Delphi acelera na internet

A companhia, que é uma das maiores de autopeças do mundo, está remodelando sua forma de atuação no País. Conheça as ferramentas usadas pela empresa americana para avançar no mercado brasileiro

Atualmente, a internet tem sido uma das grandes apostas de fabricantes e varejistas de autopeças. A americana Delphi, uma das principais no segmento de peças automotivas no mundo, também está se digitalizando.

Durante a Automec 2017, feira que ocorreu em abril, a companhia lançou o seu próprio portal, que vai além de um e-commerce convencional. O endereço eletrônico reúne diferentes soluções tecnológicas, criadas pela plataforma Canal da Peça.

“É um portal completo, que gera demanda para nosso cliente direto, o distribuidor, e também tem espaço para informações técnicas, reforçando ainda mais a qualidade da tecnologia que oferecemos ao mercado”, explica Arnaldo Leonardo, diretor comercial da Delphi para a América do Sul.

De acordo com o executivo, apesar do pouco tempo no ar, os resultados já são perceptíveis. “As ferramentas digitais têm feito diferença nas nossas vendas. Conseguimos promover a marca não apenas com o consumidor final, mas também com os varejistas, o que é muito importante”, diz.

O site também está sendo utilizado como meio de divulgação de lançamentos e promoções. “Estamos investindo em ações promocionais como ‘frete grátis’ e cupons de desconto, que estão colaborando com o aumento das vendas.”

Canal inteligente

No endereço eletrônico da companhia, o cliente consegue acessar o catálogo digitalizado, facilitando a busca por produtos e modo de aplicação; além de encontrar varejistas associados ao site, que comercializam os itens da marca. “Em poucos cliques, consegui achar o produto que eu precisava, sem ter de sair de casa para comprá-lo”, aprova o motorista Marcos dos Anjos, cliente da Delphi. “A entrega rápida também me surpreendeu.”

“Em poucos cliques, consegui achar o produto que eu precisava, sem ter de sair de casa para comprá-lo”, aprova o motorista Marcos dos Anjos, cliente da Delphi.

Os varejistas, que têm a chance de expor a loja em um grande portal, também têm colhido bons frutos. “Trabalho com a Delphi há muitos anos e, sem dúvida, ela tem nos ajudado no crescimento das vendas, que, em média, fica em 20% ao ano. Com o site, certamente, será ainda mais positivo”, aposta Claudio Brondani, da Brondani Autopeças.

Para Arnaldo Leonardo, a presença do varejo no cenário virtual é muito importante para o setor. “Atender os clientes da forma mais adequada à realidade deles é a prioridade da fábrica, do distribuidor e também do varejo”, diz. “A Delphi, inclusive, já realizou uma ação com promotores que visitaram os varejistas para estimular o trabalho com o Canal da Peça, por exemplo. As fábricas têm um papel essencial neste sentido.”

Crescimento global

Criada em 1994 pela multinacional americana General Motors, a Delphi – antes Automotive Components Group -, foi lançada para fornecer componentes para os veículos da montadora.

Comandada pela GM até 1999, a Delphi chegou ao Brasil neste mesmo período, onde possui cinco fábricas – em Conceição dos Ouros (MG), Espírito Santo do Pinhal (SP), Jambeiro (SP), Paraisópolis (MG) e Piracicaba (SP). Atualmente, mais 25 países mantêm indústrias da companhia. Dona de uma receita global de US$ 16,7 bilhões, a empresa cresceu 10% em 2016 em relação ao ano anterior.

“Nós terminamos 2016 fortalecidos, oferecendo mais um ano de vendas robustas, expansão de margem e crescimento de lucros com fluxo de caixa sólido”, disse Kevin Clark, presidente e diretor executivo da Delphi, em balanço financeiro.

Tendência de mercado

O comércio online de autopeças está em alta no mundo. A consultoria americana Roland Berger analisou o mercado entre 2008 e 2014, constatando que o setor vem crescendo entre 12% e 16% a cada ano.

No Brasil, a tendência virtual é vista na 2ª edição do Estudo do Setor de Autopeças. A pesquisa revelou que o setor no País cresce ao ritmo de 40% ao ano, enquanto o varejo total apenas 25% no mesmo período.

Números que, cada vez mais, atraem fabricantes do porte da Delphi para a rede. “Essas ferramentas nos oferecem informações valiosas por meio das buscas e compras realizadas. Sabemos quais são as peças mais procuradas e aprendemos sempre mais sobre o perfil do consumidor. Usar essa informação da maneira correta pode ser a chave para o sucesso”, diz Arnaldo Leonardo.

Caminho sem volta

A estreia da Delphi na web marca uma nova era para a companhia no Brasil. “O aumento nas vendas é a mudança mais relevante para a Delphi. Todas as ações que fizemos com a plataforma digital mostraram-se efetivas e resultaram em bons negócios”, afirma Leonardo. “As ações promocionais foram essenciais neste sentido e foram fortalecidas com a divulgação do próprio Canal da Peça em seus canais de comunicação.”

“Estar fora da internet é a mesma coisa que estar fora do mercado”, diz Arnaldo Leonardo, da Delphi

Para o executivo, a companhia entrou no mercado online no momento certo. “Não estar na rede não é mais uma opção. O perfil do consumidor final mudou e isso transformou o mercado. A busca de peças, informações de preços e dados técnicos aumenta a cada dia”, opina. “Estar fora da internet é a mesma coisa que estar fora do mercado.”

Para Juliana Sanchez, coordenadora de comunicação da Delphi, as empresas precisam se adaptar às tendências para continuarem crescendo. “As plataformas digitais estão ganhando muito poder no varejo e fazer parte disso é essencial para qualquer estratégia de sucesso”, diz.

Mudança nos hábitos do consumidor

Segundo Juliana, que vem acompanhando o mercado há alguns anos, o perfil do consumidor de autopeças mudou. “Hoje, o cliente está cada vez mais conectado e busca comodidade na hora da compra”, acrescenta.

A necessidade, muitas vezes, caminha ao lado da comodidade, fazendo com que o cliente tenha que recorrer à internet para encontrar um determinado produto. É o caso do jornalista Silvio Palma, que, recentemente, fez uma compra no portal da Delphi.

O consumidor Silvio Palma ao lado de seu Gurgel

Com dois carros antigos na garagem – um Gurgel Carajás 1991 e um Pullman 1981 -, a web é o seu principal meio de compra. “Gosto muito da plataforma digital. Sempre utilizo os cupons de desconto. Com eles, compro até o que eu não preciso no momento para deixar no estoque. Sempre penso nos meus velhos companheiros de poeira”, diz, aos risos. “É prático, rápido e econômico”.

O plano da Delphi, a partir de agora, é estar cada vez mais conectado com consumidores como Silvio, varejistas e reparadores automotivos de todo o País. “Nosso portal é o principal canal de comunicação com mecânicos, clientes finais e varejistas. Acreditamos que o fortalecimento da parceria e que as ações promocionais que realizamos juntos trarão bons negócios para a empresa”, afirma Arnaldo Leonardo. A internet promete ser o principal acelerador da Delphi.

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