Você sabe o que é o sensor de fluxo de ar? Conheça tudo sobre a função e funcionamento desta peça e como ela influencia no sistema!
Estes Sensores são utilizados para informar, à unidade de comando, a quantidade de ar que está sendo admitida pelo motor.
O Sensor MAF informa, diretamente, a massa de ar admitida fornecendo um sinal de tensão variável cujo valor depende da massa de ar que o atravessa.
Está instalado na corrente de ar, entre o filtro de ar e o corpo de borboleta, e fornece um sinal de tensão ou de frequência variável, que é proporcional à massa de ar que o atravessa.
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Entre as vantagens oferecidas pelo sensor MAF, mencionamos:
- Mede diretamente a massa de ar. Não requer correções por variação de densidade, devido a câmbios de temperatura ou altitude.
- Não possui partes móveis (simplicidade mecânica).
- Oferece uma resistência desprezível à passagem do ar. Ainda com fluxo máximo, a resistência oferecida é da ordem de miligramas.
Atualmente podem ser encontrados diversos tipos de sensores de massa de ar, entre os quais, o sensor de fio quente (”hot wire”) e o de película aquecida (“hot film“).
Sensor de fio quente – Bosch funcionamento
É constituído de um venturi com dois fios de platina: um fio quente e um outro de compensação, que mede a temperatura do ar admitido. O venturi está suspenso dentro do duto principal do sensor.
Um circuito eletrônico incorporado ao sensor mantém o fio quente a uma temperatura constante de100°C acima da temperatura do ar admitido.
Confira as Informações Técnicas do Sensor de Fluxo de Ar:
O ar que atravessa o sensor provoca o esfriamento do fio quente. O circuito eletrônico compensa esta queda de temperatura, aumentando a corrente que circula o fio quente com o objetivo de manter o diferencial de 100°C.
A variação de corrente elétrica de aquecimento do fio, para manter sua temperatura sempre num valor constante acima da do ar admitido, é uma medida da massa de ar que está sendo admitida.
Sendo que partículas depositadas a alta temperatura sobre o fio quente podem alterar a calibração do medidor, o fio quente recebe um aquecimento extra no momento de desligar o motor; o fio fica vermelho por alguns segundos.
Fonte: MTE Thomson
Sensor de fio quente – Tipo EEC-IV funcionamento
Como no tipo anterior, baseia-se no efeito de resfriamento do ar que passa pelo fio aquecido do sensor. Quanto maior é a massa de ar que atravessa o sensor, maior é o efeito de resfriamento sobre o fio aquecido.
O fio quente e o fio de compensação, não estão expostos ao fluxo principal pelo que diminui a possibilidade de acúmulo de partículas que perturbem a calibração do sensor.
Um circuito eletrônico associado ao sensor é responsável pela manutenção de um diferencial constante de 200°C no fio aquecido, com relação à temperatura do ar admitido.
Fonte: MTE Thomson
Quando não funciona
- Quando o defeito no sensor ou no seu circuito é detectado pelo sistema de diagnóstico, um código de falha é gravado na memória. Nesse caso, proceder segundo o indicado no tópico seguinte
- Os defeitos não detectados pelo sistema de diagnóstico, se devem, geralmente, ao acúmulo de óleo ou impurezas sobre o elemento sensor (fios) o que provoca demora na detecção de variações ou indicação errada da massa de ar admitida; com isto, a adequação da relação ar/combustível às condições de carga do motor, não será a desejada podendo resultar em marcha lenta irregular e/ou aumento de consumo.
Diagnóstico
Para estes Sensores há três tipos de falha:
- O Sensor envia a informação errada, dentro da faixa de trabalho. (ver item anterior).
- O Sensor envia a informação errada fora da faixa de trabalho. (sensor em curto ou aberto).
- A informação é errada para certos intervalos de medição. (falha intermitente)
Em todos os casos, o diagnóstico pode ser realizado utilizando o equipamento de teste (“scanner”) ou voltímetro ou frequencímetro, segundo o caso.
Para o primeiro caso
Utilizar o modo “visualização de parâmetros de funcionamento” e comparar
com a informação do fabricante, se disponível.
Para o segundo caso
Utilizar o modo “ler falhas armazenadas”
Para o Terceiro Caso
Com o sensor conectado e utilizando o voltímetro, verificar a presença de eventuais descontinuidades (saltos de tensão ou de frequência) na medição do sinal do sensor, enquanto o motor é acelerado/desacelerado.
Confira no vídeo abaixo como funciona o sensor de fluxo de ar.
Como funciona: Sensor de fluxo de ar (MAF) do canal MTE THOMSON
Crédito da foto de capa: Super Street
Créditos da matéria: MTE Thomson
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