Coronavirus: o que você precisa saber para higienizar o carro

Limpeza interna do carro: evite o Coronavirus

O Coronavirus é altamente contagioso e apesar da recomendação da quarentena, sair de casa pode ser inevitável. Confira como você pode prevenir a contaminação do seu carro.

A pandemia do Covid-19 virou de cabeça para baixo o dia a dia de todos os cidadãos. O Brasil está no meio de uma curva ascendente de casos e todo cuidado é pouco.

O ritual de lavar bem as mãos ou na falta de água e sabão, o uso do álcool 70%, vale para o carro, porém deve-se ficar atento, pois materiais emborrachados e pintados como paineis e volante, podem sofrer danos com o uso do álcool em sua superfície.

Um estudo divulgado pela Universidade da California, confirma que o virus pode sobreviver em alguns tipos de superfície por até três dias.

Duas dessas superfícies são muito encontradas nos carros: aço inox e plástico. Além disso, poeira também pode carregar o vírus por mais de duas horas.

Veja Também:

Veja como limpar e hidratar os Bancos de Couro

Especializada em limpeza ecológica, Acquazero possui sistema “leva e trás”

Procedimento

A ação principal da higienização é romper o envelope viral do SARS-CoV-2, ou seja, o que permite que o virus fique tanto tempo nas superfícies ou mesmo suspenso no ar através de partículas é seu envolucro de gordura e proteína. O sabão comum já pode fazer isso com eficiência, dando conta da eliminação do vírus de forma rápida.

Leve em consideração aspirar o veículo para limitar os pontos de contato do vírus com o carro

Foto: Wikipedia

Antes de utilizar o veículo, é importante sua higienização interna. Faça uso do aspirador para retirada de poeira e detritos de dentro do veículo.

Após realizar a aspiração, comece pela higienização com uma solução que mistura água e detergente neutro, borrifando maçanetas, volante, manopla de câmbio e maçaneta externa, retirando o material com uma flanela. É importante que a flanela esteja úmida e não molhada. Pode-se usar o álcool 70% em gel mas cuidado com as superfícies emborrachadas.

Limpeza interna do carro: evite o Coronavirus

Foto: Shutterstock

Os tecidos podem carregar o vírus por sua porosidade. Gotículas ou secreções podem aderir ao material segundo um estudo da UFMG e o vírus pode perdurar por 72 horas ou mais. Portanto, borrifar uma solução de água e detergente neutro pode eliminar o vírus mas não exagere no detergente para não fazer bolhas. Utilize uma flanela para espalhar a solução.

Se não houver a possibilidade da limpeza dos tecidos dos bancos, após utilizar o veículo, lave a roupa utilizada com água e sabão.

Aerosol

O vírus pode perdurar por algumas horas no ar, através de partículas de poeira, portanto, mantenha o carro ventilado durante a sua utilização.

Confira as dicas do canal Top Speed o procedimento de limpeza do carro para prevenção do Coronavirus

Crédito da foto de capa: Pxhere

Encontre lojas que entregam peças relacionadas a matéria:

Produtos de conservação e limpeza
Limpa plástico
Higienizador do ar-condicionado
Limpa couro
Flanela de microfibra

 

Comentários

Newsletter - Receba grátis conteúdo sobre mecânica

SIGA O CANAL DA PEÇA

Marcas

Marketplace

Oficinas Parceiras

Anuncie sua marca!

Sem Parar
PneuStore
Moderninha Smart
C6Bank

Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Utilizamos cookies para proporcionar a melhor experiência de navegação dos nossos usuários. Confira os detalhes na nossa Política de Privacidade

Newsletter
Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Receba grátis conteúdos sobre mecânica