Como funciona o sensor de velocidade?

sensor de rotação

Tudo o que você precisa saber sobre sensor de velocidade!

O sensor de velocidade fornece um sinal em forma de onda com frequência proporcional à velocidade do veículo ao ECM, e é normalmente encontrado no câmbio do veículo.

Se o veículo se movimenta a uma velocidade relativamente baixa, o sensor produz um sinal de baixa frequência, à medida que a velocidade aumenta, o sensor gera um sinal de frequência maior.

O sensor de velocidade pode ser encontrado nas seguintes configurações: magnético ou de relutância variável e de efeito hall.

Veja Mais Matérias da MTE:

MTE-Thomson aumenta seu portfólio de sonda lambda Planar 

Tudo Sobre o Funcionamento e Diagnóstico do Sensor MAP 

O sensor de velocidade também é o responsável pelo acionamento do sistema de corte de combustível, conhecido também por cut off. O cut off faz parte do sistema eletrônico de gerenciamento de combustível nos motores de combustão interna, presente na injeção eletrônica e também em alguns carburadores.

O objetivo é a economia de combustível bem como a diminuição de emissão de poluentes.

Sua função é cortar o fluxo de combustível nas situações em que o veículo se mova pela energia cinética, seja em um declive ou desacelerações, em que esteja engrenado e o acelerador em estado de repouso, encontrando-se o motor em rotação elevada por uma transmissão inversa, ou seja, movido pelas rodas do veículo.

Como funciona

O sensor de velocidade (VSS) do veículo envia um sinal de pulso (digital) à unidade de comando, geralmente instalado no eixo de saída da transmissão ou no eixo do velocímetro.

sensor de velocidade
Sensor de velocidade

Fonte: Mte-Thomson

Informa com precisão a velocidade do veículo ao computador da injeção eletrônica. Essa informação é fundamental para o controle da injeção do combustível e nos casos de desaceleração o corte deste para a redução do consumo e emissões de poluentes (cut off).

Como funciona o sensor de velocidade do canal MTE THOMSON

Veja o teste do sensor de velocidade no VW Fox

Crédito da capa do Blog: CAR FROM JAPAN

Crédito para o texto: Mte-Thomson

Compre MTE-Thomson:

Sensor de Rotação
Sensor MAF
Sensor MAP
Sensor de Temperatura do Ar
Interruptor térmico do radiador

Comentários

Newsletter - Receba grátis conteúdo sobre mecânica

SIGA O CANAL DA PEÇA

Marcas

Marketplace

Oficinas Parceiras

Anuncie sua marca!

Sem Parar
PneuStore
Moderninha Smart
C6Bank

Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Utilizamos cookies para proporcionar a melhor experiência de navegação dos nossos usuários. Confira os detalhes na nossa Política de Privacidade

Newsletter
Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Receba grátis conteúdos sobre mecânica