Cuide bem dos seus faróis!

Os faróis são peças muitas vezes negligenciadas, porque os motoristas imaginam que, além da lavagem que acontece sob a chuva ou com o uso de um lava rápido, não há necessidade de manutenção adicional. Mas as lentes dos faróis do carro também estão suscetíveis à deterioração pela incidência dos raios solares, tanto quanto a pintura da lataria, por exemplo.

A legislação brasileira, cada vez mais rígida, também pune as falhas relacionadas ao estado de conservação dos itens do sistema de iluminação e sinalização do veículo, deixando o motorista infrator passível de multa. Por isso, é aconselhável que se troque os pares das lâmpadas dos faróis e lâmpadas a cada 50 mil quilômetros rodados, ou a cada dez anos de uso. Além disso, é importante realizar anualmente uma revisão técnica, a fim de checar a regulagem dos faróis. Também é uma boa dica levar no carro um pano para limpeza de emergência, já que faróis sujos reduzem bastante o percentual de iluminação.

Vejamos mais algumas dicas para a evitar problemas com seus faróis e lanternas:

Considere fazer um polimento periódico

As lentes da maioria dos faróis são feitas de plástico policarbonato. O material possui um excelente índice de transparência e ainda é resistente a impactos. Porém, escurece ao longo do tempo, como resultado da exposição rotineira aos raios solares. Isso limita a quantidade de luz propagada através das lâminas, e deixa o carro com um aspecto mais “acabado”.

Uma das maneiras de evitar ou ao menos retardar esse processo é com a utilização de um polimento especial para essas lentes, o que é feito em locais especializados ou mesmo em casa. Os cristalizadores clareiam e mantém suas lentes cristalinas por mais tempo, retardando os efeitos malignos dos raios ultravioletas. Este cuidado é especialmente importante para quem tem carros antigos ou de coleção, cujas peças de reposição são difíceis de encontrar no mercado.

Regule corretamente os faróis

É importante também saber que os faróis perdem a regulagem com o tempo, em decorrência da vibração do funcionamento do carro e das irregularidades da pista. Ou seja, isso é algo que não se pode evitar. No entanto, como já foi dito, a circunstância pode motivar uma multa – então, o problema deve ser avaliado e consertado o mais rapidamente possível. Além de pesar no seu bolso, a sua segurança fica prejudicada, assim como impactar a dos outros carros que vêm em sua direção. Esse serviço pode ser feito em um centro automotivo, também a custo bem acessível e com curta duração (mais ou menos 15 minutos).

Você mesmo poderá verificar em casa, primariamente, se os faróis estão desregulados. Experimente estacionar o carro de frente para uma parede lisa ou em sua garagem e ligue os faróis dianteiros. A luz emitida deverá estar em linha reta. Caso contrário, você poderá abrir o capô e procurar os parafusos de ajuste dos faróis, que ficam na retaguarda dessas peças. Use uma chave de fenda para mover as luzes mais para cima ou para baixo.

Verifique sempre a integridade das lentes e da vedação

Em tempo chuvoso, a água da chuva é uma grande inimiga de faróis e lanternas, principalmente se seu automóvel for mais antigo. O acúmulo de água no interior desses equipamentos é um óbvio indicativo de vazamentos. Se isso acontecer, é sinal de que as borrachas de vedação que contornam as peças estão em mau estado e não estão funcionando adequadamente. Você deverá remover as lentes de cobertura e extrair a água acumulada; depois, deverá substituir as borrachas de vedação e trocar as luzes, caso tenham sido danificadas pelo contato com o líquido, além de verificar a regulagem da luminosidade.

O mesmo problema será enfrentado por aqueles motoristas cujos carros já estão com rachaduras nessas peças. Se esse problema não for contornado, poderá resultar em danos ainda maiores.

O sistema de iluminação do carro exige poucos cuidados e é de vital importância para sua segurança, e também a dos seus passageiros. Se sua manutenção não está em dia, vá agora mesmo corrigir isto.

Não se esqueça de voltar depois, e conferir os mais informações sobre como fazer a manutenção do seu carro, aqui no blog do Canal da Peça!

Comentários

Newsletter - Receba grátis conteúdo sobre mecânica

SIGA O CANAL DA PEÇA

Marcas

Marketplace

Oficinas Parceiras

Anuncie sua marca!

Sem Parar
PneuStore
Moderninha Smart
C6Bank

Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Utilizamos cookies para proporcionar a melhor experiência de navegação dos nossos usuários. Confira os detalhes na nossa Política de Privacidade

Newsletter
Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Receba grátis conteúdos sobre mecânica