O eixo cardan tem como função de transmitir a energia gerada pelo motor para o eixo diferencial, transmitindo assim para as rodas do veículo!
O Troller T4 com cerca de 130.000 km apresentou folgas entre a luva e o garfo no eixo cardan traseiro, havendo a necessidade de sua substituição.
Veja Também:
Desmontagem e Montagem do Cardan Eixo Troller T4!
Você Sabe o Que é o “Bloqueio” de Diferencial?
O conjunto foi desmontado e realizado todos os procedimentos necessário para reparação.
Tutorial completo mostrando como retirar e instalar o eixo cardan traseiro do Troller T4 do Canal TavaresAndres4x4!
Dica T4 Clube Brasil: Lubrificação das cruzetas Troller
Para garantir a vida útil das cruzetas é necessário realizar a correta manutenção preventiva. Para lubrificar as cruzetas deve ser utilizado a graxa adequada, conforme manual técnico.
Confira aqui, a tabela de lubrificação para o Troller!
O intercalo de manutenção dever ser feita conforme a utilização do veículo:
- Uso urbano: 8.000 km – 10.000 km ou 1 mês
- Uso rodoviário: 15.000 km – 18.000 km ou 3 meses
- Uso severo: A cada 15 dias
Manual Eixos – Cardans Cruzetas: Manual Spicer de Lubrificação e Inspeção!
A graxa velha e contaminada deve ser purgada (retirada) e o novo lubrificante colocado, observando a saída do antigo nas quatro vedações de cada cruzeta.
Cruzeta Danificada (Fonte: Link: //clubedojeepconquista.com.br/site/index.php/lubrificacao-das-cruzetas/)
A falta de manutenção acarretará desgaste, superaquecimento, ruído e até mesmo a quebra da cruzeta e outros componentes.
Lubrificação das cruzetas do Canal Spicer Brasil!
Crédito da matéria do Blog: T4 ClubeF
Crédito foto de capa Blog: OFF-Road.com
Crédito do vídeo: TavaresAndres4x4
Crédito do vídeo: Spicer Brasil
Encontre lojas que entregam peças relacionadas a matéria:
Molas da Suspensão
Motor
Cubo de Roda
Barras Estabilizadoras
Bieletas
Carburador
Amortecedores