Conheça o carro em que o passageiro também é motorista

Pense no carro do futuro e tente imaginar como seria esse veículo. Em algum momento de sua vida, você já deve ter parado para idealizar como seria essa supermáquina. Mas vá com calma! Se você pensou em um carro voador, autônomo, ultrarrápido e totalmente interativo, chegou perto, mas não é para tanto.

Foi apresentado na edição 2015 do Salão do Automóvel de Genebra (SUI), o Budii, carro conceito da montadora suíça Rinspeed, que, além de ser completamente interativo e possuir tecnologia que o torna autônomo, também pode ser dirigido pelo passageiro.

Fantástico, não é mesmo? Acompanhe nosso post e saiba tudo sobre esse novo veículo que promete revolucionar o mercado automobilístico e a vida de muitos motoristas!

Coluna de direção móvel

É isso mesmo: o Budii tem como principal novidade seu volante acoplado em uma espécie de braço mecânico, que o permite deslizar por um vão no painel para desempenhar suas funções ora como uma direção normal, do lado do motorista; ora na parte direita do veículo, do lado do passageiro, possibilitando a ambos guiarem o carro, sem precisar trocar de lugar, somente com o deslocamento do suporte.

Interatividade

O conceito Budii é todo baseado na interatividade. Para começar, o veículo pode ser aberto somente por biometria. Na parte interna, uma enorme tela 3D e sensível ao toque, no centro do painel, muito semelhante a um computador de bordo, possibilita o controle total do utilitário e a configuração dos mais diversos tipos de preferências de dirigibilidade dos motoristas.

O sistema interativo desenvolvido pela Harman também permite programar o veículo para acompanhar seu dono durante uma corrida pelas ruas — é isso mesmo! — e até para pedir por um cafezinho ou um lanche em estabelecimentos físicos.

O pagamento, obviamente, é todo automatizado e feito via smartphone, que é parte essencial do funcionamento do veículo e se comunica sem fio com o sistema operacional do carro, basta deixá-los próximos. Relógios especiais — uma espécie de smartwatch — com apps exclusivos também poderão desempenhar essas mesmas funções.

Tecnologia autônoma

Outra inovação incorporada ao conceito suíço está na chamada “TrackView”, uma câmera retrátil que se eleva 70cm a partir do teto veículo. O equipamento, que transmite imagens em tempo real ao painel de comando, também serve para detectar obstáculos e objetos localizados no percurso.

Quando acionada, essa tecnologia torna o veículo autônomo, uma vez que, ao identificar obstruções ou empecilhos no caminho, ela mesma se encarrega de desviar o carro dessas barreiras. E isso, segundo a montadora, permite aos “passageiros” realizar outras atividades em paralelo, como trabalhar, ler ou tirar uma soneca, durante os deslocamentos.

Espaço interno

Baseado em um BMW i3, o Budii tem propulsão totalmente elétrica e vem com dois patinetes elétricos dobráveis, que ficarão armazenados em duas gavetas retráteis atrás dos bancos da frente, e ao lado do suporte da “TrackView”, o que obrigou a eliminação dos bancos traseiros do veículo.

Ainda não se sabe se o protótipo, algum dia, será, de fato, lançado pela Rinspeed. Porém, enquanto isso, você pode ver o vídeo demonstrativo, em inglês, clicando aqui ou em português aqui, e tentar imaginar se o conceito do Budii algum dia passou pela sua cabeça como o “carro do futuro”.

Se você ficou com alguma dúvida, deixe o seu comentário! Não deixe de visitar o Canal da Peça e o nosso blog para ficar sempre por dentro das principais novidades do mundo automobilístico!

 

Comentários

Newsletter - Receba grátis conteúdo sobre mecânica

SIGA O CANAL DA PEÇA

Marcas

Marketplace

Oficinas Parceiras

Anuncie sua marca!

Sem Parar
PneuStore
Moderninha Smart
C6Bank

Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Utilizamos cookies para proporcionar a melhor experiência de navegação dos nossos usuários. Confira os detalhes na nossa Política de Privacidade

Newsletter
Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Receba grátis conteúdos sobre mecânica