primeiros motores a combustão interna. Em relação a motores movidos por vapor – proveniente da queima da lenha – eram mais versáteis, mais eficientes e possuíam menor peso por cavalo.
O mecânico alemão Lenoir, em 1860, foi responsável pela criação do primeiro motor de combustão interna que era capaz de gerar 1 cv de potência.
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Em 1861, Langen e Otto, desenvolveram um motor capaz de comprimir a mistura de ar e gás, com a ignição realizada por uma centelha elétrica.
Ao longo dos anos, foram desenvolvidos diversos testes com diferentes tipos de combustíveis, como o gás de carvão.
Em 1889, surgiram as primeiras aplicações do motor ciclo Otto com uso do petróleo refinado: gasolina.
Já em 1893, Rudolf Diesel, engenheiro alemão descreveu um novo motor no qual a ignição da mistura ar e combustível era feita pela compressão, o ciclo desse motor leva seu sobrenome até hoje.
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Os motores que temos hoje no mercado são derivados do Otto e Diesel e foram aperfeiçoados ao longo do tempo.
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Principais componentes do motor de combustão interna
Os motores de combustão interna transforma o movimento dos pistões em movimento rotativo por meio do conjunto de biela e virabrequim, conforme a animação abaixo:
1) Bloco no motor
É nela que estão os cilindros, juntas e camisas – tubos cilíndricos que revestem as paredes internas do motor e onde o cilindro trabalhará.
Geralmente, são fabricados em ferro fundido, porém podem ser confeccionados com outros elementos.
Bloco do Motor
Fonte: Retifica Vila Maria
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2) Cabeçote
Este componente fica na parte de cima do bloco do motor.
Fonte: Giros Peças
Ele é responsável por conduzir a entrada da mistura ar/combustível nos cilindros localizados no bloco do motor e também a saída de gases resultantes da combustão por meio das válvulas de admissão e escape.
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3) Cárter
O cárter serve como reservatório para o óleo lubrificante do motor.
Fonte:Auto Serviço
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4) Pistão
O pistão comprime a mistura e transmite a energia gerada pela combustão, transformando a energia térmica em mecânica.
A energia proveniente da combustão é transferida para o virabrequim por meio das bielas ligadas aos pistões, promovendo o movimento do motor.
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5) Biela do motor
É o componente responsável por fazer a ligação do pistão ao virabrequim.
Fonte: Barros
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7) Virabrequim
Ele é responsável por converter a energia produzida durante a combustão em torque.
Fonte: Mercado Livre
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8) Volante do motor
O volante do motor é responsável por suavizar os movimentos gerados pelos pistões e transmitir eles para a roda do veículo.
Fonte: RS Embreagem
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9) Válvulas
Existem 2 tipos de válvulas: admissão e escapamento. Elas são acionadas pelo comando de válvulas.
Elas são responsáveis pela entrada da mistura ar/combustível e saída dos gases provenientes da combustão.
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Crédito foto de capa: Shutterstock
Crédito de texto: Sua Oficina Online, Apostila UFPEL– Motores de combustão e Oficina Brasil
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