Os carros possuem diversos filtros, não só óleo do motor e ar da admissão, mas também filtro de combustível, ar-condicionado, dentre outros. Confira a seguir quais são e quando trocá-los.
Os filtros não estão sempre a vista. Trocar um filtro de óleo ou de ar do veículo está entre as manutenções padrão do carro, porém nem todos se atentam para a importância deles.
Os filtros são responsáveis por barrar impurezas que quando acumuladas, prejudicam o funcionamento dos sistemas que possuem peças móveis.
Por exemplo, o filtro de óleo impede que partículas de metal ou mesmo da carbonização do óleo, recirculem entre as galerias, evitando o entupimento, superaquecimento e quebra do motor.
Assim como a troca de óleo, que depende do uso misto, cidade ou estrada, a troca dos filtros é diferente para cada uso do veículo.
Filtro de ar
Retém as partículas nocivas ao motor, quando são aspiradas por meio da admissão, seja em carros carburados ou com injeção eletrônica.
Quando entram em contato com os pistões durante a queima de ar e combustível, essa sujeira pode com sorte carbonizar, porém dependendo do tipo de material, pode provocar danos às válvulas, pistões e camisas.
Recomenda-se a troca a cada dez mil quilômetros – consulte o manual do proprietário – apenas os filtros feitos de material especial como os esportivos, possuem a recomendação de reutilização, porém os filtros originais são descartáveis.
Filtro de óleo
Ele é responsável por manter galerias e bomba de óleo limpos. O óleo precisa circular por uma fina camada entre os cilindros e também por galerias que circulam por todo o motor.
O funcionamento do motor gera naturalmente desgaste de metais e também detritos da queima do óleo. Quando esses detritos entram em contato com as partes móveis do motor, podem provocar riscos e a quebra do motor, além de entupir o pescador da bomba de óleo que é essencial para a lubrificação do motor.
Recomenda-se a troca do filtro a cada troca de óleo, que está entre 5 mil e 10 mil quilômetros.
Filtro de combustível
Pouco se fala sobre o filtro de combustível, porém ele está presente em todos os carros. Tanto o álcool quanto a gasolina e diesel possuem propriedades químicas e se degradam com o tempo, muitas vezes acumulando no tanque de combustível partículas dos líquidos e também metálicas dependendo do tipo de tanque, além de sujeira.
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O filtro em mal estado de conservação pode entupir e provocar falhas de ignição semelhantes a problemas de bomba de combustível, bicos ou carburador sujos. Caso esteja sentindo o carro com problema de desempenho, verifique quando foi a última troca do filtro e realize a substituição.
Consulte o manual do proprietário sobre a recomendação da troca do filtro de combustível, que normalmente é de cerca de 10 mil quilômetros para o uso severo do veículo.
Filtro de ar-condicionado
Já sentiu um cheiro ruim no carro após usá-lo com ar-condicionado e depois deixá-lo fechado? Pois isso é uma das características do sistema de ar-condicionado sujo, incluindo seu filtro.
O filtro de cabine impede que sujeira e odores externos sejam aspirados para dentro do carro e recirculem no sistema de ar-condicionado.
Confira o estado do filtro de ar da cabine a cada 15 mil quilômetros rodados. Recomenda-se sempre colocar para funcionar o sistema de ar-condicionado para recircular o ar e evaporar a água que pode acumular no sistema, provocando mau cheiro, ácaros e até mesmo, problemas respiratórios.
Agora que você sabe tudo sobre filtros, não deixe de consultar os melhores Filtros no Canal da Peça.
*todos os preços foram pesquisados em outubro de 2020 e podem sofrer alterações.
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