Delfim Calixto, vice-presidente da BOSCH Aftermarket da América Latina fala em inovação e superação de desafios em 2021

BOSCH - Delfim Calixto fala sobre inovação em entrevista exclusiva

Além de ser uma das maiores sistemistas do mundo, a Bosch é pioneira em desenvolvimento de tecnologia do setor automotivo. Representada pelo renomado executivo Sr. Delfim Calixto, vice-presidente da divisão Automotive Aftermarket, é um dos poucos brasileiros a ocupar a alta hierarquia na organização mundial da multinacional alemã concede uma entrevista para os membros do clube do Canal da Peça.

Fundada em 1886, por Robert Bosch como “Oficina de Mecânica de Precisão e Engenharia Elétrica”, hoje a Bosch é uma gigante mundial, no desenvolvimento de tecnologia para o setor automotivo, incluindo sistemas eletrônicos, combustível, freios, ignição, injeção eletrônica, acessórios sistemas elétricos e software.

A Bosch é reconhecida mundialmente por estar na vanguarda da tecnologia e está presente em componentes de todas as montadoras. Para nos dar uma aula sobre os pilares da multinacional, conversamos com o vice-presidente da divisão Automotiva, Sr. Delfim Calixto, onde ele desdobra diversos temas de importância para nossos leitores reparadores e apaixonados por mecânica.

Canal da Peça – Para iniciarmos, por gentileza, poderia apresentar os destaques da formação acadêmica e experiência profissional?

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Delfim Calixto é presidente de Aftermarket da Bosch para a América Latina – divulgação

Delfim Calixto – Estou no Grupo Bosch desde 1989 onde desenvolvi toda a minha carreira na divisão Automotive Aftermarket ocupando cargos na Alemanha, Brasil, Argentina e México. Estou na presidência da divisão Automotive Aftermarket da Bosch para América Latina desde 2011. Sou formado em Administração de Empresas com Habilitação Comércio Exterior, pela Faculdade de Ciências Gerenciais da UNA, em Belo Horizonte/MG; e pós-graduado em Gestão Estratégia de Negócios pela Unicamp.

CDP – Aproveitando que estamos iniciando o ano de 2021, já é possível fazer um balanço sobre a ruptura da demanda do mercado e, posteriormente no segundo semestre, sobre a ruptura da oferta de produtos. O que se pode aprender com essa intensa volatilidade?

DC – A pandemia do coronavírus assustou a todos independentemente do setor de atuação, especialmente os meses de abril e maio, período o qual a economia do país ficou estagnada. Com isso, tivemos que parar e repensar nossa forma de fazer negócio; tivemos que buscar formas de estar próximos dos clientes; tivemos que nos adaptar e aprender. Porém, vimos que pouco a pouco as oportunidades estavam surgindo e, desde junho, observamos uma retomada dos nossos negócios e chegamos ao fim de 2020 com resultados muito positivos e superiores aos do ano anterior.

Isso mostra o quanto fomos capazes de atender as necessidades e as demandas do mercado, ocupando espaços que foram deixados por alguns concorrentes que não tiveram a capacidade de reagir com a mesma rapidez.

CDP – A Bosch é uma das maiores sistemistas do mundo e uma empresa reconhecidamente inovadora e de vanguarda. Como essa fortaleza reflete nos produtos e serviços disponibilizados no Brasil?

DC – A inovação faz parte do DNA da empresa desde a sua fundação. Anualmente a Bosch investe cerca de 3.5% do seu faturamento na América Latina em P&D. A Bosch é reconhecida mundialmente por suas importantes inovações nos setores em que atua, como os lançamentos pioneiros dos seguintes produtos: Magneto de alta-tensão (1902), Injeção de diesel em veículos de passageiros (1927), ABS – Sistema de frenagem antibloqueio (1978), Air Bag (1980), ESP – Programa Eletrônico de Estabilidade (1995), Start Stop (2007), tecnologia injeção flex fuel, entre vários outros exemplos.

“Toda crise gera oportunidades e para isto a Bosch está revisando alguns conceitos mercadológicos por todos os setores industriais”

No setor automotivo, a Bosch está presente em veículos de todas as montadoras. Inovação para a vida sempre foi nosso objetivo e agora não é diferente. Toda crise gera oportunidades e para isto a Bosch está revisando alguns conceitos mercadológicos por todos os setores industriais, especialmente o automotivo, atuando fortemente no tema de eletrificação, redução de emissões, veículo autônomo, conectividade e digitalização, realizando parcerias estratégicas com empresas privadas, universidades e institutos de pesquisa. Os grandes drivers da disrupção no setor automotivo estão focados em 4 grandes eixos: automação, eletrificação, conectividade e energia limpa, e a Bosch está fortemente presente em todos esses eixos e, inclusive, liderando alguns deles.

