Você sabe qual o componente que substitui a embreagem nos veículos que possuem transmissão automática? Saiba a resposta nesta matéria!
O conversor de torque é o mecanismo usado em veículos que possuem um sistema de transmissão automática, substituindo o sistema de embreagem presente em carros com sistema mecânico.
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O conversor de torque é um acoplamento hidráulico que permite rotações distintas entre o câmbio e o motor.
Diferentemente da embreagem, o conversor de torque acopla ou desacopla por meio do bombeamento de fluido hidráulico.
Fonte: MultiCâmbios
O conversor de torque é um acoplamento hidráulico que permite rotações distintas entre o câmbio e o motor.
Diferentemente da embreagem, o conversor de torque acopla ou desacopla por meio do bombeamento de fluido hidráulico.
O sistema é composto por 4 itens:
- Bomba
- Turbina
- Estator
- Fluido hidráulico
Seu funcionamento parece complexo, porém é bem simples.
Tudo começa pelo motor através da rotação do virabrequim.
Esta rotação é transmitida até o volante do motor e consequentemente até a caixa do conversor de torque que encontra-se fixa no volante para que o sistema gire na mesma velocidade do motor.
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A bomba encontra-se fixa na caixa do conversor de torque, e tem como finalidade transmitir a energia proveniente do motor para o fluido hidráulico presente dentro do conversor de torque.
Fonte: MultiCâmbios
O fluido por sua vez é conduzido até a turbina, que transforma a energia presente no fluido em energia cinética para girar o eixo do câmbio.
Fonte: MultiCâmbios
Como podemos ver nas imagens anteriores, a bomba e a turbina giram em sentidos diferentes e devido a isso, o fluido de saída da turbina também encontra-se em movimento oposto ao sentido de rotação da bomba.
Para evitar que o fluido entre em contato direto com a bomba, provocando perda de eficiência, existe uma peça intermediária. Essa peça chama-se estator.
O estator tem a função de impedir que o fluido que sai da turbina entre em contato direto com a bomba, sendo necessário direcioná-lo corretamente para a entrada na bomba. Este componente encontra-se entre a bomba e a turbina.
Fonte: Clube Peugeot
Por atuar com fluido hidráulico as vantagens do conversor de torque, se comparado ao sistema de embreagem, são:
-
Gerar menos ruído
-
Menor desgaste dos componentes de transmissão
-
Acoplamento mais suave que a embreagem
-
Não depende da ação do piloto
-
Pode multiplicar o torque proveniente do motor duas ou mais vezes dependendo da velocidade de rotação do mesmo
Porém o sistema possui suas desvantagens:
-
Maior consumo de combustível (sobretudo quando não possui sistema de bloqueio)
-
Manutenção mais cara
-
Troca do fluido de trabalho com regularidade (especificado no manual)
-
Depende da velocidade de rotação do motor
-
Piloto não pode atuar no sistema
Confira no vídeo a seguir como funciona o conversor de torque.
O que é um Conversor de Torque? do canal Herbert Escobar
Créditos da foto de capa do blog: Operaction
Créditos da matéria: MultiCâmbios
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