Como posso saber realmente quantos cavalos meu carro tem? Essa resposta você com certeza irá conseguir, por meio do uso do dinamômetro!
O dinamômetro é uma maquina utilizada para medir rotação do motor rpm (revolução por minuto) e o torque (torção exercida por uma força aplicada em um objeto). No caso de um motor seu uso principal é basicamente obter a curva de torque e potência, assim obtendo cavalaria do motor e monitorar como ele se comporta em certas rotações de funcionamento.
Veja Também:
Como Evitar Problemas com a Turbina de um Motor
Veja Como são Produzidos os Turbocompressores
Veja a Instalação e Como Funciona um Kit Turbo
A dois tipos de dinamômetro o de rolo mais encontrado no território nacional e o de eixo ambos obtém os mesmos gráficos. A diferença é que um é parafusado no cubo de roda do eixo motriz e outro o carro é colocado em cima de rolos.
Através do dinamômetro o software interpreta os dados gerando gráfico de potência e torque, assim obtendo a potência e torque de roda e não de motor que é fornecido pelas montadoras de veículos, sendo os mais próximos resultados (real) que será obtido.
Veja Também:
Veja as Diferenças Entre um Honda Civic SI Turbo e um Aspirado!
Veja Dicas para Não Cometer Erros na Preparação de um Motor
Batalha épica: Baggsy’s 1200hp LSX Turbo GT-R
O uso de dinamômetro é muito usado, quando se que medir parâmetros para se ter o melhor acerto de performance de um carro preparado sendo ele turbo ou aspirado.
Veja como funciona o dinamômetro do canal FullpowerTV
Dinamômetro no cubo de roda canal High Torque
Créditos da capa do Blog: Best Cars
Créditos da Matéria: Mecânica Industrial
Encontre lojas que entregam peças relacionadas a matéria:
Molas da Suspensão
Motor
Cubo de Roda
Barras Estabilizadoras
Bieletas
Carburador