CDP – Como reflexo de uma empresa global, como a Bosch Brasil trabalha o conceito Parts, Diagnostic & Service no mercado?

DC – A Bosch, uma líder mundial no mercado de reposição automotiva, é a única empresa no mercado a oferecer soluções do “para-choque a para-choque” dentro do conceito “Parts, Diagnostic & Service” (Peças, Diagnostico e Serviços). Queremos, por meio desse conceito, atuar sempre com foco na integração de todos os níveis da cadeia do setor de reposição automotiva, desde o momento em que o carro entra na oficina, passando por diagnóstico, peças, até chegar nas demandas por serviços diversificados – as soluções integradas e conectadas que a Bosch disponibiliza para a adequada manutenção tanto da linha leve quanto a linha de pesados.

Além disso, entendemos o nosso papel como provedor de informação e de capacitação profissional para o desenvolvimento dos negócios e dos serviços de reparação. Uma das plataformas que a Bosch disponibiliza é o programa Super Profissionais Bosch.

CDP – Conte um pouco mais sobre como a Bosch está integrada ao reparador por meio de treinamento e informações, e como o programa Super Profissionais Bosch funciona.

DC – Com mais de 20 anos de existência, o Super Profissionais Bosch tem como objetivo disponibilizar informações técnicas e dicas para os profissionais do mercado de reposição. Além de treinamentos técnicos e comerciais alinhados com as exigências do setor, o programa está disponível em uma plataforma totalmente online com vídeos interativos, fórum de discussões, recomendações de especialistas e uma biblioteca com material para download. A vantagem desse formato é que tudo isso pode ser acessado a qualquer hora e lugar por meio do celular, notebook ou tablet. O reparador passa a ter na palma da mão conteúdos exclusivos, gratuitos e com certificado para sua qualificação profissional.

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Centro de treinamento técnico Bosch – divulgação

A Bosch também possui o Centro de Treinamento Automotivo (CTA), com estrutura localizada em Campinas, cujo objetivo é levar o amplo know-how em reparação automotiva até os profissionais do setor automotivo por meio de uma grade ampla de cursos e treinamentos técnicos voltados para diferentes perfis e necessidades.

Ainda pensando em formas de levar conhecimento aos profissionais do setor de reparação, em agosto do ano passado realizamos o II Congresso Tecnológico de Diagnóstico Automotivo (CTDA), que ocorreu de forma 100% on-line, por meio de uma plataforma interativa, para que os profissionais do setor automotivo pudessem se manter atualizados. O evento teve a duração total de 10 horas e contou com o envolvimento da equipe de técnicos e demais colaboradores do Centro de Treinamento Automotivo Bosch (CTA), mantendo a mesma qualidade dos conteúdos apresentados na 1ª. Edição do Congresso que ocorreu de forma presencial. A transmissão foi feita para mais de 1.600 inscritos e, por causa do grande alcance da internet, vários profissionais do Equador, Chile, Peru, Uruguai, Argentina, Panamá, Estados Unidos e Portugal também puderam de se inscrever e participar do congresso.

Vale mencionar ainda os nossos acordos de cooperação com o SENAI e outras Escolas Técnicas espalhadas por toda a América Latina, levando o conhecimento ao mercado e ajudando a preparar os profissionais que atuam no setor, esse é um dos nossos principais objetivos.

CDP – A rede Bosch Service é uma das maiores redes de oficinas do Brasil. Conte-nos um pouco mais sobre os benefícios de fazer parte deste programa, o seu tamanho, programas de treinamento e requisitos.

DC – A Rede Bosch Service é, sem dúvida, a maior e mais preparada rede de serviços independente do mercado. No Brasil, contamos com 1.300 oficinas em todo território nacional. Participar desta rede é a garantia de estar na vanguarda da tecnologia, da informação e preparação técnica, recebendo todo o suporte necessário para o seu negócio. Para isso, a Bosch oferece para as oficinas da rede, padrões de qualidade, atendimento exclusivo de garantia, apoio técnico (hotline e visitas de campo), investimentos em comunicação e layouts para materiais de propaganda e política comercial diferenciada. Temos um excelente pacote de valor que é oferecido à nossa rede de serviços.

