Conheça a transmissão automática ZF9HP48 que equipa Renegade, Toro e Compass

Fiat Toro ZF9HP48

Confira a seguir como realizar a troca de fluido da transmissão ZF 9HP48 e conheça algumas características técnicas.

As características que acompanham a transmissão ZF 9HP48 e 9HP48TE, são 9 marchas, 48 kgfm de capacidade de torque, montagem transversal e planetárias com acionamento hidráulico.

A transmissão automática de 9 marchas da ZF, modelo ZF 9HP48 (produzida na Alemanha) está presente nos carros da linha Honda: Civic 2014/2015, CRV 2014/2015; Fiat Doblo 2015, Toro Diesel 2015; Land Rover Evoque 2013-2015 e Discovery 2015.

No caso da a ZF 9HP48TE (produzida nos Estados Unidos), ela equipa os veículos: Chrysler Town&Country 2013-2015, Caravan V6 2014/2015; Jeep Cherokee 2013-2015, Renegade 2014/2015 e Compass 2013-2015.

Apesar da terminologia do modelo ser parecida, sua carcaça ser similar, algumas peças não são intercambiáveis e na hora da reposição, deve-se basear na identificação correta do modelo.

Uma característica interessante é a saída com o veículo parado em segunda marcha, sendo a primeira utilizada geralmente em subidas íngremes.

ZF_9HP48_1

Fonte: Aptta Brasil

Os componentes principais da caixa é equipada com seis elementos de aplicação, 6 freios e três embreagens. As embreagens acionam eixos e engrenagens. A embreagem do tipo “dog”, ela tem a característica de freio, são seis elementos para gerar 9 marchas. Uma característica é de que a marcha de emergência em caso de problema mecânico deste câmbio é a quarta marcha.

ZF_9HP48_2

Fonte: Aptta Brasil

A embreagem do tipo “Dog A” utiliza pressão hidráulica para engate e desengate da árvore estriada entre os dois componentes, sem a utilização de discos de fricção, ela fica localizada na parte de trás do câmbio como parte do eixo de entrada. Essa embreagem é ativada da 1a à 7a marcha.

Ela não possui componentes para correção da rotação das peças, o famoso “patinar”, quando o TCM precisa realizar o engate de uma das embreagens, uma mensagem é enviada ao PCM para que a rotação do motor seja elevada até o nível correto e também é feita a correção de torque para deixar tudo compatível na hora da troca de marchas.

ZF_9HP48_3

Fonte: Aptta Brasil

A embreagem Dog F é do tipo freio, ela é responsável por parar as engrenagens para que seja feita a troca de marchas, utilizada nos conjuntos planetários P3 e P4 e é utilizada entre as marchas 1 a 4, ré e neutro.

Troca do fluido da caixa de marchas

ZF 9HP48TE

Fonte: Aptta Brasil

Na parte inferior, há um bujão, que não é utilizado para medição do óleo, ele só pode ser usado para drenagem do fluído.

ZF 9HP4

Fonte: Aptta Brasil

  1. Recomenda-se a utilização de scanner para monitorar a temperatura do fluido.
  2. Com o veículo em funcionamento, deixe a posição em Estacionado (park).
  3. Espere a temperatura ficar a 50ºc, com o veículo em um local plano.
  4. O acesso é por baixo, portanto, após elevar o veículo, remova a roda dianteira correspondente ao câmbio.
  5. Após girar o volante e liberar espaço, abra o tampão com uma chave Allen n. 6 mm (indicação 3 na imagem acima) para inserção da vareta de verificação do nível.

Veja Também:

Câmbio Automático e Automatizado: Qual a Diferença?

Solucione os Problemas Crônicos da Câmbio GM 6t30

O fluido correto é o ZF LifeGuard 8, produzido pela FEBI com número 39095, Chrysler e Mopar identificam com o número de série 68157995AB, neste câmbio é utilizado o total de 6,5 litros de fluido (verde). A Miller é fabricante da ferramenta (10323A) para medição do fluido do câmbio. A ferramenta é inserida no bujão lateral para leitura.

Z 9HP48TE

Fonte: Aptta Brasil

É necessário que a transmissão esteja acima de 50ºc, com funcionamento em Park/Marcha Lenta. Após verificar o nível, confira a tabela que indica o nível correto de acordo com a temperatura. É necessário tomar cuidado, pois o nível muito alto pode danificar o câmbio, assim como o fluído com nível baixo.

Insira a ferramenta especial na porta de verificação de nível e encoste o cabo da ferramenta na parte plana da carcaça da transmissão (2) ao redor da porta de nível. (figura 4)

  1. Usando como base a temperatura e o nível do óleo na vareta, confira na tabela acima e determine se está dentro dos padrões.
  2. Após verificar, é só remontar o bujão de verificação, com o torque de 15 Nm.

O fluido deve ser substituído em períodos regulares, a indicação da Associação de Profissionais Técnicos em Transmissão Automática, recomenda a troca com 100 mil quilômetros. O câmbio 9HP48 possui um radiador para o fluido, que possui uma válvula bypass que funciona como a válvula termostática, que abre com cerca de 85ºc ele também possui fluido dentro dele.

Veja a seguir mais características do câmbio ZF utilizado no Jeep Renegade, Compass e Fiat Toro, com a Aptta Brasil

Fonte: Aptta Brasil

Encontre lojas que entregam peças relacionadas a matéria:

Platô
Disco de Embreagem
Molas de Embreagem
Reservatório de Óleo da Embreagem
Anel de Embreagem

Comentários

Newsletter - Receba grátis conteúdo sobre mecânica

SIGA O CANAL DA PEÇA

Marcas

Marketplace

Oficinas Parceiras

Anuncie sua marca!

Sem Parar
PneuStore
Moderninha Smart
C6Bank

Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Utilizamos cookies para proporcionar a melhor experiência de navegação dos nossos usuários. Confira os detalhes na nossa Política de Privacidade

Newsletter
Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Receba grátis conteúdos sobre mecânica