Veja alguns cuidados que você precisa ter ao trocar o filtro de óleo

trocar o filtro de óleo

Trocar o filtro de óleo pode parecer simples, mas não deixa de ser um trabalho que necessita atenção

O filtro de óleo foi aplicado aos motores dos carros para protegê-lo de detritos que são formados pelo funcionamento do motor em alta temperatura e para garantir a lubrificação correta dos cilindros.

O desgaste natural de camisas, pistões, anéis dentre outros elementos internos, quando circulam pelo motor, podem ocasionar um grande prejuízo ao funcionamento, sendo o filtro de óleo, responsável por reter essas partículas.

Há filtros do tipo blindado que possui o elemento filtrante no seu interior. Também há filtros do tipo refil, onde é substituído apenas o elemento filtrante, como acontece em carros como o Mercedes E55 AMG 2000, dentre outros carros.

Confira no manual do proprietário a periodicidade recomendada para a troca do filtro de óleo. No caso dos veículos importados, tenha muito cuidado, alguns manuais indicam trocas do filtro e óleo com mais de dez mil quilômetros, sendo que no clima tropical do Brasil, essa troca não é recomendada para mais do que essa quilometragem.

Veja Também:

Saiba as diferenças entre os tipos de gasolina 

Gasolina ou álcool? Como calcular qual vale a pena

Trocar o filtro de óleo é uma ação importante para qualquer tipo de automóvel, e não podemos deixar para depois.

As vezes para economizar na manutenção do seu veículo, pode-se optar por colocar uma peça de outro veículo que é “compatível”.

Essa peça pode te trazer futuros problemas. Entenda neste vídeo do Doutor Carro que nem sempre o mais barato, é a melhor opção.

 

É recomendado que seja feita a troca do filtro de óleo a cada troca de óleo. O filtro novo pode ser o grande salvador de um possível entupimento da bomba de óleo do carro, que é responsável pela circulação e lubrificação correta do motor.

Encontre lojas que entregam peças relacionadas a matéria:

Motor
Filtro de Óleo Lubrificante
Filtro de ar
Pistões
Carburador
Escapamento

Comentários

Newsletter - Receba grátis conteúdo sobre mecânica

SIGA O CANAL DA PEÇA

Marcas

Marketplace

Oficinas Parceiras

Anuncie sua marca!

Sem Parar
PneuStore
Moderninha Smart
C6Bank

Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Utilizamos cookies para proporcionar a melhor experiência de navegação dos nossos usuários. Confira os detalhes na nossa Política de Privacidade

Newsletter
Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Receba grátis conteúdos sobre mecânica