Bosch Car Service
O Bosch Car Service está entre os mais preparados centros automotivos para atender a demanda de manutenções especializadas – divulgação

Os funcionários da rede de oficinas Bosch Service têm a possibilidade de participar de treinamentos técnicos, que envolvem todos os produtos e sistemas Bosch. Já os proprietários e colaboradores dos setores administrativos da oficina participam de treinamentos comerciais e de gestão, que visam o aprimoramento tanto na área administrativa e financeira quanto comercial.

Para ser um Bosch Service: é preciso cadastrar-se no próprio site e o pedido será encaminhado para um dos consultores regionais que entrará em contato dando continuidade às atividades. Outra opção é entrar em contato com o SAC Bosch, por meio do telefone 0800 704 5446.

CDP – Poderia citar quais são as categorias e ou produtos que você destacaria para o setor de reparação ou quais serão os próximos lançamentos de produtos da divisão automotiva que gostaria de comunicar aos mecânicos?

DC – Temos uma ampla gama de produtos tanto para linha leve quanto pesados, com qualidade e robustez amplamente reconhecidas pelo mercado.

Baterias Bosch

Estamos sempre atentos ao mercado de reposição e muitos lançamentos para complementos de portfólio em geral para uma cobertura de frota em todas as linhas de produtos.

Lançamentos de Programas para o primeiro semestre temos: Baterias com tecnologias AGM/EFB e Tampa Flange da Bomba de Combustível.

Conheça mais produtos da linha Bosch automotiva. Clique Aqui

cabos de vela bosch
Cabos de vela
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Bobina de ignição

Bosch

CDP – Para os membros do nosso clube Canal da Peça de oficinas que desejam se aparelhar com ferramentas e produtos da Bosch ou fazer parte da rede Bosch Service , há um canal de comunicação que auxilie o profissional, qual?

DC – Sim. Os membros do clube Canal da Peça podem entrar em contato conosco pelo 0800-7045446 ou, para informações sobre cursos oferecido pelo Centro de Treinamento Automotivo podem ligar no 19 2103-1419 ou e-mail: treinamento.automotivo@br.bosch.com

CDP – Na sua avaliação, qual é a participação do ‘processo de digitalização’ para que o fabricante estabeleça um canal de comunicação mais efetivo com o mecânico reparador e para que organize a disponibilidade de seus produtos ao longo da cadeia de distribuição?

DC – Creio que são vários aspectos neste processo de comunicação com o mecânico reparador. Podemos falar, por exemplo, de treinamento e formação técnica dos reparadores. Neste aspecto, 2020 foi um desafio para todos, mas, com certeza, demos passos largos nesta direção, através de treinamentos e seminários técnicos online, por exemplo. Aprendemos a utilizar a tecnologia para aproximar as pessoas. Hoje, com certeza, estamos muito mais preparados para esta comunicação direta com os mecânicos aplicadores.

“Com o processo de digitalização solucionaremos um dos principais problemas da cadeia que é identificação e disponibilidade da peça”

Porém, tem outros aspectos que não podemos fechar os olhos e para isto, a tecnologia será o caminho! Precisamos solucionar uma das principais “dores do mecânico” que é a correta identificação das peças. Com o processo de digitalização solucionaremos um dos principais problemas da cadeia que é identificação e disponibilidade da peça. Ou seja, ajudaremos o mecânico aplicador a encontrar peça correta, no lugar correto, na hora e no preço adequado!

Sem dúvida, isto será um processo. Não conseguiremos fazer isto da noite para o dia. Precisamos preparar toda a cadeia de distribuição; precisamos ter uma base de dados padronizada e consistente; precisamos ter e garantir o acesso às informações. Felizmente, este processo já começou!

CDP – Qual mensagem você gostaria de deixar para o ano de 2021.

DC – Depois de um ano desafiador como foi 2020, porém com excelentes resultados para algumas empresas do setor, creio que 2021 não será muito diferente. Teremos muitos desafios pela frente. No entanto, creio que todos já estamos um pouco mais preparados para enfrentar os desafios que certamente virão. Esperamos que 2021 se concretize como um ano de bons negócios e de crescimento para todos. Quero agradecer a todos a confiança na marca Bosch e contem com o nosso suporte sempre. Vamos juntos fazer de 2021 um ano especial para nosso setor!

Confira um pouco mais sobre o Centro de Treinamento Automotivo Bosch

Fotos: divulgação

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