Veja algumas dicas da manutenção da correia dentada do motor 1.0 3C duplo comando flex de três cilindros da Ford.
A Ford lançou em 2014 seu motor, o 1.0 litro 3C de duplo comando de válvula flex e com 3 cilindros, sendo um dos mais modernos da categoria.
O motor 1.0 litro é produzido em Guarajuba, na Bahia, com diversos refinamentos que aumentaram a eficiência do motor flex, sendo o primeiro motor 3 cilindros produzido pela marca.
O motor é menor, mais leve, com cerca de 85 kg, além de mais potente e econômico em relação ao antigo Ecoboost.
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O motor Ford 1.0 3C possui a tecnologia TiVCT de duplo comando de válvulas variável.
Fonte: Motor Show
Ti-VCT (Sincronização da árvore de duplo comando de válvulas variável) é o nome dado pela Ford aos motores com a capacidade de avançar ou retardar a sincronização dos comandos de válvulas de admissão e escape de forma independente, ao contrário das versões originais do VCT, que operavam apenas em um único comando de válvulas. Isso permite maior potência e torque, especialmente em baixas rotações do motor, bem como maior economia de combustível e emissões reduzidas.
Ainda, seu motor dispensa a utilização do reservatório auxiliar de gasolina para partida a frio, tecnologia denominada pela Ford de Easy Start.
O motor conta com um cabeçote fabricado em alumínio, sistema de arrefecimento de duplo estágio e tecnologias para anular as vibrações que são comuns nos motores de três cilindros.
Manual do Ford Ka:
Manual do proprietário Novo Ford Ka
Em relação ao desempenho, ele gera 85 cv a 6.500 rpm e possui torque de 105 Nm a 4.500 rpm utilizando etanol.
Utilizando gasolina, gera 80 cv a 6500 rpm e tem torque de 100 Nm a 4.500 rpm.
Ford Ka
Fonte: Gazeta do Povo
O Ford Ka com o motor 1.0L de 3 cilindros, possui uma correia dentada lubrificada.
Com isso, seu prazo para realizar a troca é estendido. Segundo o manual do proprietário a troca é realizada a cada 240.000 km.
Levando em consideração o tempo desde seu lançamento e principalmente o uso em carros de frota, esteja atento à troca da correia. Veja a seguir os cuidados a serem tomados.
Ford Ka 3 cilindros: Detalhes da correia lubrificada do canal Doutor-IE Informação Técnica Automotiva
Crédito foto de capa: Shutterstock
Crédito capa do Facebook: divulgação Ford
Crédito de texto: O Mecânico e Ford
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